Entre 17 de agosto e 12 de outubro, o Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, em Campinas, recebe espetáculos de grupos de teatro do Distrito de Barão Geraldo, integrantes do movimento Levante Cultura.
A mostra contará com espetáculos de importantes companhias da cidade como LUME Teatro, Boa Companhia, Barracão Teatro, ParaladosanjoS e, o mais novo da turma, Os Geraldos, que têm em comum o teatro de pesquisa, a troca e transmissão de saberes por meio de oficinas, a criação de espetáculos que promovem novas relações com o público e o fato de estarem sediados na Vila Santa Isabel, em Barão Geraldo.
Estes grupos também integram o Movimento Levante Cultura – Movimento Apartidário pela transformação da Política Cultural em Campinas - juntamente de outras companhias de dança, música, circo e cinema.
Os cinco grupos foram selecionados através de um Edital público de ocupação do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes. Edital este que fazia parte das inúmeras reivindicações do movimento, entre elas, a criação de Políticas Públicas para a cultura.
Programação TEM CENA EM CAMPINAS
Faixa etária: livre
LOCAL: Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes (Praça Imprensa Fluminense, s/n, Cambuí, 3232-4168)
INGRESSOS: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia)
Os Geraldos (25 de agosto, quinta, às 20h30)
“Hay Amor” (adulto)
Direção: Verônica Fabrini
Com Gustavo Valezi, Douglas Novaes, Carolina Delduque, Clarissa Mozer, Maíra Coutinho
Um banco de praça de uma cidade do interior dá lugar a imagens e sensações de um grupo de amigos que tenta, por todos os meios, representar o amor, no esforço de dizer o indizível. Por meio de cenas curtas e de pequenos recortes de sensações, cantamos as músicas dos nossos corações, acompanhando encontros e desencontros emblemáticos dessa aventura humana que, no mesmo tempo em que nos faz ridículos, faz-nos tão sinceros.
Faixa etária: 14 anos
Objetivos da mostra
Tem Cena em Campinas tem como objetivos ocupar um espaço público de modo transparente; levar espetáculos de qualidade para a população campineira; e acompanhar de perto o andamento das reformas e melhorias nos teatros da cidade. Os grupos decidiram ocupar o teatro do Centro de Convivência mesmo este estando ainda em condições desfavoráveis aos artistas e ao público, que vão desde problemas técnicos e falta de equipamentos a estruturas inadequadas. O Movimento Levante cultura entende que, somente acompanhando muito de perto a situação da cultura, é possível denunciar, cobrar providências e estabelecer diálogo com os órgãos públicos competentes.
Campinas concentra parte significativa da produção artística e cultural do Brasil. Somente no Distrito de Barão Geraldo são mais de 30 grupos profissionais de artes, que viajam por todo o Brasil e para o Exterior. Apesar de premiadas e reconhecidas nacional e internacionalmente, muitas destas companhias encontram dificuldades para se apresentar na própria cidade. Este edital possibilita à população de Campinas conhecer o que ela pode receber caso haja políticas municipais que deem condições de trabalho a todos os artistas.
(texto do site do LUME Teatro)
0 opinaram