por Tiago
Essa semana nós temos oito estréias. No MIS, três filmes em cartaz merecem atenção: Autorock - Registro 2009, O amigo americano e Os anões também começaram pequenos. Em particular, os dois últimos filmes fazem parte do "Ciclo de cinema alemão", comentado aqui no blog pela Thaiza. Outros dois filmes merecem destaque.
Cisne negro
Black swan, EUA, 2010Gênero: Drama, Suspense
Duração: 108 minutos.
Diretor: Darren Aronofsky
"Cisne Negro" é um thriller psicológico ambientado no mundo do balé da Cidade de Nova York. Nina Sayers (Natalie Portman) é uma bailarina indicada para o papel da princesa Odette, o cine branco do balé "Lago dos cisnes". Por conta disso, seu esforço em se aperfeiçoar e uma competição com Lily (Mila Kunis), outra bailarina da mesma companhia, Nina entra em crise e se aproxima mais de Odile, o cisne negro. É essa crise, que é narrada no filme.
O filme joga com a história do balé "Lago dos cisnes", de Tchaikovsky. Nina é indicada para o papel de cisne branco, assim como Odette é escolhida mulher do príncipe Siegfried. No filme, ciúme, perfecionismo e paranóia tomam lugar do feitiço colocado sobre Odette, no balé.
O diretor, Darren Aronofsky, parece gostar de crises psicológicas. Ele é o mesmo diretor de "O lutador", "Fonte da vida", "Pi" e "Requiem para um sonho". Esse filme recebeu diversas indicações e prêmios incluindo o BAFTA, Globo de Ouro, o Oscar e Veneza.
Site oficial
IMDb
Crítica #1 e Crítica #2
Deixe-me entrar
Let me in, EUA, 2010Gênero: Drama, Suspense
Duração: 116 minutos.
Diretor: Matt Reeves
Owen (Kodi Smit-McPhee) é um garoto tímido e solitário cuja vida passa por uma grande transformação ao conhecer Abby (Chloe Moretz), sua nova vizinha. A garota é um tanto estranha e misteriosa, mas nem o fato de ela sair de casa apenas à noite parece incomodar o garoto. Quase ao mesmo tempo em que o garoto descobre que Abby é uma vampira que vive com seu guardião, uma série de assassinatos macabros atormenta a região onde eles moram e a polícia começa a investigar.
O filme é uma adaptação americana baseado no romance sueco de John Ajvide Lindqvist. O filme parece ser mais um filme de suspense, como outro qualquer. Exceto pelo fato que o roteiro é o mesmo do premiado filme sueco Deixe ela entrar, que por sua vez também é baseado no romace de Lindqvist.
Site oficial
IMDb
Crítica #1 e crítica #2.
Outro evento que merece destaque nos cinemas essa semana é o balé Calígula.
Calígula
Apresentado pela primeira vez em 2005, Calígula é a primeira coreografia de Nicolas Le Riche da Étoile Dancer para o Balé da Ópera de Paris. Intrigado pela personalidade complexa e perturbadora do imperador romano, o coreógrafo evoca os tormentos de um homem frágil, capaz de amar a lua e idolatrar seu cavalo, um homem apaixonado pelo teatro e constantemente interpretando um papel de si mesmo. Construída como uma tragédia, a coreografia acompanha a inexorável progressão deste herói solitário a caminho da morte. Acompanhado por "As Quatro Estações", de Vivaldi, que ilustra a irremediável passagem do tempo, a dança, em toda sua profundidade e energia, traduz a poesia e a violência inerente numa vida consumada pelo excesso numa velocidade impressionante.Uma apresentação única, na terça-feira, dia 08/02, às 20h 30m, no cinema Kinoplex do Shopping Dom Pedro.
Segue uma lista completa dos filmes em cartaz essa semana.
Estréias da semana
Filmes em cartaz
Se você for ao cinema esta semana, concordar ou discordar com os comentários ou tiver alguma sugestão, por favor, comente :-)
Cisne Negro é um espetáculo de atuação e de direção. O Turista é fraquinho, só pra passar o tempo...
cisne negro é fenomenal, uma junçao do bebe de rosemary, com clube da luta e requiem para um sonho.