Hoje! Lançamento "Cinema e Políticas de Estado: da Embrafilme à Ancine"

Postado por Thaiza terça-feira, 1 de junho de 2010

Como parte da programação do FILC, hoje (1/6-terça), às 20h, será lançado o livro "Cinema e Políticas de Estado: da Embrafilme à Ancine" da socióloga e técnica de programação cultural do Sesc Campinas  Melina Izar Marson.

O trabalho recebeu o Prêmio Rumos Itaú Cultural em 2007 e é o primeiro volume da coletânes Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira, da Ed. Escrituras.

"Neste livro, observamos como ocorreu a institucionalização da política cinematográfica brasileira, ocorrida entre 1990 e 2002. Partindo dos primeiros anos da década de 1990, a autora analisa o Cinema da Retomada.
Com levantamento de dados de fontes oficiais e fontes primárias, dos discursos elaborados pelos agentes do meio cinematográfico e da documentação oficial, o trabalho parte da análise do desmonte das políticas culturais, do enterro da Embrafilme e da perda dos mecanismos de proteção frente ao cinema estrangeiro, para mostrar como o cinema no Brasil se reestruturou e que alternativas de sobrevivência se apresentam para os cineastas no país.
 Cinema e audiovisual nacionais, globais, co-produzidos, quais, onde e para quem? Harmonizar políticas por meio de costuras sistêmicas é tarefa urgente, visto a necessidade de se estruturar efetivamente um setor autônomo e auto-financiável."
(Mais em Cenacine)

No Sesc Campinas. Grátis!

Bookmark and Share



0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora