Pensando/fazendo junto: a contemporaneidade dos povos tradicionais

Postado por Thaiza quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Prepare a agenda! Veja só a programação da próxima semana no Sesc:

"Cotidianamente somos informados sobre uma nova inserção do Brasil no cenário geopolítico mundial. Este projeto coloca em discussão o que esta nova condição proporciona e implica para a Cultura, elaborando esta problemática a partir de nossa característica mais marcante: a diversidade cultural. Neste primeiro evento nos voltamos para a experiência recente dos povos indígenas com a apropriação das tecnologias digitais de produção de imagem."

21/9 (ter), às 19h30: Abertura: Pensando/Fazendo com os outros: por uma experiência de diálogo transcultural
 "Vários povos tradicionais utilizam a roda para se organizar, transmitir e compartilhar conhecimentos. No caso dos índios Xavante, ela é chamada de Warã. Na abertura da semana, uma roda abordando o pensar e fazer com os outros, defendendo a possibilidade do estabelecimento de diálogos transculturais, problematizando os desafios e a urgência desta empreitada. Com Laymert Garcia dos Santos (foto), sociólogo (Unicamp); Pedro Peixoto Ferreira, antropólogo (UFSCar); Augusto Postigo, antropólogo (CERES/Unicamp); Aldemar Francisco e Marina Herrera, indigenista e coordenadora do programa Diversidade Cultural do SESC SP. No espaço Arena."

22/9 (qua) às 19h30:  Cinema Xavante
"Projeção de vídeos do cineasta Xavante Caimi Waiassé. Tendo seu trabalho exibido na mostra de cinema étnico do MoMa de Nova York, premiado na Alemanha e no México, Caimi Waiassé foi formado na primeira safra de cineastas Xavante, introduzido à prática do vídeo e do cinema aos 13 anos de idade, escolhido pelos anciões da aldeia." Teatro SESC Campinas   

23/9 (qui)  às 19h30:  Pachamama (Eryk Rocha, Brasil, 2008, doc, 105’)
"O filme narra a viagem do diretor pela floresta brasileira em direção ao Peru e à Bolívia, onde encontra a realidade de povos historicamente excluídos do processo político de seus países e que pela primeira vez na história buscam uma participação efetiva na construção do seu próprio destino. 'A América do Sul vive um momento particular: A terra está fertilizando a política. Não é uma experiência política tradicional, de esquerda, comunista ou socialista, mas uma experiência que vem de uma reflexão cultural (...). A ancestralidade desperta um novo olhar', explica o diretor." Teatro SESC Campinas.  


24/9 (sex) às 19h30:  Imagens e Sentido
"Uma discussão a partir dos filmes da mostra, explorando o sentido político de diferentes regimes de imagens. Com Stella Senra, doutora em Ciências da Informação pela Universidade de Paris II, pesquisadora e escritora; Caimi Waiassé, cineasta Xavante, e Eryk Rocha, também cineasta, ambos premiados internacionalmente." Espaço Arena.

25/9 (sáb), das 14h às 18h: Vivência de vídeo
"Apresentação dos projetos transculturais e de apropriação tecnológica da aldeia Wede'rã, realizados através da Escola Indígena e do Ponto de Cultura, voltados para a formação dos jovens e fortalecimento e desenvolvimento de sua cultura e tradição. Projeção de fotos e vídeos. Com representantes enviados pela aldeia Xavante." 15 vagas. Inscrições na Central de Atendimento.

Curadoria: Francisco Caminati e Rafael Alves da Silva

Não custa lembrar: é grátis!

Dica na web: Conheça a produção audiovisual do projeto Vídeo nas Aldeias

Bookmark and Share

3 opinaram

  1. aline hasegawa comentou:
  2. Pessoal,

    Faltou colocar o nome do Aldemar Francisco que irá participar do primeiro dia do evento.
    Aline Hasegawa

     
  3. Thaiza comentou:
  4. Oi Aline,

    Valeu a dica, tá lá! Seria bom dar um toque no pessoal do Sesc, pois o nome do Aldemar Francisco não está nem no site do Sesc e nem no cartaz de divulgação. E se puder passar mais algumas informações sobre ele pra acrescentarmos, agradecemos! :)

     
  5. Thiago comentou:
  6. Alguém anota e depois me conta? :-)

     

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora