Paradinha Musical no MIS: Quinteto Violado e Grupo Acaba

Postado por Thaiza segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A Paradinha Musical começou em 2009 e desde então promove audições comentadas de LPs, lá no MIS. De curadoria caprichada, o projeto busca compartilhar conhecimentos musicais, traçar um panorama histórico da música (especialmente a brasileira), difundir o acervo de vinis do Museu e, claro, reunir pessoas para curtir o bom e velho som dos bolachões!

Os que vão para a vitrola na próxima quinta (18/08), a partir das 17h30, são o Quinteto Violado e o Grupo Acaba. Grátis!

Quinteto Violado

"Em 1971 surgiu em Pernambuco um grupo musical que traçava um novo caminho para a MPB. Diante da indecisão no cenário da música nacional, após a irrupção do movimento tropicalista, o QUINTETO VIOLADO apresentava uma proposta fundamentada nos elementos musicais da cultura regional, através de trabalhos de pesquisa e da própria vivência de cada um dos seus integrantes, originários da região Nordeste do Brasil.

(...) Já são 35 anos de trabalho, onde se intercalam pesquisas, espetáculos, discos, festivais e excursões internacionais. A saga do QUINTETO VIOLADO percorrendo o Brasil inspirado numa filosofia mambembe, desde o sul, com toda a sua influência nativista, até a Amazônia, onde os ritmos e sons da natureza falam mais alto, está hoje registrada em livro, vídeo e mais de 47 discos lançados no Brasil e no exterior."




Grupo Acaba

"Grupo Acaba é um grupo de música regional de raiz de Mato Grosso do Sul, fundado em 1969 em Campo Grande com o objetivo de pesquisar, desenvolver e divulgar o folclore do antigo Estado de Mato Grosso e atual Mato Grosso do Sul. O Pantanal e o homem pantaneiro são o tema de sua música. Em suas letras, as composições do Grupo Acaba, coletiva e individualmente, descrevem homem, a fauna e a flora, e em nossas canções, a alegria das cores e as dores da raça pantaneira, conforme eles mesmos dizem."


MIS- Palácio dos Azulejos, Rua Regente Feijó, 859- Centro, Campinas.

0 opinaram

Postar um comentário

Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora