Cinema em Cartaz

Postado por Thiago sexta-feira, 18 de março de 2011

por Tiago


Esta semana nós temos cinco estreias e mais muita coisa boa em cartaz.

No MIS, temos quatro filmes: Em segredo, As luzes de um verão, Barão Vermelho - Rock in Rio 1985 e Cazuza - O tempo não para. Os dois primeiros filmes fazem parte do Ciclo Diversidade cultural, enquanto os dois últimos fazem parte do Ciclo Festivais.

No SESC, temos o filme Nome próprio, que faz parte do projeto Mulheres de todos os gêneros, comentado aqui no blog pelo Tico.

Outro destaque comentado aqui no blog é a programação de cinema da CPFL. Na mostra retrospectiva de 2010 estão em cartaz: Vincere, A fita branca, O segredo dos seus olhos, Tetro, O escritor fantasma, 400 conta 1 e os documentários Pandemonium, Homem centenário, Espaço e movimento, Limite e Fome de quê?. Melhor que isso, só a mesa de debate que vai rolar terça-feira, dia 22.

Nesta sexta, a Casa do Lago, na Unicamp apresenta Simplesmente Martha. Na semana que vem, estarão em cartaz: Amélia, As mulheres de Rosenstrasse, Coco antes de Chanel, Dois anjos e Lanternas vermelhas. Estes cinco filmes fazem parte de um ciclo com a temática "Mulheres", como comentado aqui no blog pela Thaiza.

Todos esses filmes são grátis!

No Cinema Kinoplex do Shopping Dom Pedro vai rolar a ópera Lucia de Lammermoor, no sábado, dia 19, às 14 hs. Além disso, ainda tem uma pré-estreia e uma estreia que merecem destaque.


O ciúme mora ao lado
Haarautuvan rakkauden talo, Finlândia, 2009.
Gênero: Comédia e drama.
Duração: 102 minutos.
Diretor: Mika Kaurismaki.


Um casal Tuula (Elina Knihtila) e Juhani (Hannu-Pekka Bjorkman) decide se separar. Eles tentam uma separação amigável e pretendem continuar morando na mesma casa por algum tempo. O filme mostra como se desenrola esse relacionamento, a partir da decisão de separação.

O diretor, Mika Kaurismaki, é irmão do ótimo diretor finlandês Aki Kaurismaki, com quem ele fez alguns filmes. Os filmes de Aki têm um tom de "deboche finlandês", onde as desventuras são ironizadas de uma maneira seca. Essa ideia também parece guiar esse filme de Mika, mas aqui a comédia parece ter um papel mais principal.

Como sempre, o próprio Mika é produtor do seu filme. Com isso, o orçamento do filme é baixo, o que não atrapalha a qualidade do filme. Para quem não está acostumado, a velocidade do filme pode dar um pouco de sono. Mas vale a pena tentar acompanhar as sutilezas nas entrelinhas da película.



Site oficial

IMDb

Crítica




Um lugar qualquer
Somewhere, EUA, 2010.
Gênero: Drama.
Duração: 97 minutos.
Diretor: Sofia Coppola.


Esse é mais um filme da diretora Sofia Coppola, conhecida por Encontros e desencontros. E parece que o primeiro segue a mesma linha do segundo.

Johnny Marco (Stephen Dorff) é um ator afastado temporariamente do set por conta de um acidente. Sua filha Cleo (Elle Fanning) passa a visitá-lo com certa frequência e o filme se desenrola a partir desses encontros.

Assim como Encontros e desencontros, o filme é lento e suave. Para alguns, isso torna o filme chato, mas para outros isso o torna mais bonito. Planos longos, zoom-in e zoom-out permitem ao espectador mais atento seguir o filme e ler as sensações dos personagens, sem pressa.

A velocidade do filme reflete o tédio de Johnny e o desenvolvimento do relacionamento entre o ator e sua filha é emoldurado com a ajuda da boa trilha sonora. No ano passado, esse filme levou Veneza. Por essas e por outras, vale a pena conferir.



Site oficial

IMDb

Uma crítica, outra crítica e mais uma crítica.



Segue uma lista completa dos filmes em cartaz em Campinas esta semana.


Estréias da semana


Animais unidos jamais serão vencidos
Assassino a preço fixo
Invasão do mundo: A batalha de Los Angeles
O ciúme mora ao lado
Um lugar qualquer



Filmes em cartaz (grátis)

400 conta 1
A fita branca
Amélia
As luzes de um verão
As mulheres de Rosenstrasse
Barão Vermelho - Rock in Rio 1985
Cazuza - O tempo não para
Coco antes de Chanel
Dois anjos
Em segredo
Espaço e movimento
Fome de quê?
Homem centenário
Lanternas vermelhas
Limite
Nome próprio
O escritor fantasma
O segredo dos seus olhos
Pandemonium
Simplesmente Martha
Tetro
Vincere


Filmes em cartaz (circuito comercial)

Bruna surfistinha
Caça as bruxas
Cisne negro
Desconhecido
Esposa de mentirinha
Gnomeu e Julieta
Incêndios
Inverno da alma
Jogo de poder
Justin Bieber
O besouro verde
O discurso do rei
O ritual
Passe livre
Rango
Sexo sem compromisso
Vovo...Zona 3


Se você for ao cinema esta semana, tiver alguma sugestão, concordar ou discordar dos comentários deste post, por favor, comente :-)

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora