[Cinema] Ciclo 1912-2012: O contexto contemporâneo interpretado pelo cinema

Postado por Thaiza terça-feira, 10 de abril de 2012


Curadoria: William Sodré

A CPFL Energia completa cem anos de existência em 2012, ano que também marca a décima temporada da CPFL Cultura. Para a programação especial de cinema do ano foram selecionados filmes que podem ajudar a compor um quadro panorâmico sobre as complexas, ricas e muitas vezes surpreendentes transformações da sociedade humana neste período centenário.

A obra cinematográfica é importante forma de representação da vida na era contemporânea. Contempla o registro de imagens, idéias, comportamentos, valores e estilos de vida. Assim, estes registros, em linguagem ficcional ou documental, formam um imenso acervo - que foi sendo acumulado no último século - e que agora tornam possível a construção de variadas interpretações a respeito do nosso tempo.

Do conjunto disponível da produção do cinema mundial, escolhemos inicialmente três temas e três diferentes gêneros cinematográficos para serem apresentados neste mês de abril. Os filmes serão exibidos em sessões duplas, ás quintas feiras e aos domingos:

Primeira Sessão de Cinema - dois 'road movies': 'Sem Destino' ['Easy Rider' | (1969) e 'Diários de Motocicleta' | (2004).
Neste gênero de cinema, os protagonistas estão em permanente deslocamento no espaço, conhecendo novos lugares e estabelecendo relações (de conflito ou de parceria) com diferentes figuras humanas. Os dois filmes selecionados são tipicamente representativos deste gênero, sendo que 'Sem Destino' (dirigido por Dennis Hopper, com roteiro original e produção de Peter Fonda), é considerado um 'clássico contemporâneo'. Já em 'Diários de Motocicleta', a direção é de Walter Salles e o roteiro foi adaptado de relato de viagem escrito por Ernesto 'Che' Guevara. Em ambos os elencos, há atores conhecidos internacionalmente: Peter Fonda, Dennis Hopper, Jack Nicholson, Gael García Bernal e Rodrigo de La Serna.


* Segunda Sessão de Cinema - dois filmes que combinam gêneros ('suspense' e 'horror'): 'Psicose' | (1960) e 'Repulsa ao Sexo' | (1965).
Neste mix de gêneros, associam- se diversos fatores e elementos (como o medo, a incerteza, o desconhecido, o mistério) para compor situações de suspense e de horror. Dois grandes diretores de cinema (Alfred Hitchcock e Roman Polanski) estiveram à frente destas produções, que contaram com os seguintes principais atores: Catherine Deneuve, Janet Leigh, Anthony Perkins, Vera Miles e Martin Balsam.


* Terceira Sessão de Cinema - dois 'westerns': 'No Tempo das Diligências" | (1939) e 'Silverado' | (1985).
O gênero dos 'filmes de faroeste' produziu algumas das mais populares obras da história do cinema, mas é um veio que foi se esgotando nas últimas duas ou três décadas, com pequena quantidade de novos filmes do gênero sendo produzidas. O clássico selecionado - 'No Tempo das Diligências" - foi realizado no período áureo do gênero, por dois artistas míticos do Cinema dos EUA: o diretor John Ford e o ator John Wayne. A outra obra é uma produção da fase crepuscular dos filmes de faroeste - 'Silverado', dirigido por Lawrence Kasdan; futuras estrelas do atual cinema de Hollywood participaram deste filme, destacando-se: Kevin Costner, Kevin Kline, Danny Glover, Scott Glenn.



Sempre grátis!

Entrada por ordem de chegada uma hora antes de cada sessão. 
Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera.

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora