Exposição + Cinema: Cultura Alemã

Postado por Thaiza quarta-feira, 6 de abril de 2011

O Instituto de Língua e Cultura Brasil-Alemanha Kreativ promoverá mensalmente eventos gratuitos com o intuito de divulgar em Campinas a cultura alemã. Em abril, o tema é Expressionismo.
Exposição: Reproduções de xilogravuras do grupo Die Brücke (A Ponte), integrado pelos primeiros artistas plásticos expressionistas.

08/04 (sex), às 19h30: Cineclube + pipoca > O Gabinete do Dr. Caligari (Robert Wiene, 1920, 71')
Um clássico do filme de terror, realizado no tempo em que o cinema ainda não falava. Mas as belíssimas imagens (que criam um tom meio surrealista) valem mais que mil palavras. O malvado Dr. Caligari hipnotiza um jovem e o induz a matar várias pessoas. Tudo se complica quando ele se recusa a assassinar uma bela jovem. Num toque de mestre, realiza um filme sob a ótica de um louco: daí as distorções e deformações das ruas, casas e pessoas.
O Gabinete do Doutor Caligari foi uma das primeiras obras do Expressionismo Alemão , que privilegiva os estranhos efeitos de luz e sombra na composicão de climas psicológicos, alem de usar cenários e ângulos de câmera distorcidos.

KREATIV
Rua Bandeirantes, 405
Cambuí, Campinas - SP
Tel. (19) 3251.7080
email kreativ@kreativ.com.br


(Recebido por e-mail de Priscila Salomão, valeu!)

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora