Adélia Prado no SESC

Postado por Cris domingo, 7 de fevereiro de 2010

Até dia o 28 o SESC Campinas apresenta uma série de atividades literárias e o autor escolhido é Adélia Prado. Dotada de uma candura clássica de mulher do lar, a poesia da escritora mineira traz o amor como elemento principal. Professora e filósofa por formação, teve o escritor Carlos Drummond de Andrade como sua ‘ponte’ para o mundo literário, uma vez que foi este quem indicou a publicação de seu primeiro livro “Bagagem”.

"O transe poético é o experimento de uma realidade anterior a você. Ela te observa e te ama. Isto é sagrado. É de Deus. É seu próprio olhar pondo nas coisas uma claridade inefável. Tentar dizê-la é o labor do poeta."

Católica, Adélia traz para seus textos a religiosidade que a acompanha na vida diária, de uma forma simples e singela, quase uma brisa, sem pregação ideológica, somente uma ode às coisas naturais e mais belas.

É dela o poema Dona Doida, que inspirou a peça de mesmo nome dirigida por Naum Alves de Souza e interpretada por Fernanda Montenegro, em 1987. Com a doçura típica, Adélia traz num texto pequeno as impressões de uma mulher adulta com imagens da infância guardadas na memória, imprimindo em suas atitudes algo nostálgico que choca e envergonha os seus.

A mulher que me abriu a porta, riu de dona tão velha, com sombrinha infantil e coxas à mostra”; a mulher seria ela mesma.

Fica aí a dica para os apreciadores de poesia fazerem uma visita ao SESC Campinas. Revisitar o passado, vasculhar o presente e divagar acerca do futuro tem mais sentido quando vislumbramos vida efervescente em poesia tão simples.

Serviço:
Fios Literários
No mês de fevereiro, o autor escolhido é Adélia Prado, a escritora da observação.
De 2 a 28, na Biblioteca. Grátis.
Minuto Hipertexto Literário
Intervenções literárias a partir de apresentação de trechos dos poemas de Adélia Prado animados nos telões da Internet Livre, estimulando a leitura e a busca de textos literários na Web.
De 2 a 28, terça a sexta, das 13h às 21h30 e sábados e domingos, das 9h30 às 18h, na Biblioteca e na Sala de Internet Livre. Grátis.
Galeria do Autor
Exposição de livros e biografia da escritora Adélia Prado. Os livros expostos estarão disponíveis para empréstimo e também consulta no local.
De 2 a 28, terça a sexta, das 13h às 21h30, sábados e domingos, das 9h30 às 18h, na biblioteca. Grátis.
SESC CAMPINAS
Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim
Campinas – SP
Fone: (19) 3737-1500

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora