Paradinha musical no MIS: Ivan Lins

Postado por Thaiza terça-feira, 22 de março de 2011

Projeto supimpa, realizado no MIS, a Paradinha é um desses momentos-espaços raros, em que se tem o privilégio de compartilhar o som da vitrola, aprender sobre música, bater um papo e conhecer o acervo de vinis do Museu. Nessa quinta (24/03), o evento é dedicado ao músico Ivan Lins. A partir das 17h30. Grátis!

"Com sua carreira originada no MAU (movimento artístico universitário), Ivan Lins é hoje um dos maiores músicos brasileiros, mais respeitado por grandes nomes do jazz e do pop mais elaborado feito nos Estados Unidos do que por músicos brasileiros.


Surgido no final da década de 60, o MAU era formado por compositores que participavam dos festivais universitários da TV Tupi, procurando conseguir maior divulgação de suas obras e a conseqüente inserção no mercado fonográfico. Com expoentes como Aldir Blanc, Gonzaguinha e César Costa Filho, o MAU não conferia uniformidade ou homogeneidade quanto às propostas estéticas e políticas do movimento, o que acabou prejudicando alguns artistas que tentaram se enquadrar nos moldes televisivos e de produção de massa.


Depois de ter feito várias canções na época do combate à ditadura que viraram históricas, na voz de Elis Regina, e outras belíssimas canções de amor, Ivan se firmou como um compositor de melodias elaboradas, delicadas, de imensa riqueza harmônica, algumas delas do nível das melhores obras de Edu Lobo, talvez o compositor mais completo, mais requintado da MPB pós Tom Jobim, como, aliás, dizia o próprio maestro.


Suas canções possuem sacadas harmônicas sofisticadíssimas, reminiscentes de Jobim tardio e da escola mineira de Milton e o Clube da Esquina, mostrando que o impressionismo harmônico de Ivan estava à frente de seu tempo. Não é à toa que Benson, Ella Fitzgerald e, sim, Miles Davis o tratavam com tanto respeito."
(Informações daqui)

MIS - Museu da Imagem e do Som de Campinas
Rua Regente Feijó, 859 - Centro - Campinas/SP
Maiores informações: (19) 3733 8800

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora