Projeto Sonora Brasil: Truvinca e Grupo

Postado por Thaiza quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Já comentado aqui pelo Tico, o Sonora Brasil "é um projeto de circulação nacional e formação de plateias em música de câmara brasileira, realizado em parceria com o Departamento Nacional do SESC. A cada ano, a curadoria é feita a partir de um recorte temático. O tema deste ano é Sotaques do Fole, apresentando as variantes regionais do acordeão pelo país, e a versatilidade do instrumento que passa por composições de tradição oral, música de concerto, contemporâneas e acadêmicas."

Imagem: Divulgação

A saga continua no SESC Campinas, dia 2/9 (sex) às 20h. Grátis!

Truvinca e Grupo
A sanfona de oito baixos é um dos instrumentos mais identificados com a cultura nordestina. O instrumento está diretamente relacionado à tradição oral e sua afinação teve sua forma original diatônica modificada a partir da ação dos músicos na tentativa de ampliar suas possibilidades melódicas. Heleno Pereira dos Santos, o Truvinca, é um desses grandes mestres que compreende a importância da preservação e difusão do repertório tradicional nordestino. Com sua técnica e domínio empenha-se em manter um estilo interpretativo, fiel às formas originais. Truvinca se apresenta com a formação típica chamada de Regional, com Alex da Zabumba e Paulinho do Triângulo.

Os ingressos devem ser retirados antecipadamente na Central de Atendimento do SESC Campinas.

Um trechinho do Sonora, que passou por Marialva:

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora