Casa do Lago - Programação da semana

Postado por Carla terça-feira, 22 de junho de 2010


Na quarta, 23 das 13h às 15h30 e quinta, 24 das 10h às 14h, tem Recital de Violão Popular que acontece todo o final de semestre e é uma amostra do trabalho dos alunos do curso de Violão Popular da Unicamp. Cada aluno apresenta as peças trabalhadas num pequeno recital, transformando o evento num grande panorama do futuro violão brasileiro. No repertório, obras de compositores representativos de vários estilos e períodos históricos, de Tárrega à Villa-Lobos, de João Pernambucoa à Guinga.

Também está aberta a inscrição (aqui o link) para o curso Ópera e Psicanálise até dia 30/06 (é grátis).

Objetivo: Efetuar uma leitura reflexiva da ópera a partir da teoria psicanalítica, discutindo-se temas de natureza humana e do psiquismo, bem como situações do relacionamento humano que costumam fazer parte da trama das óperas, tais como: vida e morte, amor e ódio, situações conflituosas inconscientes, lutos e perdas, narcisismo, inveja, suicídio e loucura (psicose). Objetivos específicos: a) propiciar conhecimentos básicos sobre a ópera, desde a sua criação até a primeira metade do século XX, sua história, convenções, o libreto, bailado nas óperas e a representação dos grandes dramas humanos, com ênfase nas óperas de conteúdo sério, dramático ou trágico; b) propiciar alguns conhecimentos básicos da teoria psicanalítica para se compreender o psiquismo e o relacionamento humano (noção de funcionamento mental, fantasia, angústia, trauma, conflitos e complexos inconscientes), que serão utilizados na discussão da trama da ópera; c) ilustrar os principais temas discutidos, com a projeção e audição de trechos de óperas e de bailados em CD/DVD/Blu-Ra.

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora