Foto: Antonio Scapinetti
Repertório do Programa:
Edward William Elgar, (1857 - 1934), compositor britânico) - Nimrod (Abertura)
Edvard H. Grieg (1843 – 1907), compositor norueguês) - Peer Gynt Suite 1
Ângelo Jacob - Peça para orquestra
Haroldo Ribeiro de Souza - Ambire
Info.:
Este concerto proposto, trata a música com um olhar eclético tendo como fio condutor a melodia. Ele se inicia com a obra Nimrod do compositor britânico Edward Elgar, uma belíssima e singela melodia acompanhada. Na sequência, temos a suite n. 1 Peer Gynt do compositor norueguês Edvard Grieg, esta obra, originalmente escrita para teatro, também é marcada pela simplicidade de forma e de harmonia e pela melodia.
Na segunda parte do concerto, temos 3 obras atuais de jovens compositores recém formados pela Unicamp, que se contrapõe com as obras anteriores por privilegiarem a melodia, porém tratando-a com diversos olhares distintos.
Peça para Orquestra de Ângelo Jacob é uma composição estruturada em blocos. A primeira seção é delicada e estática, com poucos vazios melódicos. A segunda seção é mais contrapontística, e apresenta o conceito de melodia de timbres, em que uma linha melódica é quebrada e repartida entre diversos instrumentos da orquestra. Às duas seções segue-se uma Coda, que procura sintetizar todo o material apresentado na obra.
A peça Ambire do compositor Haroldo Ribeiro propõe articular o pensamento musical linear. A peça elabora em quatro seções sugestões de cadências utilizando material melódico simples. Texturas melodias contrapontísticas e planas se intercalam de acordo com um momento explorado por sonoridades oferecidas pela gama instrumental dos naipes orquestrais.
0 opinaram