Como parte da programação do FILC, hoje (1/6-terça), às 20h, será lançado o livro "Cinema e Políticas de Estado: da Embrafilme à Ancine" da socióloga e técnica de programação cultural do Sesc Campinas Melina Izar Marson.
O trabalho recebeu o Prêmio Rumos Itaú Cultural em 2007 e é o primeiro volume da coletânes Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira, , da Ed. Escrituras.
"Neste livro, observamos como ocorreu a institucionalização da política cinematográfica brasileira, ocorrida entre 1990 e 2002. Partindo dos primeiros anos da década de 1990, a autora analisa o Cinema da Retomada.
Com levantamento de dados de fontes oficiais e fontes primárias, dos discursos elaborados pelos agentes do meio cinematográfico e da documentação oficial, o trabalho parte da análise do desmonte das políticas culturais, do enterro da Embrafilme e da perda dos mecanismos de proteção frente ao cinema estrangeiro, para mostrar como o cinema no Brasil se reestruturou e que alternativas de sobrevivência se apresentam para os cineastas no país.
Cinema e audiovisual nacionais, globais, co-produzidos, quais, onde e para quem? Harmonizar políticas por meio de costuras sistêmicas é tarefa urgente, visto a necessidade de se estruturar efetivamente um setor autônomo e auto-financiável."
0 opinaram