[Cinema] Filmes de Silvio Tendler e Alexander Kluge na Casa do Lago

Postado por Juliana Maués sábado, 22 de outubro de 2011

De 25 a 27 de outubro, a programação de cinema da Casa do Lago oferece duas opções. O III Ciclo de Cinema Documental exibe as obras "Memória do Movimento Estudantil - Ou ficar a Pátria Livre ou Morrer pelo Brasil", "Memória do Movimento Estudantil - Afeto que se Encerra em Nosso Peito Juvenil" e "O Veneno está na Mesa". A mostra de filmes de Silvio Tendler integra a semana de homenagens ao documentarista, que também acontece no MIS. Outra opção é o filme "Notícias da Antiguidade Ideológica", do cineasta alemão Alexander Kluge. Ele será exibido em 4 partes, com apresentação e debates conduzidos por professores da Unicamp.

Toda a programação é gratuita!


  Programação e sinopses:

Semana Sílvio Tendler

Memória do Movimento Estudantil - "Ou ficar a Pátria Livre ou Morrer pelo Brasil"
Dia 25/ 10 (ter) às 12h30
Sinopse: Media metragem que resgata a memória do movimento estudantil, passando por diversos fatos marcantes da história brasileira, através de depoimentos de militantes e dirigentes de entidades representativas da classe, como Vladimir Palmeira, Rui César, Franklin Martins, e imagens de arquivo. O documentário conta esses 70 anos de história a partir de um ponto de vista focado na história política e faz um percurso cronológico sobre o período.




Memória do Movimento Estudantil - "Afeto que se Encerra em Nosso Peito Juvenil"
Dia 26/10 (qua) às 12h30
Sinopse: Media metragem que resgata a memória do movimento estudantil, passando por diversos fatos marcantes da história brasileira, através de depoimentos de militantes e dirigentes de entidades representativas da classe, como Vladimir Palmeira, Rui César, Franklin Martins, e imagens de arquivo. O documentário conta esses 70 anos de história a partir de um ponto de vista focado na história política e faz um percurso cronológico sobre o período.

O Veneno está na Mesa
Dia 27/10 (qui), em duas sessões, às 16h e 19h
Sinopse: A chamada Revolução Verde do pós-guerra acabou com a herança da agricultura tradicional. No lugar, implantou um modelo que ameaça a fertilidade do solo, os mananciais de água e a biodiversidade, contaminando pessoas e o ar. Nós, os que manipulamos os venenos e consumimos esses produtos agrícolas, somos as grandes vítimas dessa triste realidade, já que o Brasil é o país que mais utiliza os venenos: são 5,2 litros/ano por habitante. São herbicidas, fungicidas e pesticidas que estão proibidos em quase todo mundo pelo risco que representam à saúde pública. Só quem lucra são as transnacionais que fabricam os agrotóxicos.

Notícias da Antiguidade Ideológica

Direção: Alexander Kluge
Sinopse: Filme baseado no projeto inacabado do diretor russo Sergei Eisenstein de filmar O Capital, de Karl Marx, a partir da estrutura literária de Ulisses, de James Joyce. Realizado em 2008, no auge da crise financeira mundial, Notícias é uma obra que reflete sobre a atualidade do pensamento de Marx na sociedade capitalista contemporânea
Parte 1: dia 25/10 (ter) às 16h
Parte 2: dia 25/10 (ter) às 19h
Parte 3: dia 26/10 (qua) às 16h
Parte 4: dia 26/10 (qua) às 19h


Apresentação e debates com:
Caio N. de Toledo (IFCH)
Fábio A. Durão (IEL)
Francisco Elinaldo Teixeira (IA)

Realização: Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac)
Apoios: Departamento de Ciência Política e Programa de Pós-graduação em Ciência Política, IFCH
________________________________________________________

Imagens e texto: divulgação Casa do Lago
Contatos e mais informações aqui

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora