Cinema em Cartaz

Postado por Thiago sexta-feira, 25 de março de 2011

por Tiago


Esta semana nós temos cinco estreias nos cinemas de Campinas.

No MIS, temos três filmes: Tempos modernos, de Chaplin, O nascimento de uma nação, de Griffith, e Breaking Brazilian bones in Europe. Os dois primeiros fazem parte do Ciclo O século do cinema, sob curadoria de Glauber Rocha.

No SESC, temos o filme Um céu de estrelas, que faz parte do projeto Mulheres de todos os gêneros, comentado aqui no blog pelo Tico.

Outro ciclo que já foi comentado aqui no blog pelo Tico é a retrospectiva de 2010 da CPFL. Essa semana estão em cartaz: Cabeça a prêmio, O escritor fantasma, Dzi Croquettes, Viajo porque preciso, volto porque te amo, 400 conta 1 e os documentários Pandemonium, Homem centenário, Espaço e movimento, Limite, Fome de quê? e Cidadão Boilesen.

Nesta sexta, a Casa do Lago na Unicamp, apresenta Persépolis, uma ótima animação que ganhou o grande prêmio do juri em Cannes em 2007. Na semana que vem, estarão em cartaz: Nenhum a menos, Osama, Três gerações, um destiono, Cem escovadas antes de dormir e Verônica.

Também na Unicamp, na quarta-feira dia 30, o Cineclube da Adunicamp apresenta Damm Yankees, como comentado aqui no blog pela Thaiza.

Todos esses filmes são grátis!

Uma outra estreia que merece destaque é a seguinte.


VIPs
VIPs, Brasil, 2010.
Gênero: Drama.
Duração: 98 minutos.
Diretor: Toniko Melo.


O filme é baseado no livro "Vips - Histórias Reais de Um Mentiroso", que conta a história de um trapaceiro. Marcelo (Wagner Moura) possui uma grande habilidade para aplicar golpes, sobretudo fazendo-se passar por outras pessoas. Os golpes e as tentativas de golpes são o cerne deste filme. Dentre outras, Marcelo entrou em camarotes exclusivos durante um carnaval em Recife, se apresentou como filho do dono da empresa aérea Gol, deu entrevista ao apresentador Amaury Jr. e circulou pelas altas rodas da sociedade.

A primeira vista, o filme parece uma regravação brasileira do filme Prenda-me se for capaz, de Steven Spilberg, com Leonardo DiCaprio e Tom Hanks. Mas essa "versão", além de ser diferente e baseada num livro brasileiro, não tem um elemento importante que é o antagonista (Tom Hanks) ao protagonista (Leonardo DiCaprio). Isso já mostra algumas diferenças.

Além disso, o filme é produzido pela produtora O2, a mesma que produziu (entre outros) Lixo extraordinário, À deriva, Ensaio sobre a cegueira e Cidade de Deus e liderada por Fernando Meireles, de quem o estreante diretor, Toniko Melo, é discipulo. O roteiro é assinado por Bráulio Mantovani, o mesmo roterista de Tropa de Elite, Cidade de Deus, Linha de Passe e Ônibus 174.

Durante o festival do Rio, o filme recebeu diversos prêmios e foi muito bem comentado. Vale a pena dar uma olhada, seja para ver se Wagner Moura consegue desencorporar o Capitão Nascimento, seja para comparar com Prenda-me se for capaz, seja para ver em que direção o cinema brasileiro está indo.




Site oficial

IMDb

Uma crítica e outra crítica.




Segue uma lista completa dos filmes em cartaz em Campinas esta semana.


Estréias da semana


Atividade paranormal em Tóquio
Sem limites
Sucker Punch - Mundo surreal
U2 3D
VIPs


Filmes em cartaz (grátis)

400 conta 1
Breaking Brazilian bones in Europe
Cabeça a prêmio
Cem escovadas antes de dormir
Cidadão Boilesen
Damm Yankees
Dzi Croquettes
Espaço e movimento
Fome de quê?
Homem centenário
Limite
Nenhum a menos
O escritor fantasma
O nascimento de uma nação
Osama
Pandemonium
Persépolis
Tempos modernos
Três gerações, um destiono
Um céu de estrelas
Verônica
Viajo porque preciso, volto porque te amo


Filmes em cartaz (circuito comercial)

Animais unidos jamais serão vencidos
Assassino a preço fixo
Bruna surfistinha
Cisne negro
Desconhecido
Esposa de mentirinha
Gnomeu e Julieta
Incêndios
Invasão do mundo: A batalha de Los Angeles
Jogo de poder
O ciúme mora ao lado
O discurso do rei
Passe livre
Rango
Sexo sem compromisso
Um lugar qualquer
Vovo...Zona 3


Se você for ao cinema esta semana, tiver alguma sugestão, concordar ou discordar dos comentários deste post, por favor, comente :-)

0 opinaram

Postar um comentário

Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora