[Cinema] Casa do Lago tem programação dedicada à consciência negra

Postado por Juliana Maués sábado, 19 de novembro de 2011

De 21 a 25 de novembro, a programação de cinema da Casa do Lago (Unicamp) continua debatendo a consciência negra. Serão exibidos diariamente vários filmes pertinentes à temática. “Treino para a vida”, “Borboletas negras” e “Frente a frente com o inimigo” ganham duas sessões, sempre às 16h e 19h. Já “Ecos de Aruanda”, “Caminhos da Mantiqueira”, “E o vento levou” e “A cor do coração” terão apenas uma exibição, em horários variados.

Programação gratuita!

Sinopses e programação:

Treino para a vida
Dia 21/11 (seg) às 16h e 19h
Direção: Thomas Carter
Gênero: Drama
Duração: 136 min.
Sinopse: Richmond, Califórnia, 1999. O dono de uma loja de artigos esportivos, Ken Carter (Samuel L. Jackson), aceita ser o técnico de basquete de sua antiga escola, onde conseguiu recordes e que fica em uma área pobre da cidade. Para surpresa de muitos ele impõe um rígido regime, em que os alunos que queriam participar do time tinham de assinar um contrato que incluía um comportamento respeitoso, modo adequado de se vestir e ter boas notas em todas as matérias. A resistência inicial dos jovens acaba e o time sob o comando de Carter vai se tornando imbatível. Quando o comportamento do time fica muito abaixo do desejável Carter descobre que muitos dos seus jogadores estão tendo um desempenho muito fraco nas salas de aula. Assim Carter toma uma atitude que espanta o time, o colégio e a comunidade. 

Ecos de Aruanda – Um encontro entre religiosidade e conservação ambiental
Dia 22/11 (ter) às 18h30
Gênero: Documentário
“A umbanda é frequentemente associada à força dos orixás e às celebrações nos terreiros. O que nem sempre se destaca é sua forte ligação com a natureza, sendo comum em algumas regiões as oferendas dos rituais em áreas naturais. A prática é controversa, pois objetos como velas e alimentos, material que poderia trazer danos ao ambiente, são deixados para trás. Neste documentário, umbandistas, autoridades e pesquisadores contam suas experiências e analisam a questão. O resultado é uma reflexão sobre como é possível a integração entre homem e natureza resguardando dois patrimônios nacionais: o natural e o cultural”

Borboletas negras
Dia 23/11 (qua) às 16h e 19h
Direção: Paula van der Oest
Gênero: Drama
Duração: 100 min.
Ingrid Jonker (Carice von Houten) é uma jovem poeta que encontra a liberdade na escrita. Rejeitada pelo pai, que trabalha no regime do apartheid em plenos anos 60, ela sofre para encontrar uma casa e um amor. O reconhecimento como poeta vem quando Nelson Mandela, em seu primeiro discurso para o parlamento da África do Sul, em 1994, lê seu poema "A Criança que Foi Assassinada pelos Soldados de Nyanga". 


Caminhos da Mantiqueira
Dia 24/11 (qui) às 18h30
Gênero: documentário
Documentário de longa duração que percorre estradas, histórias e vidas em busca da identidade própria e única da Serra da Mantiqueira, apresentando com sensibilidade um pedaço relativamente desconhecido de muitos brasileiros, apesar de sua extrema importância para o país.




E o vento levou
Dia 25/11 (sex) às 11h45
Título original: Gone with the Wind
Direção: Victor Fleming
Gênero: Drama/ Guerra/ Romance
Duração: 238 min.
Sinopse: Narra a complicada vida de Scarlet O’Hara (Vivien Leigh), seus amores e desilusões em um período que tem a Guerra Civil Americana como pano de fundo. Clark Gable é Rett Butler, um vivido aventureiro que passa pela vida de Scartlet, em uma relação de amor e ódio marcada por conflitos já clássicos e cenas inesquecíveis de amor. Praticamente o inventor das telenovelas, devido aos conflitos constantes de emoções manifestadas e o romance como tema – não necessariamente por uma outra pessoa, e sim por uma causa, lugar ou qualquer outra coisa que se refira sentimentalmente ao personagem.

Frente a frente com o inimigo
Dia 25/11 (sex) às 16h e 19h
Sinopse: Enormes manifestações públicas desencadeiam uma onda de violência por toda a Africa do Sul. Uma verdadeira guerra civil esta prestes a romper, entre a minoria branca que governa e comanda o sistema de Apartheid e a maioria da população negra. A estabilidade do país não é a única ameaça, o interesse de inúmeras companhias estrangeiras está em jogo, especialmente a da Consolidated Gold. Comandada por um inglês, sua estratégia é simples: enviar em segredo o relações públicas da empresa Michael Young (Jonny Lee Miller) para espionar as conversas entre os rebeldes e os representantes das minorias brancas. Colocando sua integridade moral e física em risco, Young consegue envolver o líder do Congresso Nacional Africano, em uma trama de intrigas e mentiras forçando um renomado professor de filosofia, William Esterhuyse (William Hurt) a ajudar se infiltrando no circulo de amizades do líder do Congresso. Dispostos a tudo ambos os lados terão que buscar forças para lutar pela verdade e fazer a justiça prevalecer.

Da cor do coração
Dia 25/11 (sex) às 18h15
Direção: Aurélio Araújo
Gênero: Ficção
Duração: 9min 54seg.
Sinopse: “Da Cor do Coração” é o primeiro curta-metragem do diretor iniciante Aurélio Araújo. O filme foi feito como projeto de conclusão de curso de graduação em Midialogia, na Unicamp. Com roteiro escrito pelo próprio diretor, “Da Cor do Coração” conta a história de Luiz Henrique (Rafael Chichurra de Barros), um menino de 10 anos que não sabe por que vive se metendo em confusões por causa das cores. Ele come bananas verdes ao invés de amarelas e veste tênis cor-de-rosa achando que são pretos. Quando se desentende com sua namoradinha Gabi (Catharina Ribeiro de Oliveira Faria) por conta de uma mecha no cabelo dela que ele não consegue enxergar, desabafa com a mãe (Bruna Piccoli), que revela: Luiz Henrique é um daltônico. O curta é uma leve jornada da descoberta por uma criança desse jeito peculiar de ver o mundo até a aceitação pacífica dessa condição. “Da Cor do Coração” é um curta universitário independente, com produção de Marusha Marcello, fotografia de Anna Carvalho, casting feito por Vanessa Myho e trilha sonora de Sofia Betancor.

Texto e imagens: divulgação Casa do Lago
Mais informações aqui

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora