Literatura no SESC

Postado por Thiago segunda-feira, 1 de agosto de 2011

por Aline.


O SESC Campinas está com uma excelente programação em literatura este mês. Abaixo você confere tudo o que vai acontecer no mês todo, no entanto publicaremos uma postagem toda semana com a programação respectiva para você não se perder.
São oficinas, bate-papos, palestras e muitas atividades com a presença de autores conhecidos ou não e a partilha de sua rica experiência.
literatura / especial
ENCANTAR: TENHO UMA HISTÓRIA PARA VOCÊ
As histórias não são para pegar, mas para sentir. Não são de verdade, nem de mentira. São de faz de conta! Clarice Schcolnic conta as melhores histórias do seu repertório, enquanto Rodrigo Bueno ilustra os momentos mágicos de interação com a platéia. Atendimento para escolares.
De 02/08 a 30/08. Terças e quintas, às 9h e as 14h.



literatura / especial
FIOS LITERÁRIOS
No mês de agosto, Fios Literários realizado na Biblioteca do SESC Campinas apresenta o escritor português José Saramago. Saramago era um dos maiores nomes da literatura Contemporânea, vencedor do prêmio Nobel de Literatura no ano de 1998 e de um prêmio Camões - a mais importante condecoração da língua portuguesa.Entre seus livros mais conhecidos estão "Memorial do convento", "O ano da morte de Ricardo Reis", "O evangelho segundo Jesus Cristo", "A jangada de pedra" e "A viagem do elefante". O mais recente romance publicado pelo escritor foi "Caim", de 2009. Seu estilo de escrita era caracterizado pelos parágrafos muito longos e escassez de pontuações. Biblioteca.
De 02/08 a 31/08. Terça a sexta, das 8h às 21h30.; Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h.


literatura / especial
BAÚ DE HISTÓRIA
Retomando a magia dos contos clássicos, a Cia. Luarnoar faz uma breve viagem pelas obras de Andersen, Perrault e Irmãos Grimm. Biblioteca.
Dia(s) 06/08, 13/08, 20/08, 27/08 Sábados, às 14h.

literatura / especial
MOMENTOS POÉTICOS
Intervenções poéticas e musicais com a Cia. Navega Jangada.Em vários espaços da Unidade.
Dia(s) 07/08, 14/08, 21/08, 28/08 Domingos, às 14h.


literatura / bibliotecas
GALERIA DO AUTOR
Seleção de livros para consulta e empréstimos de obras selecionadas para o vestibular.Biblioteca.
Dia(s) 02/08, 31/08 Terça a sexta, das 8h às 21h30.; Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h.

literatura / bibliotecas
MINUTO HIPERTEXTO LITERÁRIO
Intervenções literárias a partir de apresentação de trechos dos livros de José Saramago animados nos telões da Internet Livre, estimulando a leitura e a busca de textos literários na Web.
De 02/08 a 31/08. Terça a sexta, das 8h às 21h30.; Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h.

literatura / palestras


ADORÁVEIS SUICIDAS
A história de escritores e artistas suicidas deu origem a indagações sobre a proximidade entre criatividade e transtornos. O evento se pretende como provocador para a questão: de que forma a arte, construção simbólica mais próxima à subjetividade ou criação que possibilita a transgressão e reconstrução da realidade, pode se relacionar com o impulso de morte, a destruição de sentidos? Nos quatro encontros que constituem este evento, diferentes autores e pesquisadores problematizam vida e obra de escritores de relevância para a literatura mundial.


literatura / bibliotecas
BALAIO DE LIVROS
Mala com 80 livros para empréstimos nas empresas do comércio e serviço.
De 01/08 a 30/12. Horários das empresas do comércio e serviço.
De 30 de agosto a 2 de setembro. Sala de Atividades 1 (Galpão Multiuso).
>> Adoráveis Suicidas: Virgínia Woolf, por Cecília Prada
Virginia Woolf (Londres, 1882 - Lewes, 1941) tem entre as marcas mais fortes de sua narrativa o fluxo de consciência (do qual é considerada uma das criadoras). Escritora, ensaísta e editora, a autora participou do grupo Bloomsbury, que, no período entreguerras, reunia intelectuais que se posicionavam contra a tradição literária e política vigente até então. Entre suas publicações estão Mrs Dalloway (1925), Passeio ao Farol (1927) e Orlando (1928), bem como o livro-ensaio Um Quarto Só Para Si (1929). Em 28 de março de 1941, Virginia vestiu um casaco, encheu os bolsos de pedras e se atirou no Rio Ouse, morrendo afogada. Cecília Prada é escritora e jornalista profissional desde 1951, tendo iniciado sua carreira aos 20 anos, no jornal A Gazeta, de São Paulo. Foi redatora e repórter, crítica teatral (membro da APCA, possui sete peças escritas), além de ter atuado como diplomata. Ficcionista e dramaturga, tem quatro prêmios literários (entre os quais o Prêmio ESSO de Jornalismo em 1980), sendo seus contos publicados em várias antologias do Brasil e do exterior.
Grátis; Grátis (trabalhador no comércio e serviços matriculado e dependentes, a partir de 60 anos e estudantes).
Dia(s) 30/08 Terça, às 20h.
>> Adoráveis Suicidas: Ernest Hemingway, por Daniel Puglia
Ernest Hemingway (Oak Park, 1899 - Ketchum, 1961), iniciou sua carreira como jornalista aos 17 anos e ingressou voluntariamente no exército italiano para lutar na Primeira Guerra Mundial, onde se feriu gravemente. Após a recuperação, tornou-se correspondente de guerra e cobriu, entre outras, a Guerra Civil Espanhola, que inspirou um de seus mais conhecidos livros, Por Quem os Sinos Dobram. Autor de mais de vinte livros(entre os quais O Sol Também se Levanta, 1926, e Adeus às Armas, 1929), Hemingway recebeu o prêmio Nobel pela novela O Velho e o Mar, criado a partir de sua experiência como pescador nos anos em que viveu em Cuba. Aos 61 anos, o autor se suicidou com a mesma arma com que seu pai havia tirado a própria vida e que lhe foi enviada por sua mãe pelo correio. Daniel Puglia é graduado em Administração de Empresas (FEA-USP) e em Letras (FFLCH-USP), com mestrado em Psicologia Social (IP-USP) e doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (FFLCH-USP). É professor do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo, onde tem por tema de pesquisa as relações entre literatura, cultura, história e filosofia.
Grátis.
Dia(s) 31/08 Quarta, às 20h.



>> Adoráveis Suicidas: Ana Cristina Cesar, por Adriana Lunardi
Ana Cristina Cesar (Rio de Janeiro, 1952 - 1983) é considerada um dos expoentes da poesia marginal brasileira da década de 70. Sua obra parece se remeter tanto ao universo ficcional quanto autobiográfico. Além de escrever para diversos jornais e revistas, a autora publicou de forma independente Luvas e Pelica, Cenas de Abril e Correspondência Completa, assim como Literatura não é Documento, uma pesquisa sobre a literatura no cinema. Ana Cristina fez parte da antologia 26 poetas hoje, publicada em 1976, e deixou uma série de documentos, tais como cartas, poesia, diários, traduções, desenhos e testemunhos, que foram organizados e publicados em livros como Inéditos e Dispersos e Correspondência incompleta (com noventa e três cartas, datadas de 1976 a 1980, enviadas a quatro amigas suas). A autora cometeu suicídio aos trinta e um anos, atirando-se da janela do apartamento de seus pais em Copacabana. Adriana Lunardi é escritora e roteirista de TV. Entre suas publicações estão As meninas da Torre Helsinque (1996, livro de estreia que recebeu os prêmios Fumproarte e Troféu Açorianos 1997), Vésperas (2002), livro de contos indicado ao prêmio Jabuti, Corpo estranho(2006), seu primeiro romance e finalista do prêmio Zaffari/Bourbon. Adriana é formada em Comunicação Social e estudou Literatura. Nasceu em Xaxim (SC), morou em Santa Maria, Porto Alegre, Paris e São Paulo. Atualmente, vive no Rio de Janeiro.
Grátis.
Dia(s) 01/09 Quinta, às 20h.


>> Adoráveis Suicidas: Arte, Criação e Morte
Regis de Morais, João Francisco Duarte Junior e Hélio Salles Gentil discutem a relação entre criação artística, expressão da subjetividade e construção de sentido para a vida.
Grátis.
Dia(s) 02/09 Sexta, às 20h.



literatura / bate-papo
LETRAS & PALADARES: A MESA COM JORGE AMADO
O ciclo Letras & Paladares é uma forma gostosa de unir gastronomia e literatura num bate-papo interessante e ao mesmo tempo informal. Em cada prosa, um historiador e/ou um antropólogo junto com um Chef de Cozinha, conversam sobre os quitutes inspirados nos livros escolhidos de cada região. Entre uma prosa e outra a degustação de comidinhas. Mediação André Boccato. Sala de Multiplo uso.
Dia(s) 24/08 Quarta às 20h.





literatura / cursos
RODA DE LEITURAS
Encontros para leitura e discussão de obras literárias e proposição de exercícios de escrita. A cada mês, um mediador provoca os participantes a realizarem novos mergulhos em temas, autores e estilos.
>>Roda de leituras: De onde vem a poesia?, Com João Silvério Trevisan
Em agosto e setembro, João Silvério Trevisan aborda poesia e prosa, buscando a sensibilização dos participantes para com o processo criativo do escritor. A poesia vem do mistério interior de cada autor/a. Por isso, a obra poética nasce de maneira tantas vezes imprevisível e, por isso, são tantos os estilos. Nos encontros, serão lidos e relidos diferentes poetas, para descobrir como construíram sua obra a partir de situações muitas vezes banais, bastando ter sobre elas um olhar privilegiado pelo foco da poesia, além da criação de textos pelos participantes a partir dos mesmos temas que os autores abordaram. Autores/as abordados: Contantino Kavafis, Roberto Piva, Jorge Luis Borges, Carlos Drummond de Andrade, Mario Faustino, Mário de Andrade, Elizabeth Bishop, Rubens Rodrigues Torres Filho, García Lorca, Eugênio de Andrade, Hilda Hilst, Allen Ginsberg, Vielimir Khlébnikov, Maiakovsky, Murilo Mendes, João Cabral de Melo Neto, Jorge de Lima, Alberto Pimenta, Fernando Pessoa, César Vallejo, Arthur Rimbaud, Walt Whitman, Oswald de Andrade, Pablo Neruda, Waldo Mota. Escritor de literatura ficcional, ensaística e infanto-juvenil, João Silvério Trevisan tem 12 livros publicados, entre ensaios, romances e contos, além de trabalhos como roteirista e diretor de cinema, dramaturgo, jornalista e tradutor. Recebeu três vezes o Prêmio Jabuti e três vezes o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA), o último deles com seu mais recente romance: Rei do Cheiro (Ed. Record, 2009). Sala de Atividades 2. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. 20 vagas.
Grátis.
Dia(s) 02/08, 09/08, 16/08, 23/08 Terças, das 19h30 às 21h30.
literatura / bate-papo
SENHORES (A)S ESCRITORES (A)S
Um autor consagrado da literatura brasileira é convidado para apresentar um autor estreante.Mediação de Marcelino Freire. A atividade mensalmente reune, para um papo, no mesmo palco, um escritor que já faz tempo que estreou e um escritor que, só depois de ter criado seus filhos, e até netos, só agora vai estrear, em grande estilo, na literatura.

>>Senhores (as) escritores (as): Sérgio Sant'anna encontra Jorge Antonio Ribeiro
Sérgio Sant'anna, autor de várias publicações, como o recente romance "O Livro de Praga", encontra o estreante Jorge Antonio Ribeiro, autor do recém lançado livro de contos "Esses Dias Pedem Silêncio.Teatro SESC.
Dia(s) 11/08 Quinta, às 20h.

Serviço:
SESC Campinas
rua Dom José I, 270/333
bairro Bonfim
Campinas - SP
cep 13070-741

mapa de localização
telefone: 19 3737-1500

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora