Ciclo de Cinema Italiano na Unicamp: Visconti, Rosselini e Sica

Postado por Thaiza segunda-feira, 30 de agosto de 2010

As quintas italianas continuam! Veja a programação desse mês, organizado pelos amigos do IFCH, também amadores da sétima arte!

Vale lembrar do espírito cineclubista: rola debate e é grátis! 
Toda quinta, às 18h. Sala IH05- IFCH Unicamp

2/9- Morte em Veneza (Luchino Visconti, 1971, 130')
"Início do século XX. Gustav von Aschenbach (Dirk Bogarde) é um compositor austríaco que vai para Veneza buscando repouso, após um período de estresse artístico e pessoal. Porém ele não encontra a paz desejada, pois logo desenvolve uma paixão por um jovem, Tadzio (Björn Andrésen), que está em férias com sua família. Tadzio incorpora o ideal de beleza que von Aschenbach sempre imaginou e pensa em ir embora antes de cometer um ato impensado, mas sua bagagem foi para outra cidade, obrigando-o a permanecer ali. Além disto a cólera asiática começa a chegar em Veneza."

9/9- O Leopardo (Luchino Visconti, 1963, 205' )
"Sicília, durante o período do "Risorgimento", o conturbado processo de unificação italiana. O príncipe Don Fabrizio Salina (Burt Lancaster) testemunha a decadência da nobreza e a ascensão da burguesia, lutando para manter seus valores em meio a fortes contradições políticas."

  
16/9- Obsessão (Luchino Visconti, 1942, 140')
"Gino, um jovem e bonito vagabundo, pára numa pequena estalagem de beira de estrada onde trabalha Giovanna. Ela é uma esposa insatisfeita com seu marido mais velho, tendo casado apenas por dinheiro. Gino e Giovanna se apaixonam, mas ela se recusa a abandonar tudo para fugir com ele. "

 
 

23/9- Roma, cidade aberta (Roberto Rosselini, 1945, 100')
"Entre 1943 e 1944, Roma, sob a ocupação nazista, é declarada uma "cidade aberta", para evitar bombardeios aéreos. Nas ruas, comunistas e católicos deixam suas diferenças de lado para combater os alemães e as tropas fascistas."

30/9- Ladrões de Bicicleta (Vittorio de Sica, 1948, 93')
"Em Roma um trabalhador de origem humilde, Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani), é razoavelmente feliz e trabalha para sustentar a família. Precisando ter uma bicicleta para pegar um emprego, com sacrifício ele consegue recuperar a sua bicicleta, que estava empenhada. Entretanto ela é roubada, para seu desespero. Juntamente com seu filho Bruno (Enzo Staiola), Antonio a procura pela cidade. Como não consegue encontrá-la, ele resolve cometer o mesmo crime."

Mais informações e críticas batutas no blog do Murilo. 


Bookmark and Share

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora