Hoje! Paradinha no MIS: Tom Jobim e Edu Lobo

Postado por Thaiza quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A audição comentada de LPs continua! Fui pela primeira vez na sessão passada, que rolou Vinicius. Vitrola, cervejinha, amendoim, bate-papo, performance e até violoncelo! Hoje (qui) às 17h30, é dedicada a Tom Jobim e Edu Lobo.

"Dois grandes nomes da música brasileira reconhecidos internacionalmente como compositores sofisticados de formação erudita e “alma” popular, Tom Jobim e Edu Lobo desenham um retrato do que foi a bossa-nova no início (Tom/mestre) e em sua segunda geração (Edu/pupilo). Aliando de modo intuitivo a música popular e a erudita, usando contrapontos, melodias inesperadas, ondulantes e expressivas e harmonias reticentes aprendidas através de compositores como Bach, Chopin, Villa Lobos e Debussy, com suas cores e ritmos brasileiros, renovaram a canção brasileira, valsas, serestas e o samba.

Expressa com leveza, técnica e criatividade, a música intimista de Tom Jobim recolhe elementos do cotidiano para configurar com requinte uma terra simultaneamente real e imaginária. E recria o samba. Tom foi pianista, arranjador, violonista, cantor, maestro e compositor de alguns dos maiores clássicos de nossa música, como Chega de Saudade, Águas de Março, Garota de Ipanema e Se Todos Fossem Iguais a Você.

Edu Lobo, carioca que sempre passava as férias no nordeste, terra de seu pai (o compositor pernambucano Fernando Lobo), através de parceiros como Ruy Guerra, Oduvaldo Viana Filho, Gianfrancesco Guarnieri, Vinícius de Moraes e Augusto Boal, entre outros, nos anos 60, criou uma música mais combativa, regionalista, que aprofundou a divisão da Bossa Nova em duas correntes, marcando a segunda geração pelo conteúdo social, que até então, na área musical, era ignorado devido aos planos e sonhos desenvolvimentistas de JK.

Na era dos festivais, interpretada por Elis Regina, sua música Arrastão foi a vencedora, projetando-o nacionalmente e confirmando uma carreira de sucesso que viria a ter como compositor, pianista, violonista, cantor, arranjador e orquestrador de grandes espetáculos, tanto no teatro como na TV, além de sua missa, ballets e belíssimas gravações no exterior: uma obra completa de tremenda qualidade: o pupilo superou o mestre?

Venha ouvir LPs desses dois maravilhosos melodistas da nossa MPB. Traga seu LP de casa para compartilhar com os amigos. Você é bem-vindo!!!"

 Grátis!

MIS - Museu da Imagem e do Som de Campinas
Rua Regente Feijó, 859 - Centro - Campinas/SP
Maiores informações: (19) 3733 8800


Bookmark and Share

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora