Cine na Casa do Lago: Ingmar Bergman

Postado por Thaiza domingo, 19 de setembro de 2010

 
"O prazer é vago mas obstinado. O que pretendo com estas imagens? De novo, quais são as intenções? Não sei, não posso jamais assegurar com um mínimo de certeza. Talvez  mais tarde possa apresentar uma justificação cabível. A única coisa que sei é que um certo prazer em me libertar de uma situação me levara fazer o que faço, o prazer de criar um espaço no meio do caos de impulsos desorientados e contraditórios, um espaço em que a imaginação e o desejo de um rigor formal, num esforço conjunto, cristalizem um componente de minha concepção da vida: o desejo absurdo e nunca satisfeito de comunicação, de comunhão, as desajeitadas tentativas de cancelar o isolamento e a distância."

(de Gritos e Susurros)

Ciclo Bergman! Na Casa do Lago (Unicamp). Sempre em duas sessões, às 16h e às 19h. Grátis!
 
 
20/9 (seg)- A Paixão de Anna (En Passion, Suécia, 1969, PB, 101').
Andreas, um homem que sofre pelo fim de um recente casamento e por seu isolamento emocional, fica amigo de um casal que também passa por um momento delicado. É então que ele conhece Anna, que está superando uma tragédia que ocorreu com sua família. Andreas e Anna iniciam um relacionamento, porém para ambos é difícil esquecer o que aconteceu anteriormente em suas vidas. Enquanto isso, a comunidade em que vivem está aterrorizada por vários animais que estão sendo encontrados brutalmente assassinados.
 
 
 21/9 (ter) -  Da Vida das Marionetes (Aus Dem Leben Der Marionetten,  Suécia, 1980, PB, 100')
Peter Egerman é um executivo bem sucedido que vive um casamento conturbado com Katarina. Dias depois de ter um sonho no qual mata a esposa, Peter sai com uma prostituta e a mata. Qual seria a explicação dessa tragédia?
Em Da Vida das Marionetes, Bergman explora, com intensidade e ousadia, a mente de um homem levado ao extremo a partir da história de Peter e Katarina, casal que teve um papel secundário em Cenas de um Casamento.

 
 
 
22/9 (qua) - Uma Lição de Amor (En Lektion I Karlek, Suécia, 1954, PB, 96')
David Erneman e sua esposa Marianne estão casados há 15 anos, mas ambos estão infelizes. David está tendo um caso e Marianne viaja de trem para reencontrar um antigo amor. Porém, David se cansa da amante e decide se reaproximar da esposa, embarcando no mesmo trem. Durante a viagem, eles relembram diversos momentos da relação.
  



23/9 (qui)- Depois do Ensaio (Efter Repetitionen, 1984, Cor, 72')
Num palco de teatro, depois do ensaio de sua nova montagem para O Sonho, de August Strindberg, um velho diretor teatral, Henrik Vogler, se recorda das antigas peças que dirigiu e de suas relações amorosas e familiares. Na sua obra mais confessional, Bergman reflete sobre o amor, a obsessão e a rejeição, desnudando seus personagens de forma perturbadora. No elenco, atuações primorosas de Erland Josephson (Cenas de um Casamento), Lena Olin (As Melhores Intenções) e Ingrid Thulin (O Rito).
 
 
 
 
24/9 (sex)- Crise (Kris, Suécia, 1946, PB, 93')
'Crise' foi o filme de estreia do diretor sueco. Baseando-se na peça teatral dinamarquesa 'Coração de Mãe', Bergman realizou um melodrama que reflete a influência do existencialismo, em voga na época, e do realismo poético do francês Marcel Carné (O Boulevard do Crime).

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora