Imagem do site das Oficinas. |
Já saiu a programação das oficinas culturais para o mês de agosto e setembro. As atividades acontecem no casarão sede Hilda Hilst, no Centro de Campinas e contemplam diversas áreas culturais, como música, cinema, fotografia, cultura digital, gestão cultural e afins.
As inscrições começam dia 8/8 (seg). Grátis! Confira detalhes:
Audiovisual
OFICINA DE ROTEIRO DE CURTA-METRAGEM
Coordenação: Caue Nunes
29/08 a 22/09 – segundas e quintas-feiras – 14h às 17h
Público: estudantes e profissionais da área de comunicação e artes, a partir de 18 anos
Inscrições: 08 a 20/08
Seleção: currículo e carta de interesse
20 Vagas
Pretende oferecer suporte para a escrita de um roteiro de curta-metragem de ficção. Durante a oficina, o aluno terá contato com as principais técnicas de escrita e ao final poderá escrever seu próprio roteiro.
OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ROTEIRO
Coordenação: Bruno Fantini
15/09 a 03/11 – quintas-feiras – 19h às 22h
Público: estudantes e profissionais da área de comunicação e artes, a partir de 18 anos
Inscrições: 08/08 a 06/09
Seleção: currículo e carta de interesse
20 Vagas
Esta atividade visa desmistificar as etapas de elaboração de um roteiro audiovisual com abordagens expositivas e exercícios práticos, além de análise de filmes. Serão referências teóricas os autores Vogler, McKee e Syd Field.
OFICINA DE PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO
Coordenação: Lívia Perez de Paula
29/09 a 03/11 – quintas-feiras – 14h às 18h
Público: estudantes e interessados em produção audiovisual, com idade entre 13 e 18 anos (desejável ter câmera fotográfica ou celular com filmadora)
Inscrições: 08/08 a 21/09
Seleção: carta de interesse
20 Vagas
Abordagem de todas as etapas de um documentário e produção de um vídeo curta-metragem documental. No intuito de estimular a produção independente, as filmagens serão realizadas com celular ou câmera fotográfica e o trabalho final poderá ser divulgado via internet.
Comunicação
WORKSHOP “ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS”
Coordenação: Carlota Cafiero
27/08 a 10/09 – sábados – 14h às 17h
Público: estudantes de comunicação e artes, gestores culturais, artistas, a partir de 18 anos.
Inscrições: 08 a 19/08
Seleção: carta de interesse
20 Vagas
Abordagem de conhecimentos e ferramentas específicas da área da assessoria de comunicação que possam ser aplicados na divulgação de um determinado projeto cultural. Foco no conceito de Jornalismo 2.0, isto é, do jornalismo participativo e colaborativo, acompanhando as tendências contemporâneas, de divulgação via redes sociais e blogs.
Cultura Digital
OFICINA DE WEBDOCUMENTÁRIO EM KORSAKOW
Coordenação: Giovanni Francischelli
27/08 a 01/10 – sábados – 13h às 17h
Público: estudantes e profissionais da área de comunicação, a partir de 16 anos.
Inscrições: 08 a 19/08
Seleção: currículo e carta de interesse
20 Vagas
Concepção e produção de Webdocumentário. Abordagem teórica e prática deste novo formato da linguagem audiovisual. A atividade pretende divulgar e incentivar a produção de conteúdos relevantes para a web, por meio da utilização de um software simples e gratuito: o Korsakow.
Fotografia
WORKSHOP DE COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
Coordenação: Eduardo Mello
24/08 a 26/10 – quartas-feiras – 14h às 17h
Público: estudantes de fotografia, artistas visuais, arte-educadores e agentes culturais, a partir de 18 anos (necessita máquina fotográfica digital de qualquer tipo)
Inscrições: 08 a 19/08
Seleção: currículo e carta de interesse
20 Vagas
Abordagem prática e teórica da composição fotográfica. Além do conhecimento técnico e melhor utilização dos equipamentos, a oficina desenvolverá aspectos da composição como iluminação, espaço, cores, sequências, texturas, modelos, entre outros.
Gestão Cultural
OFICINA “GESTÃO DE CAIXA PARA PROJETOS CULTURAIS”
Coordenação: Johnny de Oliveira
29/08 a 17/10 – segundas-feiras – 19h às 22h
Público: profissionais responsáveis por gestão financeira de projetos e grupos culturais, a partir de 18 anos
Inscrições: 08 a 21/08
Seleção: currículo e carta de interesse
20 Vagas
Utilização da ferramenta administrativa “Fluxo de Caixa FASB#95”. Chamada fluxo de caixa modelo, auxilia na administração financeira, facilitando a tomada de decisões, gerência e resultado. Visa esclarecer quanto à aplicação de recursos, redução de exposição ao risco, avaliação do desempenho e impactos financeiros.
OFICINA DE FORMATAÇÃO E PRODUÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS
Coordenação: Reginaldo Menegazzo
29/08 a 26/09 – segundas e quartas-feiras – 19h às 22h
Público: estudantes e profissionais de comunicação, artes e cultura, a partir de 18 anos
Inscrições: 08 a 21/08
Seleção: currículo e carta de Interesse
20 Vagas
Abordagem teórica e prática da formatação de projetos culturais e sua produção/execução. As atividades possibilitarão o contato com editais vigentes no circuito nacional, estadual e municipal, visando contribuir para a elaboração de argumentos necessários à explanação dos projetos. Ao final, está prevista a elaboração dos projetos idealizados pelos participantes.
WORKSHOP “ECONOMIA CRIATIVA E CIDADES CRIATIVAS”
Coordenação: Ana Carla Fonseca
08/09 – quinta-feira - 10h às 13h e 14h às 17h
Público: gestores, produtores culturais e artistas
Inscrições: 08/08 a 06/09
Seleção: primeiros inscritos
40 vagas
Visando promover o entendimento do que significa economia criativa e cidades criativas e capacitar os participantes a dialogar com instituições públicas e privadas, a atividade tem por objetivos: provocar uma reflexão acerca de como essas duas abordagens podem contribuir para o desenvolvimento cultural, social e econômico de cada cidade e pólo cultural; motivar o desenvolvimento de uma política local articulada. Os participantes farão uma lição de casa que será objeto de análise numa segunda fase.
PALESTRA “ECONOMIA CRIATIVA E CIDADES CRIATIVAS”
Palestrante: Ana Carla Fonseca
08/09 – quinta-feira - 18h30 às 20h
Público: gestores, produtores culturais, artistas e interessados no tema
Inscrições: 08/08 a 06/09
Seleção: primeiros inscritos
40 vagas
Abordagem sobre os seguintes temas: conceito e importância de indústria criativa e economia criativa; cultura, economia e desenvolvimento como eixos entrelaçados; princípios básicos de governança, parceria e empreendedorismo; cidades criativas; estatísticas e casos nacionais e internacionais.
WORKSHOP “COMUNICAÇÃO PARA ARTES CÊNICAS”
Coordenação: Ana Paula Galvão
10/09 – sábado – 9h às 12h e 14h às 17h
Público: produtores e agentes culturais das artes cênicas, a partir de 18 anos
Inscrições: 08/08 a 01/09
Seleção: Currículo e Carta de Interesse
20 Vagas
Visando tratar a importância do planejamento em comunicação para o processo da realização artística, a atividade pretende oferecer estratégias de divulgação adequadas ao público e evento, buscando qualidade no processo de interlocução. Serão apresentadas as ferramentas possíveis para viabilização das estratégias de comunicação.
WORKSHOP “COACHING PARA ARTISTAS E GESTORES CULTURAIS”
Coordenação: Vicente Conti
14/09 a 16/11 – quartas-feiras – 19h às 22h
Público: artistas e estudantes de artes, gestores e produtores culturais, a partir de 18 anos
Inscrições: 08/08 a 06/09
Seleção: currículo e carta de interesse
20 Vagas
Abordagem teórica sobre o autoconhecimento e realização profissional. A atividade visa contribuir para a motivação e estratégias de gestão de projetos e atividades culturais, explorando linguagens de marketing pessoal, elaboração de metas e objetivos, dentre outras estratégias cognitivas e emocionais envolvidas no desempenho profissional.
WORKSHOP DE GESTÃO DE PROJETOS CÊNICOS
Coordenação: Ana Paula Galvão
17 e 24/09 – sábados – 09h às 12h e 14h às 17h
Público: integrantes de grupos e companhias teatrais e agentes culturais, a partir de 18 anos
Inscrições: 08/08 a 08/09
Seleção: currículo e carta de interesse
20 Vagas
Abordagem sobre a importância da Economia Cultural e suas exigências no cenário brasileiro. A proposta é apresentar aos grupos e artistas cênicos suas competências e responsabilidades na cadeia produtiva, apresentando ferramentas e práticas de gestão que contribuem para sustentabilidade do empreendimento e da produção teatral.
Música
OFICINA “INTRODUÇÃO DA HARMONIA EM MÚSICA POPULAR PARA TODOS OS INSTRUMENTOS”
Coordenação: Gabriel Sebrian
24/08 a 26/10 – quartas-feiras – 9h às 12h
Público: músicos com conhecimento básico em teoria musical que toquem algum instrumento, a partir de 15 anos
Inscrições: 08 a 17/08
Seleção: currículo e carta de interesse
20 Vagas
Fundamentação teórica em harmonia na música popular. A atividade versará entre exercícios teóricos e práticos de fixação, no intuito de expandir o conhecimento sobre a estruturação, funcionalismo e relação dos acordes e escalas entre si. Objetiva valorizar a importância na configuração do sistema harmônico na música popular.
IMPORTANTE:
- Inscrições pessoalmente.
- Atividades com Seleção de Currículo e Carta de Interesse, favor encaminhar para o e-mail: campinas@oficinasculturais.org.br com as seguintes informações:
Título do e-mail: Carta de Interesse + nome da atividade.
Oficina Cultural Hilda Hilst
Rua Ferreira Penteado, 1203, Cambuí, Campinas SP
de segunda a sexta, das 9h às 17h
19 - 32942212 / 3236 0046
Tel. 19 3294-2212 | 3236-0046
campinas@oficinasculturais.org.br
0 opinaram