MIS: Semana Buñuel

Postado por Thaiza segunda-feira, 29 de março de 2010

Ah, o cinema! Ver ou rever um filme com outras pessoas, além da magia da sala escura e imagem maior que você (e não uma telinha de 14 polegas), permite compartilhar expressões e reações. Os pulinhos na cadeira, o palavrão espontâneo, o riso discreto, a risada estrambólica, ás vezes o choro engasgado ou escancarado, enfim: o público. Faz reparar em coisas que por vezes passam batido, rir onde antes não tinha risada e até pensar diferente. E se tem um provocador de culhão, é Luis Buñuel. E se tem um lugar em que o público é respeitável, é o MIS, que proporciona o momento pós-filme privilegiado para o debate. Então, se prepare para a maratona, não é todo dia que filmes assim vão pra telona! Começa hoje e vai até sábado, grátis! Promovido pela revista Negativo Online, conta com participação de mediadores convidados, tome nota:

29/03 (segunda) - 19:00h:  Um Cão Andaluz (1928) e Idade do Ouro (1930)
Mediadores: João Carlos Luengo: formado em Licenciatura em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo. Seus principais interesses são literatura francesa do século XIX, gravura e desenho, paisagem e cidade. Como todos nós está imerso no universo do cinema e às vezes se arrisca a falar sobre filmes. Pode ser visto desenhando ou fotografando no centro de Campinas ou São Paulo.
Gustavo de Carvalho: é graduado em letras. Criou mais de dois mil palíndromos, inclusive o maior da língua portuguesa com 666 letras. Foi o único autor de nossa língua a constar no livro “Sé Verla al revés” do Clube Palindrômico Internacional (CPI) com sede em Barcelona. Também já editou poemas no livro “Vidas à venda”, organizado pelo professor de Direito da USP, Eduardo Bittar e vem, com João Bosco, ilustrador da Folha de SP, finalizando um livro infantil.

31/03 (quarta)- 19:00h: Viridiana (1961) 
Mediador: Antonio Joaquim de Andrade: ator formado pelo Conservatório Musical Carlos Gomes Campinas. Bacharel em Comunicação pelo IPEP Campinas, Produtor em Projetos de Documentário pela FGV (Paulínia Escola Magia do Cinema). Participou de inúmeros seminários e palestras no ano de 2009/2010 de maneira independente e também como funcionário do Deptº de Cinema do MIS/CAMPINAS

01/04 (quinta) - 19:00h: O Anjo Exterminador (1962) 
Mediador: Newton Marques Peron: é doutorando em filosofia pela UNICAMP, graduado e mestre em filosofia pela mesma universidade e idealizador do Grupo Corujão (Escola Livre de Filosofia).

02/04 (sexta) - 19:00h: O Discreto Charme da Burguesia (1972) 
Mediador: Ronaldo S. Gomes (Batata): é agente Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, fotógrafo, Cientista Social e um dos Coordenadores do projeto Pedagogia da Imagem.

03/04 (sábado) - 16:00h: O Fantasma da Liberdade (1974) 
Mediador: Felipe Calixtre: é formado em Imagem e Som (Audiovisual) pela Universidade Federal de São Carlos. Especializou-se em Edição e Hipermídias e trabalhou 3 anos como animador e diretor de animação. Atualmente trabalha com Educação Audiovisual em todos os núcleos do Ensino Básico de uma escola particular de São Carlos, interior de São Paulo, utilizando-se de ferramentas audiovisuais tanto para complementar o trabalho dos professores quanto para discutir e explorar a própria linguagem, tão presente na vida dos alunos hoje em dia. Com uma abordagem teórica e prática, seus principais objetivos são, despertar o senso crítico diante de obras audiovisuais e desmistificar o processo de produção, orientando grupos interessados em realizar suas próprias obras.

03/04 (sábado) - 19:00h: Esse obscuro objeto do desejo (1977)
Mediador: Igor Alexandre Capellato: é cineasta e professor de Cinema, autor de diversos filmes, entre eles ‘There is No Spoon’ e ‘O Inverno’ ambos de 2009 , video-artes e outros materiais audiovisuais e de criticas de cinema, além de dirigir filmes, trabalha com edição de videos, ministra aulas de roteiro, filmagem e direção no Espaço Cultural Villa D’art (www.villadartcultural.com.br) e como convidado na pós-graduação em Multimeios na Unicamp. Atualmente cursa o mestrado em Multimeios com pesquisa em Cinema Surrealista, está produzindo o longa-metragem ‘L’aspirine’.

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora