Casa do Lago: Ciclo Israel

Postado por Thaiza sexta-feira, 9 de abril de 2010

Até o final de abril, a Casa do Lago exibe filmes que acompanham o tema da exposição fotográfica: Israel: Momentos e Emoções. Semana passada, a tela teve o privilégio de receber a luz fresquinha de filmes israelenses inéditos no Brasil. Já essa semana, são os olhares de Amos Gitai e alguns outros estrangeiros, um tanto mais dramáticos, que brilham na sala escura, em sessões diárias, às 16h e 19h. Grátis!

12/04 (segunda) - Cinzas da Guerra (The grey zone, Tim Blake Nelson, EUA, 2001, 108')
Miklos Nyiszli (Allan Corduner) é um judeu que foi escolhido por Josef Mengele (Henry Stram) para trabalhar como patologista no campo de concentração de Auchswitz, em plena 2ª Guerra Mundial. Nyiszli vive com o dilema de ajudar a exterminar seu próprio povo ou garantir mais algum tempo de vida, que ele mesmo não sabe quanto será. Assim como ele existem diversos outros judeus, que foram os Sonderkommandos, que pretendem se rebelar contra os nazistas. Até que, quando o motim está prestes a começar, eles descobrem uma garota de 14 anos que inexplicavelmente sobreviveu à câmara de gás.


13/04 (terça) - Kedma (Amos Gitai, França/Itália/Israel, 2001, 94')
Maio de 1948. Alguns dias antes da criação do Estado de Israel, alguns sobreviventes dos campos de concentração viajam de navio para chegar à Palestina, onde são recebidos à bala por soldados ingleses. Cansados e famintos, eles são imigrantes que desejam chegar até um kibutz onde vivem os judeus. No caminho, ajudados por uma força militar, encontram árabes. Explode um conflito violento e trágico de proporções históricas. "Kedma" mostra um pouco de como nasceu a guerra entre palestinos e israelenses que já dura décadas.

 14/04 (quarta) - O Dia do Perdão (Kippur, Amos Gitai, Israel, 2000, 123')
Em 6 de outubro de 1973, quando a Guerra do Yom Kippur é declarada, Amos Weinraud (Liron Levo) e seu amigo Ouzi Cantoni dirigem-se às colinas de Golam e juntam-se à uma unidade da força aérea israelense, ficando encarregados de um helicóptero. Sua missão é transportar mortos e feridos, ou resgatar soldados perdidos em território inimigo. No dia 10 de outubro, 23º aniversário de Amos, o helicóptero é atingido por um míssil. Todos ficam feridos e os dias que se seguem são extremamente traumáticos.

15/04 (quinta) - O longo caminho para casa (The long way home, Glen Jordan, EUA, 1998, 91')
Beaumont, Kansas. Thomas Gerrin (Jack Lemmon) é um carpinteiro viúvo que se aposenta e vai morar com Ken (Garwin Sanford), um de seuGlens filhos, e Bonnie (Kristin Griffith), sua nora. Ele sente-se incomodado ao ver vários objetos pessoais serem vendidos e sente falta de liberdade, devido ao cuidado excessivo que Ken e Bonnie tem com ele. Um dia, andado por uma mata, Thomas torce o pé e logo depois, ao atravessar a estrada, quase é atropelado por Leanne Bossert (Sarah Paulson), uma jovem mulher que vai para a Califórnia visitar a família. Ela lhe dá uma carona e os dois tomam café num bar. Lá ela é incomodada por dois indivíduos. Eles escapam, mas são perseguidos pelos arruaceiros e, na fuga, o carro dela sofre um acidente. Leanne decide deixá-lo ali e ir para a Califórnia de carona. Thomas se propõe a acompanhá-la, assim duas pessoas que se conheceram recentemente fazem uma viagem que será marcante para ambos.

16/04 (sexta)- Rompendo o silêncio* (Broken Silence, Luis Puenzo/ Pavel Chukhraj/ Janos Szasz/ Andrzej Wajda, EUA / Argentina / República Tcheca / Hungria / Polônia / Rússia, 1995, 280')
Série de cinco documentários sobre o Holocausto dirigidos por cinco grandes cineastas: Luis Puenzo, Pavel Chukhraj, János Szász, Vojtech Jasny e Andrzej Wajda. Produzidos por Steven Spielberg e baseados em documentos pertencentes à instituição "Survivors of the Shoah Visual History Foundation", também de Spielberg, Rompendo o Silêncio é um emocionante painel que retrata os horrores do Holocausto da Segunda Grande Guerra sob o ponto de vista de quem o vivenciou de perto... e sobreviveu para alertar o mundo.

(* no site da Casa do Lago não diz nada, mas provavelmente o filme será exibido em partes, devido a longa duração!)

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora