Cinema em Cartaz

Postado por Thiago sexta-feira, 17 de junho de 2011

por Tiago


Esta semana nós temos sete estreias e muita coisa boa nos cinemas de Campinas!

No MIS nós temos cinco filmes em cartaz. Na sexta-feixa dia 17, temos Assunto de meninas, que faz parte do ciclo Diversidade cultural. No sábado dia 18, teremos o longa XXY, o curta Para além da purpurina e, logo depois, o famoso longa de Rogério Sganzerla, O bandido da luz vermelha. O primeiro faz parte do ciclo Diversidade cultural, enquanto os outros dois fazem parte do ciclo A carne em movimento - Ciclo de Cinema e Antropofagia. Ainda temos, na sexta dia 24, o clássico Easy rider, que faz parte do ciclo O século do cinema. Como sempre, ocorrerá um debate após cada sessão.

Na CPFL, estará em cartaz apenas o filme 2012, no domingo dia 19. Ele faz parte da programação Cine-presságios.

Essa semana, o SESC continua com o Circuito SESC de artes.

Nesta sexta, a programação da Casa do Lago na Unicamp conta com Sin City - A cidade do pecado e com Migrantes. Ocorrerá um debate após a exibição deste último filme. A programação da semana que vem ainda não está disponível no site.

Na próxima semana, o Cineclube da Adunicamp mostra o fantástico filme de Antonioni, Blow up - Depois daquele beijo. Esse filme, que faz parte do ciclo Olhares, é o primeiro filme do diretor da trilogia da incomunicabilidade em inglês (mais uma de suas diversas expimentações).

Todos esses filmes são grátis!

Estreias da semana

Bebês
Carros 2
Chuva
Mamonas pra sempre
Meia noite em Paris
Potiche - Esposa troféu
Turnê


Carros 2, como o prórpio nome sugere, é a continuação da animação Carros, lançada em 2006 pela Pixar. Já Bebês, é um documentário sobre quatro bebês ao redor do mundo: um na Namíbia, um na Mongólia, um no Japão e um nos Estados Unidos. Um filme bonito, que mostra a evolução de bebês em diferentes culturas, desde seu nascimento, passando por um período de descobertas, até seus primeiros passos.

Chuva conta o encontro e a subsequente relação entre dois estranhos, Alma (Valeria Bertuccelli) e Roberto (Ernesto Alterio), nas ruas de Buenos Aires. Apesar desse tema (do encontro ocasional e da falta de comunicabiblidade entre estranhos) não ser original (vide Encontros e desencontros de Sofia Coppola), a diretora Paula Hernández usa muito bem a fotografia e a câmera. O resultado é um filme bonito e sensível.

Mamonas pra sempre é um documentário sobre a banda Mamonas assassinas. Como todo documentário, este filme traz cenas de shows, videos caseiros e pessoais e diversas entrevistas com a banda.

Meia noite em Paris é o mais recente filme de Woody Allen, o mesmo diretor de Bananas, Zelig, A última noite de Boris Grushenko, Scoop e Match point. Neste filme, Gil (Owen Wilson), um roterista de Hollywood, que passa férias com a família de sua noiva Inez (Rachel McAdams) em Paris, em meio a noite da cidade luz, é convidado por F. Scott Fitzgerald e sua mulher Zelda Fitzgerald a uma noite com diversos artistas de uma Paris do início do século passado. Mais uma comédia com todos os ingredientes presentes nas obras desse diretor.

Potiche apresenta a história de uma mulher, que, na década de 70, na França, toma a frente dos negócios do marido e se impõe sobre o seu machismo. O filme é uma comédia, que coloca em cena a luta feminista. Como o título diz, Suzanne Pujol (Catherine Deneuve) tenta deixar o lugar de potiche (troféu, utensílio) de seu marido, Robert Pujol (Fabrice Luchini), para colocá-lo numa posição submissa, usando para isso um infarto ocorrido com ele. Mais um filme de François Ozon.

Turnê mostra a história de um produtor tentando levar um grupo de dançarinas de Neo-Burlesque a uma trunê bem sucedida pela França. À primeira vista, o filme não parece muito interessante, mas o diretor e ator Mathieu Amalric consegue extrair daí um ótimo filme. Ele coloca em cena dualidades e joga com elas para tentar entendê-las. O velho e o novo. O robusto e o frágil. O bem sucedido e o mal sucedido. Um filme tão bom que ganhou o prêmio de melhor direção em Cannes em 2010. Vale a pena dar uma olhada.


Segue uma lista completa dos filmes em cartaz em Campinas esta semana.

Filmes em cartaz (grátis)

2012
Assunto de meninas
Blow up - Depois daquele beijo
Easy rider
Migrantes
O bandido da luz vermelha
Para além da purpurina
Sin City - A cidade do pecado
XXY


Filmes em cartaz (circuito comercial)

Bebês
Carros 2
Chuva
Homens e deuses
Kung Fu Panda 2
Mamonas pra sempre
Meia noite em Paris
Namorados para sempre
Piratas do Caribe 4
Qualquer gato vira-lata
Se beber não case 2
Turnê
Velosos e furiosos 5
X-men: Primeira classe


Se você for ao cinema esta semana, tiver alguma sugestão ou crítica, por favor, comente :-)

2 opinaram

  1. Thaiza comentou:
  2. Que semana supimpa! Bandido da luz vermelha é imperdível! Daí a frase célebre, bem representativa do espírito do cine marginal da época> “Quando a gente não pode fazer nada, a gente avacalha, avacalha e se esculhamba.”

    Aliás, um tempo atrás o Sesc organizou uma mostra temática marginália, recheada! Mais detalhes, fotos, referências e dicas> http://cultcps.blogspot.com/search?q=marginal

     
  3. Thaiza comentou:
  4. Easy Rider, ou Sem Destino, junta a tríade Dennis Hopper, Peter Fonda e Jack Nicholson, num road movie de 1969. Depois dessa breve definição, dispenso qualquer comentário!

     

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora