Cinema em cartaz

Postado por Tiago sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Esta semana nós temos cinco estreias nos cinemas de Campinas.

No MIS nós temos quatro filmes em cartaz. Nesta sexta dia 19 temos Marighella - Retrato falado de um guerrilheiro e, no sábado dia 20, temos Tempo de resistência. Estes filmes fazem parte do ciclo Arquivos da ditadura - Tortura e impunidade. No sábado dia 20, teremos o curta O coro dos malditos, seguido do longa Terra em transe de Glauber Rocha. Ambos fazem parte do ciclo de cinema e antropofagia. Na sexta-feira dia 26, teremos o colombiano A reviravolta do caranguejo que faz parte do ciclo Diversidade cultural. Como sempre, ocorrerá um debate após cada sessão.

Na CPFL estarão em cartaz dois filmes. Serão exibidos, no domingo dia 21, Amor sem escala e, na quinta dia 25, Flores partidas. Ambos fazem parte da programação Três, Quatro, Muitos Amores: a desordem amorosa contemporânea no cinema dos EUA, século 21. O segundo é um filme muito interessante, e com uma ótima trilha sonora, de Jim Jarmusch, o mesmo diretor de Estranhos no paraíso e Sobre café e cigarros.

Na quarta dia 24, o SESC exibirá Palavra (en)cantada, como comentado aqui pela Thaiza.

Nesta sexta, a programação da Casa do Lago na Unicamp conta com Tango. Na semana que vem teremos: Mamãe faz cem anos na segunda, o documentário Uma noite em 67 na terça, Fale com ela na quarta, Tudo sobre minha mãe na quinta e Volver na sexta. Por favor, verifique a programação no site deles, antes de ir ao cinema.

Ainda na Unicamp, o Cineclube da ADUnicamp exibirá, nesta sexta-feira dia 19, uma animação que ainda está em fase de finalização. A programação do cineclube para a semana que vem, deve estar disponível na terça-feira dia 23.

Também na Unicamp, o Cineclube Película Livre exibirá Adeus, Lenin, na terça-feira dia 23. Este filme - que é o último do ciclo de cinema alemão contemporâneo do cineclube - mostra o período de transição entre a Alemanha dividida pelo muro de Berlin e a Alemanha unificada de uma maneira bem leve. Haverá debate após a sessão.

Todos esses filmes são grátis!

Estreias da semana
Corações perdidos
Gainsbourg
Lanterna verde
Onde está a felicidade?
Professora sem classe

A seguinte estreia merece destaque.

Gainsbourg - O homem que amava as mulheres
Gainsbourg (Vie héroïque), França, 2010
Gênero: Biografia e Drama
Duração: 130 minutos
Diretor: Joann Sfar

O filme mostra a biografia do controverso ator, cantor, compositor e diretor francês Serge Gainsbourg. Uma descrição que, por si só, não atrai muito. Felizmente, o estreante diretor Joann Sfar usa o ótimo elenco, uma boa produção e um bom orçamento, acertando na mão.

Sfar é um conhecido cartunista francês. A vida de Serge Gainsbourg, que foi conhecidamente mulherengo e alcólatra, é contada do ponto de vista do personagem principal. Com isso, alguns de seus fantasmas ganham vida pela influência do diretor.

Felizmente, o filme não se restringe a vida boêmia do protagonista. A sua infância e as suas principais obras (incluindo a famosa versão reggae do hino francês) são abordadas e o tom de fábula ganha a tela.



Uma crítica e outra crítica.


Corações perdidos é um drama que mostra Douglas (James Gandolfini), um senhor que acaba de perder a filha em um acidente. Seu casamento vai mal, pois sua mulher Lois (Melissa Leo) não consegue sair do luto pela filha. Durante uma viagem a Nova Orleans a trabalho, Douglas conhece uma jovem stripper Mallory (Kristen Stewart), de quem ele começa a cuidar. O filme mostra o desenrolar do relacinamento destes dois e as influências sobre Lois.

Lanterna verde é mais uma superprodução americana, que se propõe a explicar a origem de um super-herói. Todos os clichês se aplicam a este filme, com o agravante de que o diretor, Martin Campbell, não parece ter conseguido fazer um trabalho muito bom.

Onde está a felicidade? é uma comédia produzida em conjunto entre Brasil e Espanha, e que ganhou o prêmio de Juri popular no Festival de Paulínia em 2011. Teodora (Bruna Lombardi) faz uma viagem a Santiago de Compostela depois que descobre que seu marido, Nando (Bruno Garcia), tem uma relação extra-conjugal virtual. O filme mostra essa viagem e a busca de Teodora por respostas. Mas o que mais chama atenção no filme é a ótima trilha sonora, que inclui Arnaldo Antunes, Gilberto Gil, Adriana Calcanhoto e Julieta Venegas.

Professora sem classe é uma comédia que mostra Elizabeth Halsey (Cameron Diaz), uma professora que quer se dar bem na vida. Para isso ela tenta seduzir e casar com alguem que a sustente. O filme mostra Elizabeth tentando arrecadar dinheiro para fazer um implante de silicone que a torne (o que ela acha que seja) atraente para o marido-alvo, interpretado por Justin Timberlake.


Segue uma lista completa dos filmes em cartaz em Campinas esta semana.

Filmes em cartaz (grátis)
Adeus, Lenin
A reviravolta do caranguejo
Amor sem escala
Flores partidas
Mamãe faz cem anos
Marighella - Retrato falado de um guerrilheiro
Maus hábitos
O coro dos malditos
Palavra (en)cantada
Tango
Tempo de resistência
Terra em transe
Uma noite em 67


Filmes em cartaz (circuito comercial)
A árvore da vida
Assalto ao Banco Central
Capitão América
Cilada.com
Corações perdidos
Gainsbourg - O homem que amava as mulheres
Harry Potter e as relíquias da morte - parte 2
Lanterna verde
Melancolia
Minhas tardes com Margueritte
Onde está a felicidade?
Os smurfs
Professora sem classe
Quero matar meu chefe
Super 8


Se você for ao cinema esta semana, tiver alguma sugestão ou crítica, por favor, comente :-)

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora