Deguste Tugudum nessa sexta

Postado por Tel quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Percussão, craviola, cartoons, video, moda e culinária numa noite só.

A noite do dia 28 (sexta agora) a partir das 20h30 no Espaço Tugudum (R. Maestro Francisco Manoel da Silva, 690 - Jd. Sta. Genebra, Campinas - SP. Tel 19 2121 4655) promete ser um encontro inesquecível de artistas generosos. A programação da próxima edição do projeto Deguste Tugudum contará com música, charges, cartoons, projeção de vídeo, moda e culinária.

O músico Stenio Mendes trará sua "Craviola Performática". Para quem não sabe, a craviola é um misto de viola com som de cravo, por vezes lembra uma cítara indiana, um alaúde turco ou até mesmo uma rabeca. É um instrumento inventado pelo violonista Paulinho Nogueira, ao qual Stenio dedica-se há mais de trinta anos criando composições, explorando afinações e todo o espectro acústico desse instrumento.

Há décadas Stenio acompanha a carreira do percussionista Dalga Larrondo em shows e concertos de "zarb" e outros solos performáticos em São Paulo. A afinidade entre os músicos fez com que os dois iniciassem neste ano uma pesquisa, fruto de encontros na sede da Cia. Tugudum. Agora, no Deguste, Stênio e Dalga apresentam ao público experiência sonoras com a Craviola, percussão vocal e zarb.

foto divulgação - Stenio Mendes
 Quanto à craviola, Stenio também explora o lado percussivo, evocando sons de tambores, aludindo cantos da África, do oriente médio, dos monges do Tibet, dos pastores da República de Tuva, Índia, Afeganistão, entre outras etnias. A percussão vocal cria o "ilusionismo sonoro", rumo à música espontânea, ao imprevisível. Sons que ora nos remetem a instrumentos como trompete, a vozes de coral, ou aos agudíssimos "overtones" ou "cantos harmônicos".

Mãos e Percussão Pra Quem Gosta
Ainda no campo das sonoridades, Dalga Larrondo também apresenta seu solo de música cênica "Mãos" (premiado no I Concurso Firestone de Música Criativa). A programação segue com a projeção de video do premiado espetáculo "Percussão pra Quem Gosta", (Valéria Franco e Dalga Larrondo), que originou a pesquisa de interação de linguagens e comicidade com as quais a Cia. Tugudum trabalha.

Humor
O humor também estará presente nas cores e traços dos cartoons e charges de Bira Dantas e Fabiano Carriero. Os trabalhos dos artistas ficarão em exposição no Espaço Tugudum até 28 de novembro.

Moda e culinária
Outra participação de destaque será a exposição da coleção verão 2011/2012 da confecção Chica Moreira. As criações estilísticas de Isabel Francisco poderão ser apreciadas e provadas. Vestidos, blusas, bolsas e outras peças da nova coleção poderão ser compradas durante o evento. Como sempre, o Deguste Tugudum contará com o bar, onde Christizi Portela serve receitas especiais, sucessos em outras edições do projeto, a partir das 20h.

O projeto Deguste Tugudum é produzido sem patrocínio pelos integrantes da Cia. Tugudum, desde 2010, promovendo na sede do grupo um rico intercambio artístico. Atualmente os integrantes aguardam o resultado final do edital ProCultura (governo federal), que permitirá a continuidade e realização do projeto em plenas condições.

0 opinaram

Postar um comentário

Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora