Exposição: "De tempos e tempos" e Afins

Postado por Thaiza quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

 
(Pintura de Luisa Finatti)

No Centro de Convivência de Campinas acontece a exposição "De tempos em tempos", até dia 28 de fevereiro:

"A mostra coletiva reunirá obras dos participantes das oficinas de artes plásticas, que acontecem nos centros de convivência do Cândido Ferreira, além de obras do acervo da instituição, realizadas pelos artistas/usuários desde 1993.

Aproximadamente 70 obras serão levadas ao público, que variam entre esculturas e quadros com técnica de acrílico sobre tela, nos tamanhos de 15x15cm a 1metro e 10cm x 1m. O objetivo é dar a oportunidade do público conhecer e contemplar as obras, que movimentam o interior criativo de seus autores, com cores, traços, linhas e figuras. Além disso, os quadros estarão à venda com preços acessíveis. (...)

O Serviço de Saúde "Dr. Cândido Ferreira", localizado em Sousas, Campinas/SP, a 93 km da capital, é referência no tratamento em saúde mental no Brasil desde 1993, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O principal objetivo do Cândido Ferreira é a participação social dos usuários e o respeito ao direito à convivência dos diferentes."

Mais informações: Régis Moreira e Carla Barreira, na Assessoria de Comunicação, nos telefones 3758-8615 e 7802-3487.

Endereço: Centro de Convivência Cultural de Campinas – Bloco B, Praça
- Imprensa Fluminense, s/n, Cambuí, Campinas/SP.

Vale ressaltar que, além dos ateliês de arte, há diversas outras atividades desenvolvidas pelos usuários em parcerias diversas.  Para conhecer uma delas, ligue o rádio na primeira quarta-feira do mês, às 10h da manhã ou às 22h, na Educativa FM (101,9), e ouça o ótimo e irreverente programa Maluco  Beleza  , que vai ao ar desde 2002. (Alguns podem ser ouvidos pela net)

Já no Armazem das Oficinas , localizado na Rua Coronel Quirino, 172 (3251-9677), encontra-se diversos produtos artesanais desenvolvidos nas oficinas de trabalho e geração de renda.

Há também o Jornal Candura, que pode ser baixado no site, para se atualizar das últimas do Cândido.

Todos esse projetos estão ligados a política antimanicomial e a reforma psiquiátrica no Brasil, que têm o intuito de integrar as pessoas diagnósticadas como "portadoras de deficiências mentais" invés de isolá-las nos tão temidos manicômios. O movimento veio com força na década de 80 e merece menção o trabalho iniciado por Nise da Silveira (1906-1999), no Rio de Janeiro. Já que o assunto é artistas- loucos (e quais não os são), vale uma clicada para conhecer melhor o trabalho e a exposição virtual.

A dica também é fazer uma pipoquinha e assistar a trilogia de Leon Hirzsman , Imagens do Inconsciente (1986), que percorre a vida de Fernando Diniz, Adelina Gomes e Carlos Pertuis, baseado nas pesquisas de Nise. (Aliás, se alguém interessou e tem dificuldades em encontrá-los, eu tenho. É só entrar em contato que dou um jeito de fazer uma cópia.)

Voltando às bandas campineiras, merece visita o pintor, fotógrafo e artesão Antonio Roseno de Lima, que viveu parte de sua vida na favela das Três Marias. Pintou o bêbado da imagem ao lado.

A última dica (ufa!), é o recente Estamira (2004), de Marcos Prado. Retrata a vivência e história de alguém diagnosticado louco que não só não é artista,  mas está ainda mais distante do que é aceito socialmente como normal. Estamira, a personagem principal, é catadora de um lixão. Triplamente lança as telas o que a sociedade busca excluir/ocultar/esconder: a desigualdade social, o lixo que produz, a não normalidade.



"Tudo que é imaginário tem, existe, é.”
Estamira

4 opinaram

  1. Ravena Sena Maia comentou:
  2. thaiza....quero a cópia da trilogia Imagens do Inconsciente....pode ser? bjoss

     
  3. Thaiza comentou:
  4. Opa! Pode sim, vou ver se tenho umas mídias aqui, aí te gravo! Beijos!

     
  5. Felipe Marques comentou:
  6. thaiza, gostaria de saber como poderia ter uma copia da trilogia.... muito obrigado

     
  7. Thaiza comentou:
  8. Oi Felipe!

    No momento estou vivendo longe de Campinas, mas retorno em Agosto, aí com maior prazer posso gravar e passar pra você. Me mande seu e-mail pra eu ter seu contato, sim?

    Abraço,
    Thaiza

     

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora