Cine na Casa do Lago: Mulheres

Postado por Thaiza domingo, 13 de março de 2011

A mulher é fio condutor do cine na Casa do Lago dessa semana. Tiro o chapéu para a escolha dos filmes, que abordam diferentes épocas e contextos, um balaio do bom! As sessões são sempre às 16h e 19h, grátis! Espia só:

14/03 (seg): Desde que Otar Partiu (Depuis qu'Otar Est Parti, Julie Bertucelli, França, 2003, 103')
Três mulheres de diferentes gerações vivem em um mesmo apartamento em Tbilissi, capital da Geórgia. A primeira é a matriarca Eka (Esther Gorintin), que anseia que seu filho Otar, médico que saiu do país para trabalhar como operário em Paris, volte para casa. A segunda é sua filha Marina (Nino Khomasuridze), que se ressente do amor de sua mãe pelo filho. A terceira é Ada (Dinara Drukarova), filha de Marina, uma jovem rebelde que deseja uma vida mais agitada. Quando um amigo de Otar surge com uma notícia, Marina e Ada precisam decidir se dão esta notícia a Eka.


15/03 (ter): A Excentrica Familia de Antonia (Antonia´s  Line, Marleen Gorris, Países Baixos, 1995, 102')
Definido como uma celebração da vida e da morte, esta co-produção entre Holanda, Bélgica e Inglaterra ganhadora do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro vai além ao contar a história de uma encantadora geração de mulheres. Comandada por Antonia, a saga familiar atravessa três gerações, falando de força, de beleza e de escolhas que desafiam o tempo. Nesse universo conhecemos curiosos personagens, como o filósofo pessimista, a netinha superdotada, a filha lésbica, a avó louca, o padre herege, a amiga que adora procriar, a vizinha que sofre abusos sexuais e os muitos amigos que são acolhidos por sua generosidade.


16/03 (qua): A História Oficial (La Historia Oficial, Luis Puezo, Argentina, 1985, 112')
Sinopse: Na Buenos Aires dos anos 80, um casal tem uma vida tranqüila com a filha adotiva, mas a esposa passa a questionar o regime argentino após o reencontro com uma velha amiga recém-chegada do exílio. 
Oscar melhor filme estrangeiro (o primeiro da América Latina a ganhar esse prêmio, o segundo foi o Segredo dos seus Olhos)


17/03 (qui) Noivas (Nyfes/ Brides, Pantelis Voulga, Grécia, 2004, 128' )
Sinopse: Noiva por correspondência, uma das 700 que se encontram a bordo do SS King Alexander, que se apaixona por um fotógrafo Americano. Ela está a caminho para conhecer seu marido. Ele retorna para um casamento fracassado...Sem expectativa de uma boa vida em seus países de origem, muitas jovens são negociadas pelos próprios pais para se casarem com imigrantes solteiros da América, que não querem se envolver com mulheres de culturas diferentes. O ano é 1922, e o navio SS King Alexander parte rumo aos Estados Unidos com 700 Noivas a bordo, entre elas, Niki Douka.



18/03 (sex) Simplesmente Martha (Mostly Martha, Sandra Nettelbeck, Alemanha, 2001, 105')
Sinopse: Martha (Martina Gedeck), com seu modo charmoso e obsessivo, cria verdadeiras obras de arte cozinhando num pequeno restaurante em Hamburgo. Apesar disso, seu cotidiano é monótono. Martha é muito introvertida e praticamente não possui vida própria, dedicando-se totalmente ao trabalho. Tudo isso muda quando sua irmã morre em um acidente, fazendo com que ela tenha de cuidar de Lina (Maxine Foerste), sua sobrinha de oito anos. É quando aparece Mario (Sergio Castellito), um extrovertido cozinheiro italiano que consegue trazer um pouco de alegria para as duas. No momento em que Martha e Mario começam um romance, o pai de Lina, que há muito tempo estava desaparecido, surge querendo levá-la para a Itália.

A Casa do Lago fica na Unicamp, Barão Geraldo.

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora