Kino Olho e o Cinema Caipira

Postado por Thaiza quinta-feira, 4 de março de 2010

Toda terça-feira, às 20h, na tela do Sesc, os curtas produzidos pelo Kino-Olho: "grupo de Rio Claro que busca valorizar as produções independentes do interior paulista, o chamado 'Cinema Caipira'."  

E na última semana do mês, será lançada nova edição da Revista do Cinema Caipira, com uma bate-papo com Joao Paulo Miranda, cineasta e editor da revista. 

Está se perguntando o que é o Cinema Caipira ou o Kino-Olho? Basta entrar no blog! Lá, além dos vídeos, textos e artigos, há todas as edições da revista para baixar. Uma pinçadela na primeira edição (março/2009), nas palavras de João Paulo:

"É um cinema caipira, em que suas estórias falam do mundo, mas com um sotaque próprio, uma cultura própria. Nós discutimos os problemas históricos, sociais e artísticos do país e do mundo, mas através de uma língua caipira, em que se valoriza o simples e o mínimo, provando que em tudo há uma poesia em potencial, pedindo para ser esculpida e se transformar numa obra de arte. Isto pode ser encontrado nas esquinas e bairros de uma cidade "caipira", precisando apenas da responsabilidade conceitual para se trabalhar este objeto.

Não podemos nos sentir auto-suficientes de tal modo para ignorar as manifestações culturais da cidade para nos fecharmos em nossos próprios umbigos, querendo ser pseudocineasta, pois a História nos diz que o cinema não nasce daí. Antes de tudo o caipira é humilde e contempla o que há à sua volta, em sua casa, bairro ou cidade."

(imagem também da Revista)

Lá vai a programação:

Dia 9: Ficções e Adaptações Literárias

Kino-Olho n.55 (4:33)
Filme-ensaio produzido pelo grupo Kino-Olho a partir do roteiro adaptado por Fernanda Tosini sobre o conto "Nelson" de Mário de Andrade. Atuação de Jefferson Primo, Claudio Lopes, Camila Riani, Aurelio Hideki e Fernanda Tosini.

Kino-Olho n.46 (5:41)
Filme baseado no conto Valdemar Lunes, o imortal, do escritor venezuelano Ednodio Quintero: Valdemar Lunes, físico e historiador conseguiu dar forma ao seu sonho mais antigo: a construção de uma máquina do tempo. Roteiro de Massanori, Direção de JP Miranda Maria, Produção do Kino-Olho em parceria com a Cia. Quanta de Teatro.

Kino-Olho n.52 (4:22)
Mais uma produção do grupo kino-olho. O roteiro foi escrito por Massanori e a direção por JP Miranda Maria.

Kino-Olho n.50 (1:37)
Produção do grupo Kino-Olho. Roteiro de Adriano C. Maia, inspirado na estória do Kino-Olho n.21 "A girl and a gun".

Kino-Olho n.41 (4:52)
Novo filme-ensaio do grupo Kino-Olho sob a direção do cineasta João Paulo Miranda Maria. A produção é em parceriacom a Cia. Quanta de Teatro. A atuação é de Claudio Lopes e Mário Augusto Pereira. O roteiro foi elaborado coletivamente a partir da idéia de Adriano C Maia, membro do grupo Kino-olho.

Dia 16: Documentários

Kino-Olho n.54 (2:53)
Documentário produzido pelo grupo Kino-Olho. Pesquisa de Fernanda Tosini e Massanori Takaki sobre a feira do cervezon.

Kino-Olho n.45 (9:40)
Outro documentário realizado pelo grupo Kino-Olho a partir da pesquisa de Renata Laili. O filme relata um retrato sobre o Sr. Serafim em Rio Claro.

Dia 23: Filmes e  Ensaio

Kino-Olho n.53 (6:08)
Filme-ensaio do grupo Kino-Olho a partir do roteiro de Francisco Junior. Atuação de Claudio Lopes, Camila Riani e Massanori Takaki

Kino-Olho n.49 (1:47)
Filme ensaio do grupo Kino-Olho realizado a partir do roteiro de Adriano C. Maia. Atuação de Claudio Lopes e Aurélio Hideki.

Kino-Olho n.48 (5:22)
Filme-ensaio a partir do roteiro de Leticia Tonon. Produção do grupo Kino-Olho em parceria com a Cia Quanta de teatro. Sob direção de JP MIranda Maria.

Kino-Olho n.47 (5:31)
Filme ensaio realizado pelo grupo Kino-Olho (turma de roteiro). Roteiro de Cláudia, elenco: Michelle Dayane, Seu José Rosa dos Santos e Ozenir Jesus da Silva. Uma estória contada de forma não linear.

Kino-Olho n.43 (2:07)
Filme-ensaio do grupo Kino-Olho a partir da idéia de Mário Augusto sobre a separação de duas pessoas.

Kino-Olho n.42 (1:57)
Mais um filme-ensaio realizado pelo grupo Kino-Olho em parceria com a Cia. Quanta de Teatro. Idéia de roteiro de Camila Riani. "Mãe realiza desejo de sua falecida filha". Gravado a partir de um celular. Trilha improvisada por Henrique Miranda Maria.

Kino-Olho n.52 (4:22)
Mais uma produção do grupo kino-olho. O roteiro foi escrito por Massanori e a direção por JP Miranda Maria.

Kino-Olho n.50 (1:37)
Produção do grupo Kino-Olho. Roteiro de Adriano C. Maia, inspirado na estória do Kino-Olho n.21 "A girl and a gun".

Kino-Olho n.41 (4:52)
Novo filme-ensaio do grupo Kino-Olho sob a direção do cineasta João Paulo Miranda Maria. A produção é em parceria com a Cia. Quanta de Teatro. A atuação é de Claudio Lopes e Mário Augusto Pereira. O roteiro foi elaborado coletivamente a partir da idéia de Adriano C Maia, membro do grupo Kino-olho.
 
Dia 30, 19h30 às 21h: Lançamento da REVISTA DO CINEMA CAIPIRA
 
"A Revista do Cinema Caipira é uma publicação que discute a linguagem e a produção cinematográfica independente do interior paulista.  Nesta data, além do lançamento da revista haverá um bate papo com o cineasta João Paulo de Miranda, um dos editores. Essa atividade será transmitida ao vivo através do Canal de TV Virtual da Internet Livre do SESC Campinas. Acesse :www.ustream.tv/channel/ilcampinas"

Grátis!

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora