Paradinha MIS: Maria Bethânia

Postado por Thaiza terça-feira, 30 de novembro de 2010

Dê aquela paradinha no meio da semana pra bater um papo e curtir um vinil na vitrola, nessa quinta (2/12), a partir das 17h30 no MIS, audição comentada de LPs:

Maria Bethânia

"Chamada carinhosamente de Minha Rainha  pelo Rei Roberto Carlos, Maria Bethânia revolucionou a forma de se fazer espetáculos no Brasil, intercalando músicas com poemas de Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes , Clarice Lispector, Guimarães Rosa e outros, criando um estilo próprio lembrando peças teatrais.

Mais que uma cantora, uma intérprete com status de autora, transforma as músicas escolhidas para seu repertório com uma propriedade e apropriação que sacralizam seu canto.

Desde seu primeiro sucesso, a canção de protesto Carcará, sua estréia profissional em 1965, quando substituiu a cantora Nara Leão no espetáculo Opinião, seus espetáculos sempre estiveram entre os mais importantes da história da música popular brasileira, como Arena canta Bahia e Tempo de guerra, ambos dirigidos por Augusto Boal, também competindo em festivais.

Foi idealizadora do grupo Doces Bárbaros (típica banda hippie dos anos 70), onde era um dos vocais, e lançou um disco ao vivo homônimo juntamente com os colegas Gal Costa, Caetano Veloso e Gilberto Gil, LP considerado uma obra-prima.

Envolta a muitos prêmios e parceirias, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Jobim, Noel Rosa, Gonzaguinha, Roberto Carlos, Vinícius de Moraes, Roberto Mendes, Jorge Portugal e Milton Nascimento, são os compositores com maior número de interpretações na sua voz e seu trabalho continua nessa trajetória mágica- majestosa que desenvolveu ao longo de sua brilhante carreira.

Participe! Você pode trazer seus LPs de Bethânia para compartilhar conosco!!!"

Grátis!

MIS - Museu da Imagem e do Som de Campinas
Rua Regente Feijó, 859 - Centro - Campinas/SP
Maiores informações: (19) 3733 8800


Bookmark and Share

2 opinaram

  1. Absinto Muito comentou:
  2. Gostaríamos que conhecesse o nosso blog. Achamos que vai gostar! Um abraço!
    http://absintomuitorock.blogspot.com/

     
  3. Carla comentou:
  4. Ah, coisas bem legais no seu blog!

     

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora