[Cinema, Teatro e Debate] Drama e Psicanálise

Postado por Thaiza quarta-feira, 11 de abril de 2012

O Ciclo se propõe a apresentar obras dramáticas e discuti-las pelo viés psicanalítico. Teve início com um episódio da série Dr. HOUSE e continua em mais 3 sessões, com dois filmes e uma leitura dramática. Um sábado de cada mês, sempre às 18h30.

14/4: Tema: Drama Libidinal e Identificatório

Por Hélio Satalino (Psiquiatra, Psicanalista do Instituto SBPSP, Professor da SPCamp)

Filme: A vida dos Outros (Das Leben der Anderen, Florian Henckel von Donnersmarck, 2006, 134')
Georg Dreyman (Sebastian Koch) é o maior dramaturgo da Alemanha Oriental, sendo por muitos considerado o modelo perfeito de cidadão para o país, já que não contesta o governo nem seu regime político. Apesar disto o ministro Bruno Hempf (Thomas Thieme) acha por bem acompanhar seus passos, para descobrir se Dreyman tem algo a esconder. Ele passa esta tarefa para Anton Grubitz (Ulrich Tukur), que a princípio não vê nada de errado com Dreyman mas é alertado por Gerd Wiesler (Ulrich Mühe), seu subordinado, de que ele deveria ser vigiado. Grubitz passa a tarefa a Wiesler, que monta uma estrutura em que Dreyman e sua namorada, a atriz Christa-Maria Sieland (Martina Gedeck), são vigiados 24 horas. Simultaneamente o ministro Hempf se interessa por Christa-Maria, passando a chantageá-la em troca de favores sexuais.



5/5: Tema: Drama Moderno

Por Geraldino A. Ferreira Netto (Psicólogo, Psicanalista, Escritor, Conferencista, Professor Universitário)

Filme: Toda Nudez será Castigada (Arnaldo Jabor, 1973, 107')
Em uma família tradicional Herculano (Paulo Porto), um homem puritano que só tinha tido uma mulher na vida, prometeu para Serginho (Paulo Sacks), seu filho, enquanto a esposa agonizava, que jamais teria outra mulher. Já o irmão de Herculano, Patrício (Paulo César Pereio), vive às custas do irmão e faz de tudo para que Herculano dependa cada vez mais dele e assim possa explorá-lo cada vez mais. Aproveitando uma crise de desespero do irmão, Patrício coloca junto à mesa de Herculano uma fotografia de Geni (Darlene Glória), uma cantora de inferninho e meretriz. Após se embebedar Herculano vai ao bordel, onde encontra Geni e passa a noite com ela. Porém, depois renega a ligação, mas ele e Geni já estão apaixonados. Herculano promete se casar com ela, mas para isto precisa fazer Serginho viajar. Porém, sentindo o que está acontecendo, Serginho se recusa a partir, mas algo ainda muito maior vai torturar Herculano.

2/6: Tema: Drama Clássico

Por Edison Di Faber (Professor Universitário, Diretor de Teatro, Produtor Cultural)

Leitura Dramática: Antígona de Sófocles
Antígona (em grego Ἀντιγόνη) é uma tragédia grega de Sófocles, composta por volta de 442 AC. É cronologicamente a terceira peça de uma sequência de três tratando do ciclo tebano, embora tenha sido a primeira a ser escrita. A personagem do título é Antígona, filha de Édipo, e irmã de Etéocles e Polinice.

Entrada: R$ 20 e R$10 (estudantes e membros da SMCC.)

+ INFO e Inscrições: dramaepsicanalise@gmail.com

Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas
Rua Delfino Cintra, 63 - Campinas/SP



0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora