Cinedebate ACP: XXY e Transamérica

Postado por Thaiza terça-feira, 7 de setembro de 2010

A Associação Campinense de Psicanálise discute os filmes XXY (Lucia Puenzo) e Transamérica (Dunkan Tucker), dia 15/9 (quarta), às 20h.  

"Os Distúrbios da Diferenciação Sexual (estados antigamente chamados intersexo) poderiam contribuir para a compreensão psicanalítica da Identificação e Escolha de Objeto?

O filme XXY traz a história de Alex, uma menina que apresenta seios e uma genitália externa masculinizada. Possivelmente portadora de Hiperplasia Adrenal Congênita, sua história é contada a partir dos olhares adolescentes da protagonista e seus amigos, dos percalços familiares e sociais ao redor do nascimento e criação de uma criança nascida com ambiguidade genital.

Em contraposição, o filme Transamérica traça o percurso de alguém nascido num corpo masculino, sem nenhuma ambiguidade genital ao nascimento, cujo estranhamento com algo referente a uma identificação masculina provoca a busca e a transformação para um corpo feminino."

Comentários: Adriano M. Bley-Psicanalista, Endocrinologista, Mestre da Saúde da Criança e Adolescência (Unicamp)

Antes, às 18h, será exibido Transamérica (EUA, 2005, 103')

O evento é gratuito, mas tem que fazer inscrição pelo telefone 3232-4278. As vagas são limitadas.

Local: Sede da ACP - Rua 14 de Dezembro, 399 - Cambuí

Bookmark and Share

0 opinaram

Postar um comentário

Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora