Cinema na Casa do Lago: Ciclo Palestina

Postado por Thaiza terça-feira, 11 de maio de 2010

Contiuando a saga anterior, os filmes dessa semana combinam com a exposição Palestina Vida e Sangue. Sessões diárias, às 16h e 19h, grátis! Na Casa do Lago: 

11/05 (ter) - Crianças de Ibdaa (Sarah Smith Patrick, Pal/EUA, 2002, 30')Ibdaa, que em árabe significa “criar algo do nada”, é a história, de luta e aspirações, de um grupo de dança de crianças palestinas. Documentário

   12/05 (qua) - A Espera (Rashid Masharawi, Fra/Palestina, 2009, 90')
Entre ironia e desalento, uma evocação dos impasses do povo palestino, através de uma viagem caótica e fragmentada, de um diretor em busca de atores para a inauguração do teatro palestino em Gaza.
   
 
13/05 (qui)- Escritores na Fronteira (Samir Abdallah e José Reynes, vários países, 2004, 80')
Documentário aborda a viagem de oito escritores do Parlamento Internacional de Escritores (José Saramago, entre outros) que visitam o renomado poeta palestino Mahmud Darwish na Palestina, durante o seu exílio em sua terra.
   
14/05 (sex)- A Esperança de um tiro de Estilingue (Inka Stafrace, 2008', 61')
Instigada pelas crescentes ondas de racismo contra árabes e muçulmanos no seu país de adoção, a Austrália, a cineasta Hinka viaja à Cisjordânia para tentar descobrir as razões do conflito permanente naquela região. Aos poucos, ela vai enxergando as raízes da luta desigual, a violência do plantio de árvores por colonos judeus, a humilhação nos check points e principalmente, a decisão de resistir mesmo diante de todas as injustiças. Didático e corajoso, o filme mostra como o agricultor palestino vê sua terra roubada sob o governo militar israelense, que também retira dele os direitos básicos de sobrevivência. Este é apenas um dos inúmeros procedimentos que “Esperança em um tiro de estilingue” desconstrói para arrancar o véu com que a mídia internacional oculta a brutalidade da ocupação israelense nos territórios palestinos.

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora