Experimenta! Mostra de Vídeos no Sesc

Postado por Thaiza quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Se prepare pra maratona de 3 dias com vídeos malucos ou não, dos tantos cantos do mundo. Mais debates multiculturais, exposição e oficina. Começa amanhã (quinta), lá no Sesc.


04/11 (qui)
16h: Landscapes impossible (Paisagens Impossíveis): Vídeos Canadenses
Neste programa da Mostra Experimenta! serão exibidos vídeos canadenses, selecionados por Deirdre Logue + Vtape - Canadá. O Canadá é um vasto território, uma terra de quatro estações bem definidas, e cercada pelo extremo norte, o Atlântico e o Pacífico. Artistas canadenses frequentemente tentam discutir essa imensidão em seus trabalhos. A paisagem canadense é também cultural e no programa “Landscapes Impossible” assume novo potencial tecnológico, social, linguístico, político e pessoal. 

17h30: ECVP- Volume I
O Exquisite Corpse Video Project (ECVP) é um projeto colaborativo em vídeo que vem sido desenvolvido desde abril de 2008 sob a coordenação da artista brasileira Kika Nicolela. O projeto é inspirado no "Cadavre Exquis", método surrealista de criação. Usando o método semi-cego e sequencial do jogo surrealista, os participantes do ECVP criam videoarte em resposta aos últimos dez segundos do vídeo do artista anterior. Cada membro é convidado a incorporar esses segundos em seu próprio vídeo, criando transições e intersecções da forma que quiserem, até que os fragmentos de todos são costurados juntos, formando um só "corpo" final. Ao invés de oferecer uma narrativa linear unificada, cada participante mantém seu estilo e abordagem próprios, permeados pelos diversos backgrounds culturais. O primeiro volume do projeto é composto por 9 vídeos e conta com a participação de 36 artistas de 16 países. Para a mostra foram escolhidos 7 vídeos do volume 1

19h: ECVP - Volume II
 
O segundo volume do Exquisite Corpse Video Project é composto por 12 vídeos, cada um inspirado por um tema diferente, e conta com a participação de 51 artistas de 20 países. Para o programa desta mostra foram selecionados 6 vídeos.   
 
20h: ECVP: Colaborando em Vídeo: Este encontro promove um debate entre Bruno Penteado (Brasil), Hu Nung-Hsin (Taiwan), Jorge Lozano (Colômbia/Canadá), Kika Nicolela (Brasil) e Kim Dotty Hachmann (Alemanha). Os 5 artistas debatedores vão apresentar uma breve história do projeto colaborativo Exquisite Corpse Video Project (ECVP), do qual participam, além de refletir sobre o trabalho coletivo, e discutir o impacto das redes sociais nos processos de criação e sua influência sobre a obra.
 
5/11(sex)
16h: Modelo para armar: vídeos argentinos
Sob a curadoria de Gabriela Golder (Argentina), este programa se relaciona com os cruzamentos entre os conceitos de IDENTIDADE - HISTÓRIA - MEMÓRIA - RESISTÊNCIA. De que maneira estamos atravessados por nossa história? De que modo se configura então nossa identidade? Como se constitui nossa história? Como construímos nosso olhar sobre esta história? Memória coletiva – memória individual, quem somos? Histórias de resistência, relatos conformados por fragmentos de vida, lugares de memória, de transformação. 

17h30: Homemade video from Hong Kong (Vídeo Caseiro de Hong Kong): Vídeos Chineses
Selecionados pela artista chinesa Ellen Pau, este programa apresenta vídeos com declarações anti-capitalistas e anti-cooperativas de artistas visuais, designers, músicos, cineastas, performers e pintores.

19h: Videoformes @Campinas: Vídeos Franceses
Há mais de 25 anos, o Videoformes Festival tem sido um atento observador e ator no campo da arte contemporânea internacional de imagens em movimento. Promover todas as formas de cinema expandido, instalações, performances, vídeo arte e agora arte digital, é um dos eventos internacionais mais experientes e tem atraído artistas renomados e também artistas emergentes jovens e inovadores. Esta curta seleção realizada por Gabriel Soucheyre (França) é uma espécie de estado da arte audiovisual de recentes trabalhos experimentais, cada um deles testemunhando uma nova maneira de lidar com a vida, seja em sua forma ou conteúdo. 
   
20h30: Ausência/Presença: Vídeos Brasileiros
Sob a curadoria de Kika Nicolela, esta seleção de obras de artistas brasileiros contemporâneos apresenta diferentes estratégias no uso dos meios de comunicação em vídeo. O que todos eles têm em comum é a investigação da tensão entre a ausência e presença dentro do quadro. Abordam questões como auto-representação, voyeurismo, manipulação, percepção e autoria, através de um diálogo constante – mais ou menos explícito, dependendo da obra – de duas esferas simultâneas: o que está presente no quadro, e o que está ausente (off-screen).  

6/11 (sab)
10 às 16h: Oficina Introdução à criação em vídeo
Ministrante: Jorge Lozano (Colômbia/Canadá), com assistência de Bruno Penteado (Brasil) e Kika Nicolela (Brasil). Uma experiência do processo de realização de um vídeo coletivo. Os participantes não precisam ter nenhum conhecimento prévio a não ser a vontade de explorar sua criatividade. Serão apresentados e discutidos trabalhos desenvolvidos em outras oficinas anteriores. Em seguida, será proposto um exercício prático, que será planejado, gravado e exibido durante a oficina. /R$ 20,00 (inteira)   

16h: Conquering the dreamed city (Conquistando a cidade sonhada): Vídeos Espanhóis
Este programa é sugerido como uma reflexão coletiva sobre as funções da metrópole, a evolução das áreas metropolitanas e as interdependências entre população e o indivíduo através de diversas idealizações. Num esforço de compreender as realidades urbanas do nosso tempo, e o lugar do ser humano no mundo com a cidade como ponto de referência, o programa liga obras audiovisuais através deste leitmotiv, com a intenção de transmitir a habilidade de adaptação da cultura ao espaço. “Metrópolis” tem sido um tópico frequentemente discutido na história da arte e do cinema, através da análise crítica de enorme poder reflexivo sobre os efeitos adversos do desenvolvimento urbano desenfreado. Com a intenção de promover um aprofundamento dessa importante questão contemporânea, esta seleção de vídeos espanhóis direciona seu foco a interpretações da realidade social urbana, procurando envolver o público nesses questionamentos.

4/11 a 28/11: Bruno Penteado: Experimentos em Vídeo

Exposição em loop de trabalhos do artista plástico campineiro Bruno Penteado. 

Mais informações e lista dos vídeos de cada sessão, no site do Sesc.

Bookmark and Share

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora