Cine no MIS: Semana Renato Tapajós

Postado por Thaiza quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Mais cine no MIS! Nessa programação especial da Primavera dos Museus, a próxima semana é dedicada ao cine documental de Renato Tapajós:

"Renato Tapajós é um cineasta e escritor, nascido paraense, vivendo em São Paulo desde os anos 60.
Desenvolve um cinema militante das causas que vivenciou: estudante nos anos 60, participou da mobilização estudantil com a câmara na mão, filmou a tomada da Faculdade de Filosofia na Rua Maria Antônia, participou da resistência armada à Ditadura Militar e foi preso em 69, ficando detido até 74.

Acompanha nos anos 70 a resistência popular e sindical à Ditadura, modelando seu perfil de cineasta antenado com os dilemas de sua contemporaneidade. A temática dos direitos humanos e da tortura perpassam sua obra, do memorável 'Em Nome da Segurança Nacional' realizado a partir de um tribunal organizado pela OAB e outras entidades civis para julgar os crimes dos governos militares, até o “No Olho do Furacão', abordando a memória de militantes políticos que participaram da luta armada contra o regime, e ainda o seu primeiro filme ficcional, em realização no presente ano, tratando da tortura nos porões da ditadura.

Do seu foco nas lutas populares, destaca-se o filme 'Linha de Montagem', tratando das greves do ABC no período 78 – 81, onde se gesta o novo sindicalismo brasileiro, e de onde emerge o projeto de poder, encabeçado pelo Lula, hoje na direção do país.

Seu útimo filme, 'O Rosto no Espelho', aborda a relação entre produção cultural e participação popular, apresentando o saldo de diversidade cultural que frutifica com o exercício do mais longo período democrático que o país já vivenciou.

Renato Tapajós, desde 2000, vive e produz cinema em Campinas."

(Promoção:  MIS e CDC-Unicamp)

Programação: 

21/9 (ter) às 19h30
'Universidade em Crise' (1975, 17')
'Em Nome da Segurança Nacional'  (1984, 45')

22/9 (qua) às 19h30
'No Olho do Furacão' (2003, 60')

23/9 (qui) às 19h30
'A Luta do Povo' (30')
'Nada Será Como Antes' (41')

24/9 (sex) às 19h30
'Linha de Montagem' (1982, 90')

25/9 (sáb)- 16h
'O Rosto no Espelho' (2009, 59')


Grátis!


(Fontes: Pedagogia da Imagem, MIS e blog do Pedagogia da Imagem)

Endereço: Palácio do Azulejos- Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas, SP
Fone: (19) 3733 8800/ E-mail: mis@campinas.sp.gov.br


Bookmark and Share

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora