Cineclube MIS: Brasil nas Telas + Cinema e Literatura

Postado por Thaiza segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Nesse final de semana serão exibidos no MIS dois filmes brasileiros: Madame Satã e O Invasor, e outro inspirado em James Joyce: Retrato do Artista Quando Jovem. Lembrando que a entrada é gratuita, com direito a debate depois da exibição. Confira detalhes:
  
Ciclo Brasil nas Telas/ A primeira década do século XXI
Curadoria: Carla Craice

2/9 (sex) às 19h: Madame Satã (Karim Aïnouz, 2002, 105')
Elenco:  Lázaro Ramos, Marcélia Cartaxo, Flávio Bauraqui, Felippe Marques, Emiliano Queiroz.
Sinopse: Rio de Janeiro, 1932. No bairro da Lapa vive encarcerado na prisão João Francisco (Lázaro Ramos), artista transformista que sonha em se tornar um grande astro dos palcos. Após deixar o cárcere, João passa a viver com Laurita (Marcélia Cartaxo), prostituta e sua "esposa"; Firmina, a filha de Laurita; Tabu (Flávio Bauraqui), seu cúmplice; Renatinho (Felippe Marques), sem amante e também traidor; e ainda Amador (Emiliano Queiroz), dono do bar Danúbio Azul. É neste ambiente que João Francisco irá se transformar no mito Madame Satã, nome retirado do filme Madame Satã (1932), dirigido por Cecil B. deMille, que João Francisco viu e adorou.

3/9 (sáb) às 16h: O Invasor
(Beto Brant, 2001, 97')
Elenco:  Alexandre Borges, Malu Mader, Marco Ricca, Mariana Ximenes
Sinopse: Estevão, Ivan e Gilberto são companheiros desde os tempos de faculdade. Além disto, são sócios em uma construtora de sucesso há mais de 15 anos. O relacionamento entre eles sempre foi muito bom, até que um desentendimento na condução dos negócios faz com que eles entrem em choque, com Estevão, sócio majoritário, ameaçando deixar o negócio. Acuados, Ivan e Gilberto decidem então contratar Anísio (Paulo Miklos), um matador de aluguel, para assassinar Estevão e poderem conduzir a construtora do modo como bem entendem. Entretanto, Anísio tem seus próprios planos de ascensão social e aos poucos invade cada vez mais as vidas de Ivan e Gilberto.

Ciclo Cinema e Literatura 
Curadoria:  Ricardo Pereira

3/9 (sáb) às 19h30: Retrato do Artista Quando Jovem (Joseph Strick, 1977, Irlanda, 98')
Elenco:  John Gielgud, Bosco Hogan, T.P. McKenna, Rosaleen Linehan, Maureen Potter, Niall Buggy, Bryan Murray
Sinopse: Depois de 10 anos da realização de A Alucinação de Ulisses, Joseph Strick voltou-se mais uma vez para o universo literário de James Joyce com a transposição cinematográfica de Retrato do Artista Quando Jovem, primeiro romance do escritor irlandês. Semiautobiográfico, o livro conta os anos de formação de Stephen Dedalus, alter ego do escritor e um dos personagens principais de Ulisses. Aqui, acompanhamos o crescimento de Dedalus da sua infância aos primeiros anos de sua juventude, quando desperta intelectualmente e rebela-se contra as convenções sociais e católicas de sua educação irlandesa. Nesta adaptação, filmada originalmente em 16mm, Strick esforça-se para encontrar uma representação visual para o fluxo de consciência da narrativa literária de James Joyce, ao mesmo tempo que captura a beleza fascinante da paisagem rural irlandesa do começo do século 20.

MIS- Palácio dos Azulejos. Rua Regente Feijó, 859, Centro- Campinas

Sala de exibição do MIS. Foto: Thaiza

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora