[Palestras] Economia Criativa (SESI)

Postado por Tel terça-feira, 3 de abril de 2012

O SESI-SP promove o Seminário Internacional de Economia Criativa, Cultura e Negócios, que vai reunir mais de 30 especialistas de diferentes países e áreas criativas, de 17 a 20 de abril, na capital paulista, em Campinas e em Ribeirão Preto – no maior encontro sobre o assunto realizado no Brasil.

O evento irá abordar temas como moda, arte contemporânea, clusters criativos, games, legado de grandes eventos, mercado de cinema e oportunidades criativas da Copa 2014 para cidades não sede. Entre os convidados estão os britânicos John Howkins – que foi o primeiro a publicar o termo "economia criativa", em 2001, no livro "Economia Criativa: como as pessoas fazem dinheiro com ideias" –, e Charles Landry – um dos criadores do conceito de cidades criativas.



A economia criativa, que reúne a produção intangível, ligada ao conhecimento e à criatividade, é um conceito novo no Brasil – chegou ao País há menos de dez anos e o Ministério da Cultura está implantando uma secretaria específica para tratar do assunto. Considerada uma das grandes estratégias de desenvolvimento socioeconômico do século 21, tornou-se um dos temas mais importantes da pauta que une economia, cultura e negócios.

O seminário, que contará com tradução simultânea, é voltado para formadores de opinião, empreendedores criativos, empresários, gestores públicos e executivos em geral. A programação é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo site www.sesisp.org.br/cultura partir do dia 4 de abril. Vale destacar que a inscrição para cada tema é independente, mas o público poderá se inscrever para mais de uma palestra ou debate. O credenciamento dos inscritos também será realizado por tema – e é necessário chegar com 30 minutos de antecedência.

Exposição Economia Criativa & Responsabilidade Social em Campinas
O SESI Campinas vai realizar, durante o seminário, uma mostra com os cases de instituições que criaram produtos originários de materiais reciclados, entre elas o SESI-SP. A programação inclui a exposição "Jeito de Ver", das artistas plásticas Nilse Santamarina Peres, Eli Cristina Cóvulo e Valeria Tretim Darcadia – que reúne obras contemporâneas produzidas com resíduos de materiais. Ainda em Campinas, o SESI-SP promoverá cursos rápidos de "Ecoarte". Para participar das oficinas, que estão programadas para o período das 11h às 14h, não é necessário fazer inscrição prévia.

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora