Paradinha no MIS: Trio Surdina

Postado por Thaiza quarta-feira, 9 de junho de 2010

Dê uma pausa na semana para ouvir um bom e velho bolachão e bater um papo musical! No MIS, 10/6 (quinta), às 17h30. Grátis!


"Síntese da criatividade e sadio ecletismo musical, o trio formado em 1952 pelo violonista Garoto, pelo acordeonista Chiquinho e pelo violinista Fafá Lemos foi o primeiro sinônimo de modernidade dos otimistas anos 50 (JK, o surgimento da TV, Copa de 1958).

Como não há ficha técnica nos selos nem nas capas, os instrumentistas ficaram em surdina por quase 50 anos, até serem descobertos seus pseudônimos.

Considerado como o efetivo precursor da bossa nova – que só assumiria seus contornos definitivos com o lançamento do LP Chega de saudade, de João Gilberto, o conjunto carrega até hoje o charme de sua sonoridade moderna e de qualidade instrumental peculiar.

O nome do grupo derivou do programa de rádio Música em Surdina, na Rádio Nacional, que selecionava os maiorais da música instrumental da época , sob direção artística de Paulo Tapajós.

Produzido em estúdio, o Música em surdina estreou em 1952, indo ao ar nos fins de noite, logo após o horário nobre da programação.
 
Considerado pelos pesquisadores Zuza Homem de Mello e Jairo Severiano como “um dos mais originais e cativantes discos instrumentais brasileiros”, Trio Surdina nunca foi reeditado em vinil e CD, o que lhe confere ainda maior valor."


Bookmark and Share

0 opinaram

Postar um comentário

Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora