Movimento MIS no Palácio e Fórum Municipal de Cultura de Campinas

Postado por Thaiza sexta-feira, 22 de outubro de 2010

No último sábado (16/10/10) ocorreu a Assembléia do Fórum Municipal de Cultura de Campinas: "Um instrumento de consolidação e diálogo entre os diferentes setores do meio artístico/social e os gestores públicos do município e de outras instâncias governamentais. Tão fundamental como esta possibilidade, o Fórum é uma ferramenta para o debate das políticas públicas de cultura, considerando as diferenças, as especificidades, a pluralidade que compõe o conjunto das manifestações culturais e artísticas.", 

Fórum Municipal de Cultura de Campinas 16/10/10
Para a abertura, uma combinação inusitada: dança de rua com o pessoal do Eclipse, que nos apresentou os diferentes estilos contando um pouco da história, e canção lírica com a bela voz de um artista da ABAL (Associação Brasileira "Carlos Gomes" de Artístas Líricos). Depois dos aplausos, formada a roda da Assembléia, que tinha como objetivo: "a finalização das propostas levantadas nas Assembleias Itinerantes realizadas nas Macro Regiões de Campinas/SP durante o ano de 2010." 

 Creio que a organização não esperava a presença massiva do Movimento MIS no Palácio e o rumo mudou. O representante da Secretária da Cultura se propôs a escutar as propostas, a gente se propôs a falar, sobre ações e políticas culturais para a cidade das Andorinhas e para o MIS, que faz parte desse (des)contexto. Entregamos as propostas por escrito e, não só, aproveitamos a oportunidade para alguns esclarecimentos. O que era uma finalização, virou uma inicialização. 

No final das contas, nos afirmaram que o Museu da Imagem e do Som de Campinas não será transferido para a estação Cultura, a reportagem do jornal Correio, era um boato infundado (?). Acontece que a reportagem gerou indignação, que desatinou um movimento organizado de protesto, que continua organizado com propostas e ações mais abrangentes e que levará adiante um movimento, quizás pela vez na história de Campinas, de um grupo da sociedade civil (coletivos, artistas, frequentadores, campineiros, extraterrestres, simpatizantes e afins) em defesa de um Museu. 

E, enfim, o que era o fim das contas, é só o começo das contas. As reuniões, discussões, ações e propostas continuam! 

A próxima reunião geral será na terça-feira (26/10), às 19h30, lá no MIS! Participe!

Acompanhe pelo site do MIS o que já rolou e o que está por vir. E também a programação.

E você, já foi ao MIS? O que acha da cultura da sua cidade? 
Comente, opine, discuta, curta, dê pitacos, se envolva!

Abaixo, as fotos do Fórum:
Representante da Secretária de Cultura de Campinas

Movimento MIS no Palácio apresentando as propostas.

Parte da roda e parte do pessoal do Movimento MIS no Palácio

Puizé, tamozaê!


Bookmark and Share

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora