[Cinema] Festival SESC Melhores Filmes!

Postado por Thaiza terça-feira, 3 de abril de 2012

A 38ª edição do Festival SESC Melhores Filmes acontece de 4 a 19 de abril em São Paulo e em mais 16 cidades do interior. Em Campinas as exibições acontecem em parceria com o Cine Topázio e são gratuitas para comerciários

"O SESC dá início no dia 4 abril ao Festival SESC Melhores Filmes, no CineSESC, com a cerimônia de abertura da 38ª edição do evento. Nessa noite, serão entregues os prêmios aos vencedores nas categorias de melhor filme, documentário, ator, atriz, direção, roteiro e fotografia para os filmes brasileiros e melhor filme, direção, ator e atriz para os filmes estrangeiros, eleitos por público e crítica entre os filmes que chegaram aos cinemas paulistanos ao longo do ano de 2011. Além da premiação, a abertura do festival terá a exibição de um longa-metragem brasileiro, inédito, Girimunho.

Nessa edição, a cidade de Campinas conta com uma parceria importante, o Cine Topázio, no Shopping Prado, onde ocorrerão todas as exibições, incluindo a exibição do longa-metragem brasileiro inédito, que será transmitido simultaneamente com a cerimônia de abertura do festival em São Paulo. Os demais filmes serão exibidos de 11 a 19 do mesmo mês.



+ INFO sobre o Festival:

Criado em 1974, é o primeiro festival de cinema da cidade de São Paulo e oferece ao público a oportunidade de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas telas da cidade no ano anterior, que são escolhidos democraticamente por meio de votação de público e crítica.

Os filmes que participam da votação em 2012 são aqueles lançados nas salas de cinema de São Paulo durante o ano de 2011. Em 37 anos de realização, o Festival SESC Melhores Filmes já exibiu centenas de longas-metragens brasileiros e estrangeiros. Na edição 2010, o festival inovou ao ser o primeiro evento do gênero a disponibilizar sua programação com serviços de audiodescrição, que possibilitam o acesso aos deficientes visuais, e auditivos, com legendagem open caption, recursos que serão oferecidos em todos os filmes da grade deste ano no CineSESC."


Cinema bom, diversificado e barato! Opção batuta pra ver o que passou batido e rever o que vale a pena ver de novo! Aproveitando a deixa, o Cine Topázio merece menção especial: é o único cinema que restou voltado para o circuito alternativo (além dos cineclubes). Espaço aconchegante, com circuito sempre atualizado e funcionários receptivos. O ato de ir ao cinema ultrapassa o entretenimento fácil e torna-se uma agradável experiência cultural.

Confira a programação campineira:

4/4 (qua) às 19h30: Filme Inédito Girimunho

Brasil, 2011. Direção: Clarissa Campolina, Helvécio Marins Jr.
No sertão mineiro, onde o tempo parece andar ao ritmo do rio, duas senhoras acompanham o girar do redemoinho. Bastú acaba de perder o marido Feliciano e sem choro busca abrigo nos sinais do dia a dia e em suas lembranças. Mas é na liberdade dos sonhos e nas novidades trazidas pelos netos que ela faz sua própria transformação. Maria carrega em seu tambor a alegria e força de seu povo. Seu batuque ecoa os sons de outros lugares e marca a presença daquilo que não pode morrer. Neste universo onde a tradição é surpreeendida pela novidade e a realidade pela invenção, pequenos movimentos podem fantasiar o correr da vida.

Girimunho

11/4 (qua) 

16h: O palhaço
Brasil, 2011. Direção: Selton Mello
Benjamin trabalha no circo Esperança junto com seu pai Valdemar, formando a dupla de palhaços Pangaré &Puro Sangue. Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e assim, volta e meia, pensa em abandonar o circo. Seu pai e amigos lamentam o que está acontecendo com o companheiro, mas entendem que ele precisa encontrar seu caminho, a sua identidade.

18h: Bróder
Brasil, 2011. Direção: Jefferson De.
Macu, Jaiminho e Pibe são grandes amigos que cresceram juntos na periferia de São Paulo. Após cada um crescer e tomar um rumo diferente na vida, o trio acaba se reencontrando na periferia para uma festa de Macu, e passa por experiências interessantes que remetem às suas raízes.

20h: Melancolia
Alemanha, Dinamarca, França, Itália, Suécia, 2011. Direção: Lars von Trier.
Um planeta chamado Melancolia está prestes a colidir com a Terra, ameaçando destrui-la por completo. Em meio a esse evento, Justine está prestes a se casar, mas está passando por uma crise severa de depressão.

12/04 (qui)

16h: Riscado
Brasil, 2010. Direção: Gustavo Pizzi
Bianca é uma atriz cuja carreira ainda não deslanchou, e que imita grandes divas do cinema em eventos para sobreviver. Após conseguir o papel principal em uma produção internacional, Bianca tem um golpe de sorte quando o diretor decide transformar a personagem principal em uma versão de Bianca.

18h: As canções
Brasil, 2011. Direção: Eduardo Coutinho.
Documentário que registra homens e mulheres cantando canções que mudaram as suas vidas, mostrando grandes nomes do cancioneiro brasileiro e expondo como vida e arte estão intrinsecamente ligadas.

20h: Bahêa minha vida
Brasil, 2011. Direção: Marcio Cavalcante.
O filme fala sobre o Esporte Clube Bahia e tudo que ele envolve: a paixão da torcida, sonhos e vida, muitas vidas, expressas em alegrias e lágrimas, em gritos e silêncios, em desencantos e euforias.

13/04 (sex)

16h: Lola
Filipinas, França, 2009. Direção: Brillante Mendoza
O neto de Sepa foi assassinado por Mateo, neto de Puring, preso aguardando julgamento. O crime faz com que as duas avós se encontrem no tribunal, cada uma defendendo o seu lado. Enquanto Sepa deseja que Mateo cumpra sua pena na prisão, Puring deseja encontrar um meio de salvar o neto. Para tanto se vê disposta a fazer um acordo com Sepa, para que ela retire a acusação contra Mateo.

18h: O garoto de bicicleta 
Bélgica, França, Itália, 2011. Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne.
Cyril Catoul tem 11 anos de idade e um objetivo: encontrar o pai, que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, a administradora de um salão de cabeleireiro, que permite que o garoto passe os fins de semana com ela. Entretanto, Cyril não consegue reconhecer o carinho com o qual é tratado por Samantha, graças à raiva que sente por ter sido abandonado pelo pai.

20h: Saturno em Oposição
França, Itália, Turquia, 2007. Direção: Ferzan Ozpetek
Um grupo de amigos que viveram a juventude nos anos 80 e 90 estão à beira dos quarenta, e tiram as contas sobre o sentido de tal amizade, dos seus romances e de suas vidas.

14/04 (sáb)

16h: Um gato em Paris
Bélgica, França, Holanda, Suíça, 2010. Direção: Jean-Loup Felicioli, Alain Gagnol.
Dino é um gato que divide a vida entre duas casas. Durante o dia ele fica ao lado de Zoé, a filha de Jeanne, que é delegada de polícia. à noite ele acompanha Nico, um ladrão de grandes habilidades que perambula pelos tetos de Paris em busca de novos roubos. Jeanne investiga vários roubos de joias e ainda precisa proteger o Colosso de Nairóbi, um monumento famoso cobiçado por Victor Costa. Dino é testemunha de tudo o que acontece com seus dois donos e, por causa disto, vive várias aventuras.

18h: Rock Brasilia- A Era De Ouro
Brasil, 2011. Direção: Vladimir Carvalho
Com imagens de arquivo, filmadas por Vladimir Carvalho desde o fim dos anos 1970, o documentário encerra uma trilogia sobre a construção cultural e ideológica da capital federal. Traz as bandas de Brasília – Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude – que fizeram a trajetória clássica do herói: vencer empecilhos e ir atrás de um grande desafio que era a conquista de um lugar na cultural nacional.

20h: Medianeras
Martin está sozinho, passa por um momento de depressão e não se conforma com a maneira com que a cidade de Buenos Aires cresceu e foi construída. Como trabalha de casa, pouco sai e fica o tempo todo conectado na internet. É através dela que conhece Mariana, aficcionada por chats. Eles iniciam um relacionamento virtual, sem saber que moram na mesma quadra.

15/04 (dom)

16h: O Mágico
França, Inglaterra, 2010. Direção: Sylvain Chomet.
A história de um artista que está em decadência, cuja fase de glória está sendo roubada por estrelas emergentes do rock. Forçado a aceitar tarefas cada vez mais obscuras, como se apresentar em bares falidos e festas no jardim, ele conhece uma jovem fã que muda sua vida para sempre.

18h: Triângulo Amoroso
Alemanha, 2011. Direção: Tom Tykwer.
Casal de meia-idade que vive em Berlim entra em crise: ele descobre que tem câncer, ela conhece um geneticista atraente.

20h: Poesia
Coreia do Sul, 2010. Direção: Lee Chang-dong.
Mija vive com seu neto em uma cidade perto do rio Han. Ela adora se vestir de forma excêntrica, sendo também questionadora e inquieta. Seu novo desejo é aprender a fazer poesia, o que a leva em um curso especializado em um centro cultural perto de sua casa. O curso faz com que apure sua observação do cotidiano, de forma a ter inspiração para os seus versos. Paralelamente, ela precisa lidar com uma confusão causada por seu neto, que faz com que tenha que conseguir uma alta quantia de dinheiro em pouco tempo.

Dia 16 (seg)
16h: Diário de uma Busca
Brasil, França, 2010. Direção: Flávia Castro.
A partir da morte misteriosa do pai, o ex-jornalista e militante político Celso Gay de Castro, a diretora Flávia Castro reconstituiu a biografia dele e a sua própria, remontando as peças de uma infância atípica, passada no exílio, entre o Chile, a Argentina e a França.

18h: Estamos Juntos
Brasil, 2011. Direção: Toni Venturi.
Carmem é uma médica jovem e talentosa que tem uma vida independente na agitada cidade de São Paulo ao lado de seu divertido amigo DJ Murilo. Após envolver-se com uma comunidade de moradores sem teto, Carmem se descobre doente. Então, a sua rotina muda e ela passa a relacionar-se cada vez mais com um enigmático homem, ao mesmo tempo em que se entrega a uma intensa paixão com o impetuoso músico Juan.

20h: Cópia Fiel
França, Irã, Itália, 2010. Direção: Abbas Kiarostami.
James Miller é um filósofo inglês que vai a uma pequena cidade da Toscana apresentar seu livro sobre o valor da cópia na arte. Chegando lá, encontra a francesa Elle, dona de uma galeria de arte há muitos anos, que vive com seu filho pré-adolescente. Eles passam a tarde juntos. Ao mesmo tempo em que vão se conhecendo, começam a desenvolver um complexo jogo de interpretação de personagens.

17/04 (ter)

16h: Cisne Negro
EUA, 2010. Direção: Darren Aronofsky.
Nina é bailarina numa companha de balé em Nova York e cuja vida é consumida pela dança. Ela vive com sua mãe, a bailarina aposentada Erica, que apóia totalmente as prentensões profissionais da filha. Ambiciosa, Nina pretende conseguir o papel principal na montagem do clássico “O Lago dos Cisnes”. É quando o diretor Thomas Leroy decide substituir sua estrela Beth MacIntyre e colocar Nina em seu lugar. Mas eis que surge na companhia de dança a jovem Lily, que também impressiona Leroy. Para o diretor, Nina representa perfeitamente a inocência e a graça do Cisne Branco, enquanto Lily tem a astúcia e a sensualidade do Cisne Negro. A rivalidade entre elas se estabelece, numa relação que está no limiar do amor e do ódio.

18h20: Trabalhar Cansa
Brasil, 2011. Direção: Marco Dutra, Juliana Rojas.
Helena, dona-de-casa, está realizando um antigo sonho: abrir um pequeno negócio. Ela aluga um
estabelecimento abandonado e inicia a montagem de um mini mercado. Quando Otávio, seu marido, perde subitamente o cargo como executivo em uma grande corretora, tem início um processo de desestabilização da família. Ao mesmo tempo, Helena enfrenta problemas no mercado: produtos desaparecem e um estranho odor impregna o local. A mancha na parede cresce a cada dia, ganhando um aspecto assustador. O ambiente do mercado parece tomar vida, num clima de perturbação constante que afeta o comportamento das pessoas presentes, principalmente de Helena e sua família.

20h20: Homens e Deuses
França, 2010. Direção: Xavier Beauvois.
Há anos morando num mosteiro, na Cordilheira do Atlas, na Argélia, um grupo de monges franceses passa a ser ameaçado de morte diante da explosão do fundamentalismo islâmico no país, na década de 90.

18/04 (qua)

16h: Bruna Surfistinha
Brasil, 2011. Direção: Marcus Baldini.
Raquel era uma jovem da classe média paulistana, que estudava num colégio tradicional da cidade. Um dia ela tomou uma decisão surpreendente:tornar-se garota de programa. Com o de Bruna Surfistinha, Raquel viveu diversas experiências “profissionais” e ganhou destaque nacional ao contar suas aventuras sexuais e afetivas num blog, transformado em livro e bestseller.

18h20: A pele que habito
Espanha, 2011. Direção: Pedro Almodóvar.
Adaptação do romance "Mygale", de Thierry Jonquet. Drama de vingança e terror, conta a história de um cirurgião plástico que, após a morte trágica da esposa num incêndio, tenta fabricar uma pele perfeita capaz de resistir a dor e a queimaduras, em meio a vingança pela morte de sua única filha, uma jovem com deficiências cognitivas.

20h20: Um Conto Chinês
Argentina, Espanha, 2011. Direção: Sebastián Borensztein.
Buenos Aires. Roberto é um veterano da Guerra das Malvinas e o mal humor em pessoa. Cheio de manias, ele é dono de uma loja de ferragens, onde também mora e curte sua solidão. Até o dia em que resolve ajudar o Jun e sua vida vira de cabeça para baixo. Afinal, um não sabe falar a língua do outro e enquanto o chinês está sozinho num país estranho, o argentino só quer recuperar sua amada tranquilidade. Será que ele vai conseguir?

19/04 (qui)

16h: Feliz que a minha mãe esteja viva
França, 2009. Direção: Claude Miller, Nathan Miller.
Quando adolescente, Julie abandonou seus dois filhos, um com quatro anos e o outro ainda bebê. Adotados por um casal, o irmão mais novo cresceu sem crises existenciais, mas Thomas sempre quis conhecer suas origens. A raiva que o abandono lhe causou começa a se manifestar na pré-adolescência. Aos 20 anos, Thomas toma coragem e fala com sua mãe biológica. Na tentativa de ocupar a abertura da relação entre os dois, força-se um envolvimento não convencional entre mãe e filho.

18h: Meia Noite em Paris
Espanha, EUA, 2011. Direção: Woody Allen.
Gil, roteirista americano que quer se tornar romancista, vai a Paris com a noiva e seus futuros sogros. Passeando pela cidade à noite, se perde e embarca numa viagem pelo tempo, encontrando vários intelectuais e artistas do passado.

20h: Árvore da Vida.
EUA, 2011. Direção: Terrence Malik.
A relação conflituosa entre pai e filho de uma família comum, ao longo dos séculos, desde o Big Bang até o fim dos tempos, em uma fabulosa viagem pela história da vida e seus mistérios, culminando na busca pelo amor altruísta e o perdão.

(Sinopses e programação: Site do Sesc)

Cine Topázio / Shopping Prado
Av.:Washington Luis, 2480. Campinas/SP

Ingressos:
Grátis para trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo, matriculados e seus dependentes.
R$ 2,00 (usuários com cartão de matrícula Sesc, estudantes, terceira idade, professores da rede pública)
R$ 4,00 (público em geral)

Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim
CEP: 13070-741 Campinas/SP

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora