Programação CPFL Cultura Comemorativa: Palestras + Música + Cine + Exposição!

Postado por Thaiza quarta-feira, 11 de abril de 2012

Começa,  quarta-feira, programação especial da 10ª temporada da CPFL Cultura nos 100 anos de fundação da CPFL Energia

Entre as novidades, dois filmes por semana, edição especial do Café Filosófico, volta do Invenção do Contemporâneo e lançamento da mostra Memória e Altar, da coleção do físico e professor Rogério Cezar de Cerqueira Leite; programação tem início nesta quarta-feira

O projeto cultural da CPFL Energia chega à sua décima temporada no mesmo ano em que a empresa completa cem anos de atividade. A programação começa nesta quarta-feira (11/04) com o Cine CPFL Cultura (programação completa aqui). Abril assinala, ainda a volta da série Invenção do Contemporâneo, às quintas, que debaterá aspectos da evolução política do Brasil. Entre os participantes, Renato Lessa, cientista político, presidente do Instituto Ciência Hoje.

Imagem: Site CPFL Cultura


O Café Filosófico irá apresentar uma edição especial com o psiquiatra Paulo Gaudêncio, que irá revisitar temas abordados em seu pioneiro e censurado programa “Jovem Urgente”, levado ao ar nos anos 1970 na TV Cultura, às sextas. Esta edição terá o mesmo formato do programa. No primeiro momento, Gaudêncio irá debater as questões com um grupo de pessoas no palco, e na sequência, com a platéia.

Os programas Invenção do Contemporâneo e Café Filosófico CPFL terão transmissão online pelo site, que está com cara nova e com novidades no acervo audiovisual.

Nas noites de sábado, voltam os concertos de Música Erudita Contemporânea, agora em frequência quinzenal. Finalmente, aos domingos, novas sessões do Cine CPFL Cultura encerram a programação semanal.

Ainda neste mês, haverá a abertura da mostra inédita Memória e Altar, coleção de arte ritual africana e pré-colombiana do professor Rogério Cezar de Cerqueira Leite, que ficará em cartaz de 24 de abril a 1 de julho. A mostra, com curadoria de Marcos Tognon e Renata Sunega, traz mais de 400 peças, entre esculturas, máscaras, objetos, de materiais e tamanhos variados (madeira, marfim, bronze, etc, de seis a 169 centímetros).


Invenção do Contemporâneo | quintas

Módulo: Evolução Política no Brasil


12/04 | 19h

Poder Judiciário. A busca de seu papel social |judiciário no Brasil. Com José Henrique Rodrigues Torres, juiz de direito, presidente do conselho executivo da ADJ-associação juízes para a democracia e João Batista Damasceno, juiz de direito, membro da AJD – Associação Juízes para a Democracia.

19/04 | 19h

Reinvenções do Brasil Republicano | Instituições Políticas no Brasil. Com Renato Lessa, cientista político, presidente do Instituto Ciência Hoje.

26/04 | 19h

Da militância política, e além | participação política no Brasil. Com Marco Aurélio Nogueira, cientista político, articulista do jornal O Estado de S. Paulo.


Café Filosófico CPFL| sextas



Jovem Urgente no século XXI

Curadoria Paulo Gaudêncio

13/04 | 19h

A mulher, a vida sexual e o casamento: as mudanças das relações. Com Paulo Gaudêncio, psiquiatra e psicoterapeuta de grupos

20/04 | 19h

Adolescência: a delícia e a dor de ser mutante. ComPaulo Gaudêncio

27/04 | 19h

As Virtudes Capitais - inveja e ira. Limites. Com Paulo Gaudêncio


Música Erudita Contemporânea | sábados



Tema: Quatro olhares contemporâneos sobre o amor 
A série que será apresentada em abril e maio, marca quatro momentos de paixão muito diversos entre si.
Curadoria João Marcos Coelho

14/04 | 20h

Anima Lírica
Quarteto sonâncias (Giuliano Rosas/clarineta, Eliane Tokeshi/violino, Teresa Cristina Rodrigues/violoncelo, Lidia Bazarian/piano)

28/04 | 20h

O amor e a natureza
Trio Arqué (Simona Cavuoto/violino, Heloisa Meirelles/violoncelo, Horácio Gouveia/piano) com participação especial de Maria Lúcia Waldow/mezzo-soprano.

música erudita contemporânea | entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 19h


Exposição| Galeria de Arte CPFL Cultura



Memória e Altar | coleções de arte africana e pré-colombiana do professor Rogério Cezar de Cerqueira Leite. Mais de 400 peças, entre esculturas, máscaras, objetos, de materiais e tamanhos variados (madeira, marfim, bronze) organizados por temática e etnia.


Quando: de 24/04 a 01/07

CPFL Cultura
Endereço: Rua Jorge Figueiredo Correa, 1.632. Chácara Primavera. Campinas.
Programação com entrada gratuita

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora