De 02 a 26 de Novembro de 2009, Campinas terá no Centro de Convivência Cultural apresentações das 13 academias associadas à AMDC (Associação Movimento Dança Campinas) com o apoio da Prefeitura de Campinas. Serão 32 sessões dvididos entre espetáculos matinais, matinês e noturnos.
amdc.2006@bol.com.br
Rua Prof. Luís Cerqueira Monteiro, 32 - Ponte Preta
O projeto de contação de histórias continua em novembro, na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi. Tem também apresentação de um vídeo do Cocoricó. Se estiver por lá apareça, mas lembre-se que existem outras opções de lazer bem melhores que o shopping:
"Polêmicos e variados, os jogos virtuais são parte do lazer e aprendizado não só de crianças, mas também de adultos, em especial os baseados em software livre. Apesar de os jogos ainda serem algo recente no mundo dos Softwares Livres, alguns já fazem parte da história, como o jogo que iremos apresentar, o Secret Maryo Chronicles. Com instrutores do programa Internet Livre. Na sala da Internet Livre. 16 vagas".
Grátis!
Dia 1 de novembro (domingo), às 15h30min
Alguns podiam dizer que era esperado. Nós lamentamos - já vimos ótimos filmes no Paradiso, um espaço de resistência histórico em Campinas. O problema é estrutural. A cultura do centro não sobrevive além de alguns poucos bares - falta incentivo, estacionamento com custo viável, ambiente, segurança, pessoas na rua, e um sem número de fatores que motivem a volta ao centro. Ah, falta também vontade de não ir ver X-Men IV por 20 reais no Shopping.
Lembro ainda quando os grandes cinemas estavam todos próximos da Barão de Jaguara. Agora, como no resto do planeta, é Cineplex - cinema "contemplativo" e menos "cognitivo" como diria Tom Zé - vê-se o filme, vai-se pra casa. Sobrou a cinemateca do MIS; que resista forte! Esperamos que a mais bucólica sala de cinema de Campinas volte em breve. Segue a nota do pessoal do Paradiso, abaixo:
Tudo o que um sonho precisa, é de alguém que acredite que ele possa ser realizado.
Acreditamos no sonho de fazer um cinema de qualidade, conteúdo e sentimento durante esses 26 anos de existência.
Por sonhos em comum, o Paradiso nasceu...
Pelo despedaço dele, se finda.
Agradecemos de coração à todos os atores e coadjuvantes nesse ‘longa metragem’ de muitas esperanças e ânsias, mas de produção precária e recursos limitados.
Aos telespectadores, nosso muitíssimo obrigado!
Esperamos ressurgir como a fênix, em breve!
Após 26 anos de luta, encerraremos nossas atividades.
Depois de receber o Prêmio Jabuti de literatura pelo livro História e Cultura Africana e Afro-Brasileira (Barsa Planeta, 2008), o escritor e compositor Nei Lopes, um dos grandes criadores do samba, vem a Campinas para apresentar um show repleto de músicas autorais e antológicas. Na ocasião, o sambista será acompanhado pelo grupo de Negrito Campos, a partir das 21h30, no Tonico’s Boteco (Rua Barão de Jaguara, 1.373, Centro, 3236-1664).
Se ficar por aqui no feriadão, aproveite esta oficina que acontece no Sinpro, dia 31 de outubro (sábado), das 9 às 12 horas:
"A oficina de ilustração na literatura infantil busca contribuir na elaboração crítica da leitura de imagem, com enfoque nas ilustrações presentes nos livros destinados ao público infantil. Partindo da análise de produções nacionais, buscaremos compreender o livro e toda a sua potencialidade narrativa, contribuindo no aproveitamento da literatura infantil dentro do contexto da sala de aula e instigando o professor para o aprofundamento da leitura de imagem em sua potencialidade narrativa".
Hanna Araújo, pedagoga que desenvolve atividades nas áreas de ilustração, narrativas visuais e literatura infantil,.O e-mail para inscrição é: literat_infantil@sinprocampinas.org.br. Ao todo estão sendo oferecidas 30 vagas. A idade mínima para participar é 14 anos.
ilustração de Ziraldo
"O Projeto Canarinhos da Terra Unicamp/Petrobras lança nesta quarta-feira (28), às 15 e 20 horas, o Concerto de Primavera 2009, no Teatro Municipal de Paulínia. (Av. Pref. José Losano de Araújo 1551, Parque Brasil 500). Informações: 19-3249-0583".
Dia 29 de outubro às 18h e 20h
Programação gratuita e por ordem de chegada. Distribuição de ingresso a partir das 17h.
28 de outubro, 20h
Programação gratuita. Distribuição de ingressos uma hora antes de cada sessão.
No SESC, começa dia 3/11 um ciclo de filmes comemorando o Ano da França no Brasil:
Integrando a programacao do Ano da França no Brasil, o SESC apresenta a Mostra Cinema Contemporâneo Francês, com oito títulos de importantes diretores da atualidade, selecionados por Jean-Michel Frodon, critico, jornalista, e historiador de cinema da Cahiers du Cinema. Durante quatro semanas, serao apresentados dois títulos por dia.
A seleção completa, ou veja a lista e descrições no site do SESC.
O Último dos Loucos (Le Dernier des Fous)
Dia(s) 03/11 Terça, às 20h.
Povoado Number One (Bled Number One)
Dia(s) 03/11 Terça, às 18h.
A Esquiva (L´Esquive)
Dia(s) 10/11 Terça, 18h.
Assassinas (Meurtrières)
Dia(s) 10/11 Terça, às 20h.
A França (La France)
Dia(s) 17/11 Terça, às 18h.
Até Já (A Tout de Suite)
Dia(s) 17/11 Terça, às 20h.
De Volta à Normandia (Retour en Normandie)
Dia(s) 24/11 Terça, às 20h.
Tudo Perdoado (Tout Est Pardoneé)
Dia(s) 24/11 Terça, às 18h.
De 27 à 29 de outubro, das 19h às 22h.
Antecipado - até 27/10/2009 às 15h, via formulário no site da prefeitura que deve ser encaminhado para o endereço: cultura.cac@campinas.sp.gov.br
No local: 27/10/2009 até as 20h.
"Exibição de curtas-metragens e conversa sobre cinema de animação. Atividade comemorativa ao dia Internacional do cinema de animação. Atividade em parceria com a Associação Brasileira de Cinema de Animação e com o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. Na sala da Internet Livre. 16 vagas. Inscrições no local com 15 minutos de antecedência. Livre para todas as idades".
No SESC, dia 28 de outubro (quarta-feira), das 19h30min às 21h.
Grátis.
"Lançamento de Piquenique, décimo álbum do músico Ed Motta, traz de volta sua veia pop. Depois de 18 de anos de casados, Ed Motta e sua mulher, Edna Lopes, juntam as lapiseiras para uma aventura inédita para ambos: escrever letras. O álbum de Ed Motta, Piquenique trás narrativas de quadrinhos e cinema noir, humor e amor são temas de canções como Pé Na Jaca, Nicole Versus Cheng e A Turma da Pilantragem. Essa última, dueto de Ed Motta com a cantora Maria Rita. A exceção é a faixa Nefertiti, escrita por Rita Lee, compõe este CD e show, além de grandes sucessos de sua carreira. Galpão Leste".
$20 [inteira]
Data: 25/10/2009 (domingo)
Horário: Almoço das 12h às 15h
Samba até às 17h
Entrada: R$ 13 (antecipado)
R$ 17 (na porta)
foto: Aureluce Santos
"Pra Cantar a Batucada é um apanhado dos melhores arranjos da roda de samba do QCV. No repertório, compositores consagrados do Rio, São Paulo e Bahia como Adoniran, Chico Buarque, Cartola, Batatinha, Dorival Caymmi, Eduardo Gudin, João Nogueira, Paulo Cezar Pinheiro e Assis Valente. Área de Convivência".
Domingo, 25 de outubro, 15h30min
Grátis!
"A oficina envolve uma ampla gama de conceitos e práticas ecológicas que visam revisar a relação do homem com a natureza, tecendo um universo onde é possível a reconexão das pessoas com os ciclos naturais, despertando a curiosidade do individuo para o conhecimento. Serão abordados os temas “Consumo e alimentação saudável” e “Compostagem em casa”. Com Bruno Ricardo Marques Dutra, Marco Andrei Alves dos Santos e Lucas Berliner e Gabrielle Astier. 30 vagas. Inscrições na Central de Atendimento até dia 23. Sala de Oficinas – Galpão Leste".
Dia 24 de outubro (sábado), das 14h às 17h.
$10 [inteira]
"A proposta desta oficina é levar aos participantes recursos diferenciados encontrados em nosso cotidiano, partindo da narrativa oral, tornando-os ferramentas com a função de apresentar a todos um mundo imagético e ao mesmo tempo real com sons, cheiros, imagens, fazendo com que os participantes se reconheçam e reconheçam o contar historia e o fazer história como patrimônio cultural agregado a valores sociais, econômicos e culturais", diz Mairany Gabriel, produtora Cultural do Ponto de Cultura Sinpro. A oficina será ministrada pela pedagoga Simone Campana, contadora de histórias formada pela Editora Adonis. Serão oferecidas 30 vagas para esta oficina. Inscrições somente pelo e-mail: contarhistorias@sinprocampinas.org.br".
O humano descartável - Eugênio Bucci
"É o humano descartável diante de processos que evoluíram a partir dele e o ultrapassarão? Na cultura pop, sempre houve hipóteses especuladas pelos subgêneros – como a ficção científica, ou mesmo o terror –, que tratam o homem como coadjuvante de sua própria história. É inquietante ver que elas encontram ressonância em modismos majoritariamente aceitos hoje, como a mania de se explicar tudo pelo DNA ou o endeusamento da tecnologia. O que, e quando, o homem perdeu, que o dilui hoje na condição de um bicho virtual?".
Eugênio Bucci, jornalista, é professor de graduação e pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes da USP. Integra o Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura de São Paulo). Escreve quinzenalmente para o jornal O Estado de S. Paulo e para o site Observatório da Imprensa. É autor de Sobre Ética e Imprensa (São Paulo: Companhia das Letras, 2000), Videologias (São Paulo: Boitempo, 2004, em parceria com Maria Rita Kehl), Em Brasília, 19 horas (Rio de Janeiro: Editora Record, 2008), A Imprensa e o Dever da Liberdade (São Paulo: Editora Contexto, 2009), entre outros livros. Foi editor da revista Teoria e Debate. Na Editora Abril, foi diretor de redação de revistas mensais e Secretário Editorial. Presidiu a Radiobrás de janeiro de 2003 até abril de 2007. Foi colunista de vários veículos jornalísticos, entre eles O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, Veja e Folha de São Paulo
Dia 23 de outubro às 19h
Programação gratuita e por ordem de chegada a partir das 18h.
Vai ser na Puccamp e é de graça. Dias 20, 21, 22 e 23 de outubro. O Campus Central da PUC-Campinas fica na Rua Marechal Deodoro, 1099.
..........
Dia 20/10, 19h, rola o Trio Arsmusicalis: piano, viola e clarineta. Tó o link pro blog dos caras: http://arsmusicalis.blogspot.com/ - tem uns links lá pra vídeos no youTube.
..........
Dia 21/10, 19h, tem o Grupo de Música de Câmara do CCA da Puccamp (CCA é Centro de Cultura e Arte. É quem está promovendo o evento). A julgar por este site, parece que é um grupo formado por "alunos da PUC das mais variadas áreas, podendo ter a participação de funcionários e músicos da comunidade".
..........
Dia 22/10, às 20h30, apresenta-se a Camerata da Orquestra Comunitária da Unicamp. Ó o site deles: http://www.amocamp.org.br/home.php
..........
Dia 23/10, às 19h: Cantores Líricos da ABAL (Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos de Campinas), que até onde tive paciência de procurar, parece não ter um web site.
"NO BURACO" é o primeiro espetáculo do Centro Teatral e Etc e Tal totalmente sem palavras; através da técnica da mímica, os atores Alvaro Assad, Marcio Moura e Melissa Teles-Lôbo encenam diferentes pantomimas atrás de um biombo de um metro de altura por seis metros de comprimento. A técnica ilusória de biombos é apresentada pela primeira vez em um espetáculo inteiro do grupo, aprofundando a pesquisa iniciada na primeira montagem do Etc e Tal, o espetáculo Fulano&Sicrano. Com virtuosismo e domínio técnico os atores propiciam aos espectadores um hilariante passeio por diversas situações no "imenso buraco criado no palco", onde não podem ver a totalidade do corpo dos intérpretes a audiência imagina que os mesmos flutuam, cavalgam, caem... Mesmo sem palavras o silêncio não impera e o Etc e Tal ultrapassa a barreira da língua para se fazer entender, e rir , em qualquer lugar do mundo! O espetáculo "NO BURACO" foi agraciado com o Prêmio FATE-RJ 2004, no X Newcomershow-Leipzig/Alemanha 2006 e recentemente com o Prêmio Funarte Carequinha 2009".
21 de outubro, quarta, às 20h
Programação gratuita. Distribuição de ingressos uma hora antes de cada sessão.
Pessoal, mais algumas apresentações da Sinfônica no Centro de Convivência. Lembrando que no dia 24 tem ensaio geral e a entrada é 1 Kg de alimento.
OUTUBRO 24 e 25
MOZART: Serenata nº 10, em si bemol maior, K.361, “Gran Partita”
BRAMS: Sinfonia nº 4, em mi menor, op. 98
Carlos Prazeres, regente
OUTUBRO 31 e NOVEMBRO 1
MENDELSSOHN: Abertura As grutas de Fingal, op.26
RIMSKY-KORSAKOV – Concerto para trombone e Orquestra
Wilson Dias, trombone
MENDELSSOHN: Die erste Walpurgsnacht, op. 60, para solistas, coro e orquestra
Carolina Faria, Eric Herrero e Homero Velho, cantores
Coral Universitário Mackenzie
Parcival Módolo, regente
Mais informações no site: www.osmc.com.br
O porquê ele não sabia informar, e até agora não encontrei nada na net.
Tentaremos semana que vem então, né!
Sobre o porquê do cancelamento não encontrei nada - se alguém achar, avise-nos- mas achei uma notícia com a data nova (clicaqui).
Vai rolar com Karla Bessa, historiadora e pesquisadora do Pagu que, entre outras pesquisas, está envolvida em um projeto sobre 'Circuitos cinematográficos: imagens, movimento e duração constituintes da sexualidade e das políticas de gênero na atualidade', mostra que dá um caldo a discussão.
Sobre o filme, um breve comentário do site Boca Do Inferno dá um crédito ao filme, tirando a idéia do vampiresco 'à la' muito dente e muito sangue, e fala que "um bom filme de terror nem sempre é aquele onde o diabo aparece pessoalmente. E irei mais longe ainda afirmando que os bons filmes de vampiros nem sempre são aqueles onde os caninos afiados são exibidos explicitamente, se bem que cada gênero e estilo possuem sua grandeza própria independente de crítica", que é o caso do Fome de Viver.
Pra quem não sabe o que é o Pagu: "o Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, da Universidade Estadual de Campinas, é um centro interdisciplinar de pesquisa voltado para a produção e disseminação do conhecimento em torno da problemática de gênero".
Ressaltando: a exibição vai acontecer no dia 21, quarta-feira às 14h, no auditório do IFCH que fica na Unicamp.
Dia: 19/10/2009 (segunda-feira)
Horário: 12h30
Local: Auditório do Instituto de Artes - UNICAMP
M. Giuliani Ramillete de mis flores preferidas - El Clavel
H.V.Lobos Mazurca-Choro
violão: Ana Lis de Nóbrega Marum
A.Barrios Choro da Saudade
violão: Diogo Oliveira
H.Villa-Lobos Estudo nº8
J.Rodrigo En los trigales
violão: Claryssa de Pádua Morais
J.S.Bach Passagio e Presto (Suíte BWV 996)
F.Sor Sonata Op.15
violão: Stephen Coffey Bolis
William Byrd Pavana e Galharda
D.Buxtehude Sarabande
MST Câmara Trio (violões: Márcio de Araújo, Saulo Battibugli e Tarcísio Hernandes)
J.S.Bach Prelúdio e Fuga (Suíte BWV 997)
F.Sor Grande Sonata Op.22 (I-Allegro)
L.Brouwer Elogio de la Danza
violão: Bruno Madeira
O baile Dance Mais é uma atividade realizada por meio do Programa Viva Mais da Prefeitura de Campinas que será realizado nessa sexta-feira.
O programa Viva Mais visa a integração da população idosa do município de forma intergeracional, para atender diversas faixas etárias num mesmo espaço físico, nas cinco macrorregiões da cidade.
O projeto foi desenvolvido intersetorialmente pelas secretarias municipais de Cidadania, Assistência e Inclusão Social; Saúde; Esporte e Lazer; Cultura; Educação; Comércio, Indústria, Serviços e Turismo; Transportes e Meio Ambiente. Todo esse processo foi acompanhado pela Coordenadoria Especial do Idoso, que é o órgão interlocutor e avaliador das atividades propostas.
São oferecidas várias atividades nos cinco Polos de Referência, durante o expediente público, tanto nas áreas de Esporte e Lazer, Cultura, Turismo e Meio Ambiente como com as políticas de Saúde, Assistência Social, Educação e Transporte.
Para saber mais, basta ligar no (19) 2116-0724.
Mais informações
Programação:
Clube Municipal João Carlos de Oliveira - Vila Padre Anchieta
16 de outubro (sexta-feira)
13 de novembro (sexta-feira)
10 de dezembro (sexta-feira)
Parque das Águas –Parque Jambeiro
23 de outubro (sexta-feira)
20 de novembro (sexta-feira)
11 de dezembro (sexta-feira)
Praça de Esportes Tancredo Neves - Jardim Campos Elíseos
29 de outubro (sexta-feira)
26 de novembro (sexta-feira)
17 de dezembro (sexta-feira)
Centro Esportivo dos Trabalhadores “Brasil Oliveira” - Vila Padre Manoel de Nóbrega
30 de outubro (sexta-feira)
27 de novembro (sexta-feira)
18 de dezembro (sexta-feira)
Centro de Vivencia dos Idosos – Lagoa do Taquaral
6 de novembro (sexta-feira)
4 de dezembro (sexta-feira)
"A vida na Terra foi construída ao longo de bilhões de anos mas em poucas décadas o equilíbrio foi rompido pelas ações humanas. Agora a humanidade tem pouco tempo para buscar um novo olhar sobre si mesma e sua relação com os recursos naturais e a diversidade de vida no planeta. Esta é a mensagem central do filme “Home”, de Yann Arthus-Bertrand, que será exibido dia 19 de outubro, a partir das 19 horas, no auditório da CPFL Cultura, em Campinas, em realização da Aliança Francesa de Campinas. Após a exibição será promovido um debate com convidados especiais sob mediação do jornalista José Pedro Martins. “Home” é um grito de alerta sobre as ameaças à vida na Terra, apresentado sob a forma de belíssimas imagens, em alta definição, de mais de 50 países. Apesar das fortes advertências sobre os riscos globais, o longa-metragem, produzido por Luc Besson, tem mensagem otimista, centrada na possibilidade de ações coletivas e na mudança de estilos de vida".
Giselda Person: bióloga, consultora, realiza levantamentos de fauna silvestre, presidente do Conselho Gestor da área de proteção Ambiental (APA) de Campinas (Congeapa), faz consultoria para “Terra da Gente” da EPTV-Campinas.
Dionete Santin: agrônoma pela Esalq-USP, com mestrado e doutorado em Botânica pela Unicamp, pesquisadora do Núcleo de Estudos Ambientais (Nepam) da Unicamp, mapeou de forma pioneira as áreas verdes do município (trabalho que está sendo atualizado em parceira com a prefeitura de Campinas) e responsável pelo tema “Botânica” do Parque Botânico em implantação em Campinas.
Mediador:
José Pedro Martins: jornalista e escritor, autor de “Terra Cantada – Uma História da Sustentabilidade” entre outros livros em meio ambiente, questões sociais e historia, colunista do Correio Popular, Prêmio Ethos de Jornalismo, consultor de comunicação do Instituto Arcor Brasil.
Dia 19 de outubro às 19h
Programação gratuita e por ordem de chegada a partir das 18h30
Valeu pelo e-mail Vivian!
A exposição vai até domingo (18 de outubro), das 9h30min às 16h30min no Centro de Conviência Cultural Carlos Gomes. Depois ela vai para o Paço Municipal, entre os dias 19 e 23 de outubro. Grátis!
Tenho a sensação de que as exposições ferroviárias tem alguma coisa a ver com o tão falado trem-bala Rio-Campinas, não? Veja um problema aqui e os comentários nesse aqui.
foto: Sérgio Cabral visitando o trem-bala coreano, que ganhou a licitação para ser implantado no Brasil.
Por quê esta discussão é importante? A centralização dos meios de comunicação está intimamente ligada ao poder sócio-econômico. Ligue a TV ou o rádio e perceba a berrante uniformidade que deprecia a cultura, num cartel que trata o espectador como idiota. A conferência, que inicia-se nas cidades passando depois para os planos estaduais e nacional, objetiva mostrar ao grande público que o direito à informação não pode ficar nas mãos de poucas pessoas, pois acabam se tornando uma das grandes formas de manobra e ilusão coletiva. Um ótimo site para acompanhar discussões correlatas é o Observatório da Imprensa. No Carta Maior saiu uma nota sobre a pressão do Grupo Abril sobre o jornalista Luis Nassif, depois que o mesmo montou um dossiê sobre a Veja. Isso não saiu no Jornal da Globo, né?
Tema nacional: "Comunicação: meios para construção de direitos e de cidadania na era digital”
Dia 16 de outubro – sexta-feira
das 17h às 19h – Credenciamento
19h – Abertura solene
Dia 17 de outubro – sábado
das 8h às 10h – Credenciamento
9h às 10h30 - Exposição dos eixos temáticos
11h às 12h30 - Discussões em grupo
12h30 às 14h – Almoço
14h às 15h - Discussão em grupo
15h30 às 17h- Apresentação do relatório dos grupos
17h - Indicação dos representantes municipais para a conferência estadual
Do dia 20-23/10 uma série de filmes dedicados aos vampiros acontece na Casa do Lago (acho que a TV à cabo também está fazendo esta dedicatória...). Sempre em duas sessões grátis as 16:00 e 19:00hs na UNICAMP.
"O produtor alemão Tobias Lutzenkirchen é hoje um dos nomes mais requisitados na nova cena alemã, e consagrou-se com hits nos topos das paradas, uma mistura irresístivel de electro com techno, uma série de produções por selos respeitados como Great Stuff e Pandora Electronica, parcerias como Tomcraft e John Acquaviva e sets animadíssimos cheios de boa música e grande presença e carisma".
17 de outubro - 23h (o cara entra por volta das 2h)
$30 (entrada e ganhe o convite Festa Divinorium)
$20 (lista)
Enviar nomes para lista@clubekraft.com.br ou através do fone 19 3242-6356
(lista válida até as 2h30min, lembre-se da fila!!!)
Os ingressos estão sendo vendidos na própria loja e no Bar do Zé, a R$25,00.
Mais uma Roda de Jongo na Casa de Cultura Fazenda Roseira, no dia 18 de outubro a partir das 15h. As rodas são abertas ao público.
Foto: tambor caxambú
Cultura em Campinas
View Campinas in a larger map