Um Grão de Areia Entre os Imortais

Postado por Cris terça-feira, 27 de abril de 2010

Em 14 de abril o companheiro Tico divulgou o evento que aconteceria no dia 17 na Academia Campinense de Letras, promovido pela Casa do Poeta de Campinas. Eu quero aproveitar o espaço democrático da nossa luta diária contra a monotonia cerebral e publicar o relato de uma poetisa contemporânea campineira entre os imortais da Academia, um grão de areia, em suas palavras.

Joana Masen é minha amiga pessoal, poetisa estudante de Letras da Faculdade Anhanguera, unidade III, recém publicou sua primeira antologia pela Editora carioca CBJE.

No último sábado estivemos eu, Cátia, Carol e Marina num evento promovido pela "Casa do Poeta de Campinas", que foi realizado ali, na Academia. Devo admitir que estava ansiosa para colocar meus pés pela primeira vez lá dentro. Logo que chegamos fomos muito bem recebidas por todos os oeganizadores do evento, que nos deixaram muito a vontade. Confesso também que não tinha a menor noção do que ia acontecer, e fui pega de surpresa quando, já na abertura do evento, o presidente da Academia nos perguntou se alguma de nós declamava algum poema. Minhas companheiras me incentivaram a ir lá na frente e ler um poema meu, que foi publicado na Coletânea da CBJE, "Lendas", e eu, morrendo de vergonha por estar na frente de tanta gente competente, li meu poeminha e voltei correndo para o meu lugar:



Dentre os muitos poetas que estavam presentes, conhecemos Rosana Marinho, magnífica declamadora que apresentou uma poesia caipira (que, infelizmente, eu não me lembro o nome). Ela disse que conhece e acompanha nosso blog (http://os-letreiros.blogspot.com).

Também tivemos a honra de conhecer o Sr. Moacir Monteiro, com uma história de vida linda, que nos presenteou com seu livro de poesias. Inclusive a Cátia pretende convidá-lo para participar de "Semana de Letras" este ano na FAC.

Ah! A Carol (poetisa Carol Ducci que publica em http://sujeito-indeterminado.blogspot.com) foi sorteada e ganhou um livro:


 
O presidente da Academia Campinense de Letras, João Baptista Muniz Ribeiro e sua esposa, foram extremamente simpáticos e nos receberam muito bem, deixando-nos muito à vontade.

O evento foi acompanhado pela bela música de Antônio Carlos e seu violão. Ele estava lançando seu 6º CD e nos brindou com canções belíssimas entre uma poesia e outra.

Enfim, foi um sábado marcante e inesquecível, onde conhecemos pessoas maravilhosas e criativas, declamadores incríveis que nos surpreenderam com textos difíceis como a declamação de José Luiz Lopes, que nos encantou com sua interpretação do 3º Solilóquio de Hamlet.

Sonho realizado: entrei na Academia Campinense de Letras. E comecei a batalhar para realizar outro sonho: me tornar uma Acadêmica (quem sabe?). Pretendo participar dos próximos encontros realizados pela "Casa do Poeta de Campinas", e todos estão convidados também.

Este texto foi publicado no blog Os Letreiros, onde os graduandos do curso escrevem sobre literatura, mercado literário e educação. Fica aí o convite para todos estarem presentes. Eu não fui neste evento por ter outro compromisso no dia, mas no penúltimo sábado de maio estarei lá, se a informação de que é nesse dia estiver correta (!). Nos vemos lá!

P.S.: Blog da Joana.

3 opinaram

  1. agmoncarlos comentou:
  2. Nós da CASA DO POETA DE CAMPINAS nos sentimos honrados com a presença e participação de voces no evento do ultimo dia 17 na ACADEMIA CAMPINENSE DE LETRAS.
    O espaço livre e democraticamente aberto pela nossa Casa do Poeta de Campinas foi criado exatamente para atender essa expectativa e nos sentimos felizes com os depoimentos e palavras carinhosas de todos voces: do companheiro Tico (que ainda não conhecemos pessoalmente) pela divulgação do evento neste blog e das belas, talentosas e competentes alunas da FAC e amigas que lá estiveram. Acreditamos que este intercambio (troca de informações, divulgação de eventos etc) hoje iniciado é caminho certo para alcançarmops este objetivo. Abrimos também o espaço do nosso blog www.casadopoetadecampinas.blogspot.com para a divulgação do trabalho (e fotos) de voces (e-mail para envio dos trabalhos agmoncarlos@gmail.com). Apenas uma correção: João Baptista Muniz Ribeiro é presidente da Casa do Poeta de Campinas (não da Academia como consta acima) Nosso proximo evento será dia 19 de JUNHO e esperamos contar com a presença de todos voces. Abçs AGMON CARLOS ROSA, Diretor de MKT e de Eventos da Casa do Poeta de Campinas (mais novo seguidor deste blog)

     
  3. Cris comentou:
  4. Agmon, muito obrigada por sua visita! Dia 19 então eu estarei lá e levarei amigos poetas. Se puder enviar flyer (se tiver) e as informações deste evento pro meu email (cristina.linardi@yahoo.com.br) ficarei feliz em divulgá-los aqui na semana anterior à data, bem como todos os eventos literários daí se assim o desejar. Eu tento ser uma blogueira-repórter de literatura deste espaço...friso: tento.
    Grande abraço!

     
  5. Anônimo comentou:
  6. Nossa! agora eu fui surpreendida! Obrigada pelo carinho e por divulgar o meu blog - onde publico meus simples e inexperientes versos.
    Adorei visitar a Casa do Poeta, e espero estar presente no próximo encontro, pois assim como a Joana Masen, me senti um grãos de areia entre os Imortais.
    Grande beeeijo!

     

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora