por Tiago
Esta semana nós temos quatro estreias nos cinemas de Campinas.
No MIS nós temos três filmes em cartaz: na sexta-feixa dia 29 e no sábado dia 30, La Comune; no próprio sábado também estarão em cartaz Verônica, que faz parte de uma programação especial para cegos; e A noiva do Oriente, que faz parte da programação Cine open doors. Como sempre, ocorrerão debates após cada sessão.
Na CPFL, estarão em cartaz, no domingo dia 01, o filme Nome próprio que faz parte da série Cinema 2011 e na quinta dia 05, o filme As leis de família.
Como comentado aqui no blog pela Thaiza, o SESC continua o Festival melhores filmes 2011. Nesta sexta estarão em cartaz os filmes O segredo dos seus olhos e Os famosos e os duendes da morte. No sábado estará em cartaz As melhores coisas do mundo. Na quarta-feira dia 04, na programação do Dia da diversidade cultural, estará em cartaz o filme Felizes juntos.
Nesta sexta, a programação da Casa do Lago na Unicamp conta com dois filmes: o curta Circuito das artes - Final e o longa Festim diabólico. Na semana que vem estarão em cartaz: Terra em transe na segunda, Ladrões de bicicleta na terça, Tempos modernos na quarta, 2001 - Uma odisséia no espaço na quinta, e Germinal na sexta.
Todos esses filmes são grátis!
Temos ainda mais dois filmes que merecem destaque.
Poesia
Shi, Coreia do Sul, 2010.
Gênero: Drama.
Duração: 139 minutos.
Diretor: Chang-dong Lee.
Uma senhora vive com seu neto e se vê a procura de atividades que a interessam. O filme mostra essa procura, a relação da senhora com o jovem e as suas consequências.
Por um lado, o filme é longo e lento, mas por outro lado, o filme é belo e sensível. Além de vencer os festivais de Cannes e Veneza com filmes anteriores, o diretor Chang-dong Lee levou dois prêmios em Cannes, em 2010, com esse filme.
Com uma ótima trilha sonora e uma bela fotografia, esse parece ser um filme muito interessante.
Site oficial
IMDb
Uma crítica, outra crítica e mais outra crítica.
Trabalho interno
Inside job, EUA, 2010.
Gênero: Documentário.
Duração: 120 minutos.
Diretor: Charles Fergusson.
Em 2008, como consequência de diversos fatores, inclusive de uma bolha especulativa no mercado financeiro americano, se iniciou uma crise econômica. Os fatores que causaram e as consequências desta crise, que se espalhou pelo mundo, é explicada nesse documentário.
O documentário trata principalmente do ponto de vista americano e das consequências da crise econômica de 2008 na sociedade americana. Essa crise talvez não tenha sido muito sentida no Brasil e por isso não leve o espectador a se interessar pelo filme. Além disso, a forma às vezes irresponsável, às vezes questionadora de apresentar os fatos é um pouco apelativa.
Mas não é por isso que esse filme, vencedor do Oscar de melhor documentário de 2011, deixa de ser interessante. Por um lado, a crise econômica afetou diretamente o repasse de verbas para universidades nos EUA e em países da Europa. Além disso, muitas das críticas feitas no filme a sociedade americana podem se aplicar muito em breve à sociedade brasileira.
Quer seja para entender melhor a crise, quer seja para criticar com melhor fundamento, vale a pena dar uma olhada.
Site oficial
IMDb
Uma crítica e mais uma crítica.
Segue uma lista completa dos filmes em cartaz em Campinas esta semana.
Estreias da semana
Água para elefantes
Poesia
Thor
Trabalho interno
Filmes em cartaz (grátis)
2001 - Uma odisséia no espaço
A noiva do Oriente
As leis de família
As melhores coisas do mundo
Circuito das artes - Final
Felizes juntos
Festim diabólico
Germinal
La Comune
Ladrões de bicicleta
Nome próprio
O segredo dos seus olhos
Os famosos e os duendes da morte
Tempos modernos
Terra em transe
Verônica
Filmes em cartaz (circuito comercial)
A garota da capa vermelha
As mães de Chico Xavier
Bróder!
Como você sabe
Cópia fiel
Contracorrente
Em um mundo melhor
Esposa de mentirinha
Eu sou o número 4
HOP - Rebeldes sem páscoa
Pânico 4
Rio
Sobrenatural
VIPs
Se você for ao cinema esta semana, tiver alguma sugestão ou crítica, por favor, comente :-)
0 opinaram