Café Filosófico das sextas no Espaço CPFL, do módulo "Para entender o futuro do corpo e da saúde: filosofia e psicanálise", de André Martins. Programação gratuita e por ordem de chegada a partir das 18h.
21 de maio, às 19h
A integração da pessoa: criatividade e saúde na pós-modernidade - Nahman Armony
"A concepção de saúde está ligada ao modo pelo qual eram vistas, em cada período da história, as relações entre corpo, psique e mente. Na pós-modernidade, Winnicott, com sua concepção de psicossoma, concebe a saúde basicamente como a capacidade de criar e de curtir a vida. A isso podemos, com Nietzsche e Deleuze, acrescentar a afirmação da diferença e dos limites pessoais – que se contrapõem aos já datados mandatos de ideais de saúde".
28 de maio, às 19h
Corpo e saúde na contemporaneidade - André Martins
"Quando, na modernidade, o homem pretendeu subjugar a natureza, como se fôssemos separados dela, a medicina criou para si uma definição negativa da saúde como ausência de doença, ao que hoje acrescentou-se em um ideal de corpo e saúde perfeitos. Contudo, utilizando as teorias de Canguilhem, Spinoza, Nietzsche e Winnicott, veremos em que sentido é também na contemporaneidade que uma definição positiva de saúde se torna possível e mais do que desejável".
0 opinaram