Cineclube MIS: David Lynch e Ciclo Skinhead

Postado por Thaiza quinta-feira, 16 de setembro de 2010

E nessa semana, dois filmes do doidão do David Lynch vão pras telas do MIS. Dica da tia: Se aqueça para as viagens e explore o site do Dark Night of the Soul: disco lançado ano passado, é  um excelente projeto musical e fotográfico em parceria com Danger Mouse, Sparklehorse e participação de mais uma galera batuta! (sim, Lynch também canta!).

E depois, visões distintas do que se associa comumente ao termo skinhead com o filme This is England.

Cinema e Filosofia- Holywood Lado B (Promoção do Curso Livre de Filosofia: Corujão)


17/9 (sex) às 19h: Duna (Dune, 1984, EUA, 140')
Em 10.190 D.C., um duque e sua família são mandados pelo Imperador para Arrakis, um árido planeta conhecido como Duna, que tem uma matéria essencial às viagens interplanetárias: a Especiaria. O motivo desta mudança é que o Imperador planeja destruir o duque e sua família, mas seu filho escapa e procura se vingar usando a ecologia deste mundo como uma de suas armas.




18/9 (sáb) às 16h: Veludo Azul (Blue Velvet, 1986, EUA, 121')
David Lynch ganhou uma indicação ao Oscar por este thriller de mistério hipnótico, que revela corrupção, violência sadomasoquista, drogas, crimes e perversão na América suburbana. Uma orelha humana encontrada no gramado leva MacLachan a cruzar com uma cantora de salão Isabella Rossellini, que é mantida sob custódia pelo sociopata Dennis Hopper.



Ciclo Skinhead (Curadoria Gabriel Vince)

18/9 (sáb) às 19h30: This is England (Shane Meadows, 2006, Reino Unido, 101')

O filme se centra na história de jovens skinheads da Inglaterra em julho de 1983, mostrando como a subcultura skinhead, cujas raízes estão associados à cultura jamaicana (especialmente aos ritmos musicias ska, rocksteady e reggae), acabou se tornando bandeira de grupos nacionalistas brancos como o partido político de extrema-direita British National Front.

O filme começa num frio dia de julho de 1983, com o menino de 12 anos Shaun (Thomas Turgoose) brigando na escola após uma piada ofensiva que fizeram sobre seu pai que morreu na Guerra das Malvinas. Voltando para casa, triste, Shaun conhece um grupo de skinheads não-racistas liderado por Woody (Joe Gilgun), que sente simpatia pelo garoto. O grupo acaba aceitando Shaun como membro, e ele desenvolve um romance com Smell (Rosamund Hanson), uma garota mais velha do que ele que se veste de acordo com o estilo punk/new wave.
Mais aqui.

Grátis e com direito a debates depois da exibição!

Onde: Palácio dos Azulejos- Rua Regente Feijó, 859 - Centro, Campinas (SP)

Bookmark and Share

0 opinaram

Postar um comentário

Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora