[Seminário] Tango: Ritual Urbano

Postado por Thaiza sábado, 25 de fevereiro de 2012

A Prof. Dra. Natacha Muriel López Gallucci e Lucas de Camargo Magalhaes vão apresentar um seminário sobre o Tango:

"Dançar Tango pode ser definido como um ritual urbano concebido nas margens do Río de La Plata, no começo do século XX, e espalhado pelo mundo até nossa contemporaneidade. Enquanto Patrimônio Imaterial da Humanidade, as técnicas corporais de criação e transmissão desta dança conformam um riquíssimo acervo cultural. Por tal motivo, e seguindo o critério da UNESCO, que alenta as comunidades para identificar, documentar, proteger, promover e revitalizar esse patrimônio, o objetivo do nosso Seminário é introduzir os participantes nos seus mistérios através da prática do tango-dança de maneira articulada com a sua história, isto é, dando ênfase à dança como um saber inclusivo e popular transmitido oralmente.

Imagem: Site da Casa do Lago
Serão abordados aspectos técnicos da corporeidade do tango a partir de movimentos básicos (células coreográficas originárias do tango) e da escuta da musicalidade ao dançar (tempo, contratempo, pausa, carência). Dentro do contexto e da metodologia de pesquisa própria desenvolvida pelos pesquisadores Natacha Muriel López Gallucci e Lucas de Camargo Magalhaes que visa desenvolver a improvisação partindo da percepção e da consciência desses movimentos. Os participantes poderão acessar assim informação básica (e não tão básica) acerca do papel social do tango e vivenciar esta experiência fascinante de criação."

+ sobre a dupla e o tema, nessa reportagem: 



Na próxima quinta (1/3), das 18h Às 19h30. Grátis!


Rua Érico Veríssimo, 1011 - Unicamp Barão Geraldo - Campinas - SP

Fonte: Espaço Cultural Casa do Lago

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora