Cine MIS: Especial Silvio Tendler, com presença do diretor

Postado por Thaiza quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Na próxima terça-feira começa a maratona do cineasta Silvio Tendler. Seis filmes serão exibidos e debatidos, além da presença do diretor nos dias 26 e 27.

Clique e aumente!

Quem é Silvio Tendler?

“Com vasta experiência em documentar nossa história e nossos personagens, já realizou 31 filmes entre curtas, médias e longas-metragens. Em 1981, criou a Caliban Produções Cinematográficas, direcionada para biografias históricas de cunho social, onde permanece como diretor e roteirista.

Possui graduação em História pela Universidade de Paris VII (1975), mestrado em Cinema e História pela École des Hautes-Études - Sorbonne (1976), e especialização em Cinema Documental Aplicado às Ciências Sociais pelo Musée Guimet - Sorbonne (1973).

É membro fundador do Comitê de Cineastas da América Latina e da Fundação Novo Cine Latino-Americano. Foi presidente, em 1968, da Federação de Cineclubes do Rio de Janeiro. Desde 1979 é professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-RJ.

Em 1988, foi Diretor de Arte e Cultura da Fundação Rio (RIO ARTE), e em 1993, dirigiu o Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho (Castelinho do Flamengo), instituições vinculadas à Secretaria Municipal de Cultura e à Prefeitura da Cidade do Rio.

Em 1994, foi presidente da Associação Brasileira de Cineastas. Dirigiu a TV Brasília, do Grupo Correio Brasiliense, em 1995, e no ano seguinte, em 1996, foi Secretário de Cultura e Esporte do governo Cristóvão Buarque, no Distrito Federal. Em 1997 assumiu a Coordenação de Audiovisual para o Brasil e o Mercosul da Unesco, organismo vinculado às Nações Unidas voltado para a Educação e Cultura, onde permaneceu como consultor nesta área até o ano de 2000.

Seus documentários conquistaram inúmeras premiações e fizeram dele uma referência nacional no gênero. Recebeu prêmios em festivais brasileiros como o de Brasília, Gramado, Rio, e prêmios de instituições como o troféu Margarida de Prata, da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Entrou na Seleção Oficial do Festival de Cannes com o filme “Glauber O Filme, Labirinto do Brasil” e participou de diversas mostras e festivais internacionais (Europa, América Latina, Estados Unidos e Canadá) mostrando nosso cinema e nossa cultura no Brasil e no mundo.

Em 2005 recebeu o Prêmio Salvador Allende no Festival de Trieste, Itália, pelo conjunto da obra. Em 2008, foi homenageado no X Festival de Cinema Brasileiro em Paris, com uma retrospectiva de seus filmes. Ainda neste ano, foi condecorado com a Medalha Tiradentes, da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, por relevantes serviços prestados à causa pública do Estado.

Até hoje, três dos seus filmes lideram os primeiros lugares de bilheteria de documentário do Brasil: fez um milhão e oitocentos mil espectadores com “O Mundo Mágico dos Trapalhões”, um milhão com “Jango” e oitocentos mil com “os Anos JK”.

Programação (confira as sinopses no site):
 
25/10 (ter) às 19h: Jango
26/10 (qua) às 19h: O Veneno está na Mesa
27/10 (qui) às 19h: Glauber, O Filme - Labirinto do Brasil
28/10 (sex) às 19h: Encontro com Milton Santos (o filme também faz parte do curso Intérpretes do Brasil)
29/10 (sáb) às 16h: Memória do Movimento Estudantil
29/10 (sáb) às 19h30: Utopia e Barbárie

Grátis e com debates!

MIS- Palácio dos Azulejos- Rue Regente Feijó, 859, Centro

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora